Inicio outros Estudo do IPAM conclui que Facebook influencia cada vez mais decisão de...

Estudo do IPAM conclui que Facebook influencia cada vez mais decisão de compra

61 por cento dos inquiridos afirma que o que se diz no Facebook sobre determinada marca influencia a perceção e a credibilidade da mesma.

 Qual a influência da presença das marcas no Facebook para o consumidor e qual é o impacto dessa perceção no processo de decisão de compra? Este foi o ponto de partida de um estudo levado a cabo por uma aluna e investigadora do IPAM, que procurou desvendar de que forma a presença das marcas na rede social Facebook – e a forma como estas se posicionam e se relacionam com o consumidor – determina ou influencia a intenção e decisão de compra.

O estudo sugere que o Facebook, com cada vez mais expressão, aumenta a influência de consumidores sob consumidores, que partilham nas redes sociais as suas opiniões e experiências. Ou seja, verifica-se que o word-of-mouth nesta rede social tem verdadeiramente impacto na intenção de compra no ponto de venda.

A pesquisa realizada mostra também que o consumidor – que utiliza as redes sociais –, atribui elevada importância à presença das marcas no Facebook, que tem tendência para seguir as suas marcas preferidas, e que utiliza esta rede social como meio de pesquisa para as marcas. Mais de 64 por cento dos inquiridos afirma que utiliza o Facebook para conhecer ou saber mais sobre as marcas. O estudo atesta que a diferenciação entre produtos está na relação emocional que é estabelecida com os consumidores e que a força da marca está no que fica na mente do consumidor, mesmo quando não está na presença digital da mesma. Outro dado interessante é que cerca de três quartos dos inquiridos revela que se estiver à espera de feedback da marca no Facebook e se este não for devolvido, esse comportamento vai ter impacto na relação que mantém com ela.

A pesquisa do IPAM foi realizada a um conjunto de 172 pessoas, com conta ativa no Facebook, e com idades compreendidas entre os 25 e os 34 anos. 58,1 por cento dos inquiridos é do sexo feminino e 49,1 por cento do sexo masculino. A faixa etária selecionada justifica-se por ser o segmento de idade com a taxa mais alta de compras on-line em 2015, segundo dados do INE. Mais de 70 por cento possui licenciatura ou mestrado.

Da autoria de Mónica Gouveia, investigadora e aluna de Mestrado do IPAM, o estudo pretende aferir de que forma as redes sociais, neste caso particular o Facebook, influencia a relação dos consumidores com as marcas e de que forma esta relação é determinante para o processo de decisão de compra. Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

Patricia Fonseca
Viciada em tecnologia, entrou para a equipa em 2012 e é responsável pela Leak Business, função que acumula com a de editora da Leak. Não dispensa o telemóvel nem o iPod e não consegue ficar sem experimentar nenhum dispositivo tecnológico.

Leia também

Huawei Mate 40/Pro: as informações finais e a data de lançamento!

Têm chegado à Internet muitas informações sobre o Huawei Mate 40. Isto não é de estranhar. Afinal de contas é o próximo grande topo...

Se tem um smartphone Huawei vai mudar de sistema operativo!

Muito se tem falado da Huawei, do Android e de sistemas operativos adicionais. Algo que começou com a embirração de Trump face à gigante...

Vin Diesel virou cantor! Mas… e Fast And Furious?

Num ano completamente ofuscado pela pandemia de COVID-19, muitas foram as personalidades que se viram obrigadas a mudar o seu estilo de vida e...

Não compre agora o iPhone 11 agora! Os preços vão baixar

É bastante normal para as grandes fabricantes de smartphones reduzirem os preços das séries principais pouco antes da chegada de uma nova gama com...

Update de Outubro do Windows 10 instala-se em dois minutos!

O próximo grande update do Windows já está finalizado para disponibilização global. É conhecido por atualização de outubro de 2020 do Windows 10. Dito...