Estúdios preferem desenvolver para o PC e PlayStation 5

Depois de vários anos em que a retórica foi sempre ‘O PC está a morrer‘, parece que as coisas mudaram bastante nos últimos tempos. Tudo graças aos esforços da AMD, Intel e NVIDIA, mas também da Steam e Epic Games Store que continuam a batalhar forte e feio entre si, pela posição de plataforma mais importante (e lucrativa) deste espaço.

Aliás, de forma bem curiosa, até os ‘devs’ estão felizes com um regresso do PC ao sucesso! Visto que numa sondagem na GDC, esta é a plataforma em que mais gostam de trabalhar (58%), com a PS5 numa segunda posição (44%), não muito longe.

Isto faz todo o sentido, visto que o PC é inegavelmente a plataforma mais poderosa, sendo também uma máquina com maior adaptabilidade.



Estúdios preferem desenvolver para o PC e PlayStation 5

Portanto, cerca de 58% dos inquiridos apontam para o PC como a “Plataforma mais interessante” do mercado. Entretanto, na segunda posição, temos a recente PS5, e logo depois a Nintendo Switch. No mundo das consolas, nas últimas posições, temos as Xbox de última geração, as Series S e X.

- Advertisement -

Ainda mais em baixo temos o mundo da realidade virtual, que pelos vistos, a grande maioria dos estúdios e devs indie, não acha grande piada. (Curiosamente, em igualdade com as plataformas mobile iOS e Android!)

Ainda mais baixo que isto, temos o Google Stadia, que ficou mesmo na última posição.

Entretanto, a sondagem não explica muito bem o que é “Interesse do Dev“, mas é provável que seja uma maneira de explicitar as plataformas que estes acham que têm mais potencial, ou que é mais fácil trabalhar com. Para finalizar, a sondagem teve uma participação de 3000 profissionais. Contudo, a maioria dos inquiridos trabalham no mercado Europeu ou mercado Norte-Americano. Por isso, estes resultados não refletem a realidade global.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.