Não é novidade para ninguém que o mundo dos smartphones é dominado pela Apple e Samsung, e de certa forma também pela Xiaomi, com algumas outras fabricantes a apostarem forte e feio na conquista do seu próprio espaço, como é o caso da HONOR e OPPO.
Mas, o aparelho mais vendido de sempre não pertence a nenhuma destas marcas. Aliás, é um aparelho que pura e simplesmente não pertence a esta era de aparelhos.
Este é o telemóvel que mais vendeu a uma escala global!
Portanto, neste momento, depois de já ter desvendado que o telemóvel com maiores números de vendas não pertence a nenhuma das marcas dominadores do mercado atual, é muito provável que a sua cabeça já esteja a fugir para as icónicas Motorola e Nokia, e bem!
Porque estamos na realidade a falar do Nokia 1100, um telemóvel extremamente simples, que vendeu mais de 250 milhões de unidades desde o seu lançamento original.
Porquê este sucesso? Muito simples! Bom e extremamente barato! Era um telemóvel feito para as massas.
Pois bem, o Nokia 1100 foi lançado originalmente em 2003, sendo muito provavelmente um aparelho que já viu algures na rua, mas quem nem ligou, por ser algo tão simples, e na realidade nem sequer primava por ser bonito. Feio? Não necessariamente! O aspeto é sempre discutível.
O Nokia 1100 era um aparelho que conseguia atingir todos os básicos, e por isso, sendo bonito ou feio, foi um tremendo sucesso.
Afinal, estamos a falar de um aparelho com um ecrã monocromático 96 * 65, à prova de pó, resistente a água, capaz de enviar ou receber mensagens de texto/voz, lanterna, alarme, jogos (Snake II), e bateria de 1 semana.
É engraçado, porque a grande maioria das notícias e entusiasmo está quase sempre a volta dos aparelhos mais recentes, mais poderosos e mais bonitos. Porém, no lado das vendas, são os aparelhos mais baratos, com alguma qualidade associada, que fazem um verdadeiro sucesso! Sendo exatamente por isso que o smartphone mais vendido à face da terra é sempre o Galaxy A mais barato, no caso de 2023, foi o Galaxy A14 4G.
Há outros sucessos?
Sim, existem outros aparelhos que também foram capazes de quebrar a barreira dos 200 milhões de unidades vendidas. Como é caso do Nokia 1110, um modelo muito similar ao mencionado em cima, porém um pouco mais moderno. É também o caso do Motorola RAZR V3, um dos mais populares e icónicos smartphones do tipo “concha”.
No lado dos smartphones, quem mais vendeu foi a Apple com o iPhone 6 e iPhone 6 Plus. Aparelhos que, combinados, chegaram às 220 milhões de unidades vendidas. (Sendo exatamente por isso que a Apple apostou neste design durante tantos anos, e ainda o reciclou para o iPhone SE).