Sábado, Outubro 4, 2025

Estás a carregar o teu smartphone até aos 100%? Porquê?

Comprou o telemóvel todo não é verdade? Isso significa que pode e deve carregar até aos 100% e usar todas as gotas de performance e de autonomia do aparelho? Não, infelizmente não.

O seu carro também tem um velocímetro que chega aos 260 km/h, porém… Além de ser muito provável que a motorização não seja capaz de lhe oferecer essa velocidade toda, também é ilegal circular a essas velocidades.

No caso do smartphone não é ilegal carregar a 100%, mas é pouco recomendado. Às vezes, quando vai ter um dia mais complicado? Ok! Sempre? Por favor não.

Estás a carregar o teu Android até aos 100%? Porquê?

Esta é uma daquelas dicas, como a clássica de não fechar apps no smartphone, que tem de ser repetida pelo menos uma vez por ano. Especialmente agora que vários smartphones chegam com as mais variadas proteções de bateria.

Dito tudo isto, há um hábito que quase toda a gente mantém desde os tempos dos Nokia: carregar o telemóvel até aos 100%. Parece lógico, não é? Mais bateria, mais tempo de uso.

Só que os tempos mudaram e os smartphones também. Por isso, tenhas um Android ou um iPhone, carregar até ao fim pode estar a matar a saúde da tua bateria sem te aperceberes.

Porque é que carregar até aos 100% pode ser um erro?

A maioria dos smartphones usa baterias de iões de lítio, que têm uma característica tramada: não gostam de estar carregadas ao máximo durante muito tempo. ALiás, nem carregadas ao máximo, nem abaixo dos 30%.

  • Nota: As baterias também não gostam de estar muito quentes, nem geladas.

Assim, quando manténs o telefone constantemente a 100%, estás a forçar a bateria a operar a uma tensão mais elevada, o que acelera o envelhecimento químico e reduz a sua capacidade mais depressa do que devia. Estamos a falar de uma perda de até 15% mais rápida ao longo do tempo.

Ou seja, se carregas sempre até ao topo, é bem provável que vás notar que a bateria dura cada vez menos… e mais cedo do que gostarias.

Qual é o “ponto ideal”?

Segundo as recomendações de várias marcas , o ideal é manteres o nível de carga entre os 50% e os 80%. E também evitar deixá-lo ir abaixo dos 20% ou 30% com frequência. Esta zona “verde” ajuda a manter a bateria saudável durante mais tempo. Não precisas de entrar em paranoia, mas se fizeres isto no dia-a-dia, vais agradecer daqui a uns meses.

Isto é especialmente verdade se és uma daquelas pessoas que anda com o mesmo telemóvel anos a fios.

Sim, há exceções. Se vais viajar ou tens um dia mais exigente pela frente, carregar até aos 100% não vai matar o telemóvel de repente. O problema está na rotina.

As marcas já estão a prevenir este desgaste

iOS 26 iPhones

Felizmente, muitas fabricantes já incluem funções de proteção da bateria. Por exemplo, os Samsung mais recentes têm a opção “Proteger bateria”, que limita a carga a 85%. Nos Pixel da Google há uma função chamada “Otimização de carregamento” que pode limitar até aos 80%.

Até no iPhone existe um modo de segurança em que pode escolher carregar até aos 80%, 85%, 90% ou 95%. Estas ferramentas servem precisamente para reduzir o tempo que a bateria passa nos 100%, o que diminui o desgaste.

Atenção às temperaturas e aos carregamentos rápidos

Outro inimigo silencioso da bateria é o calor excessivo (e também o frio extremo). As baterias são mais felizes entre os 0 e os 35 graus Celsius. Se estiveres a usar o telemóvel no carro em pleno verão, ou a carregar com um carregador super rápido enquanto jogas, estás a cozinhá-la.

Os carregamentos rápidos são convenientes, sim. Mas geram calor. E calor + tensão alta = bateria a degradar-se mais depressa.

Como prolongar a vida da bateria?

Aqui vão algumas dicas simples:

  • Usa carregadores originais ou certificados
  • Ativa o modo escuro e o modo poupança quando necessário
  • Reduz o brilho do ecrã
  • Desliga o Bluetooth e localização quando não precisas
  • Evita apps em segundo plano a consumir energia

Precisamos dos nossos leitores. Segue a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal. Temos uma nova comunidade no WhatsApp à tua espera. Podes também receber as notícias do teu e-mail. Carrega aqui para te registares É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

TRENDING

Leia também

Percebemos que usas bloqueador de anúncios. Mas são os anúncios que mantêm o site gratuito e atualizado todos os dias. 🙌

👉 Desativa o bloqueador só aqui na Leak.pt e apoia o nosso trabalho.

Prometemos não te chatear com pop-ups intrusivos. 💙