Preços da Steam Deck disparam mais de 200 euros! – Pode parecer uma loucura, mas a Valve acaba de apanhar toda a comunidade do gaming de surpresa pelas piores razões possíveis. Ou seja, aquela que ainda era conhecida como a “bandeira” do novo mundo das consolas portáteis, acabou de perder 99% da sua importância.
Não há como justificar um aumento destes! Especialmente quando estamos a falar de hardware originalmente lançado em 2022. Sim, é verdade que as atuais versões da Steam Deck são um pouquinho mais avançadas, com um ecrã OLED e uma bateria maior. Mas, o que realmente interessa na consola não mudou. A performance é exatamente a mesma. Para terem uma ideia, eu compre uma Steam Deck usava com 1TB a pouco mais de 400€ há menos de 2 anos. Agora? Isso é para esquecer.
Aliás, isto é um enorme mau sinal para a nova consola da Valve, a Steam Machine. Vai custar mais de 1000€? Então nem vale a pena lançar.
Está tudo louco? Steam Deck encareceu um absurdo
Portanto, conhecida por ter revolucionado o mercado das consolas portáteis com uma política de preços extremamente agressiva e honesta, a empresa de Gabe Newell decidiu esticar a corda ao máximo. Ou seja, sem qualquer aviso prévio, a Valve aumentou os preços de todas as versões da Steam Deck em mais de 200 euros. O ajuste foi tão severo que deixou o mundo dos videojogos incrédulo.
De facto, a consola da Valve está agora ao mesmo preço de rivais bastante mais poderosos, como é o caso da Xbox ROG Ally X. Não faz qualquer sentido, e como tal, isto acaba de “matar” a consola que andava a surpreender com a sua incrível longevidade.
O fim do hardware a preço de custo?
A grande vantagem competitiva da Steam Deck sempre foi a sua relação entre qualidade e preço. Quando a consola foi lançada, toda a gente percebeu que a Valve estava a vender o hardware quase a preço de custo, ou mesmo com prejuízo nas versões mais baratas, com o objetivo claro de recuperar o investimento através da venda de jogos na sua loja Steam. Esta estratégia resultou na perfeição e obrigou o mercado de PCs portáteis a mexer-se.
As coisas mudaram, e já ninguém quer perder dinheiro. O que é obviamente compreensível. As empresas servem para fazer dinheiro. Mas, a realidade é que o mundo das consolas portáteis nunca “explodiu”. Era interessante, e por isso tivemos várias empresas a tentar. O hardware estava acessível, e como tal, não era assim tão complicado.
Agora? O jogo mudou… Para pior. Isto pode mudar todo o ecossistema. Esperemos que seja um “erro” e que a Valve volte atrás. Por enquanto, a concorrência agradece.





