Ainda se lembra do curioso kit de memória RAM, com módulos capazes de suportar peças de Lego? Pois bem, a marca responsável (Galax) deixou escapar alguma informação acerca da performance do hardware, de forma a ganhar algum hype para o que aí vem! Curioso? Será que vale a pena montar o seu castelo de Lego, em cima desta RAM? Vai dar já o salto para o DDR5!?
Esta é a performance dos kits de memória RAM DDR5 com Legos
Portanto, já temos os primeiros benchmarks dos curiosos módulos de memória RAM. Desta vez baseados nos novos chips DDR5, com a frequência de 4800MHz (MT/s), no sempre muito popular e fidedigno software AIDA64.
Pois bem, como temos vindo a dizer, a esta frequências, e com os timings de 36-36-36-76, temos aqui um kit DDR5 que… Acaba por ser muito similar a um kit normalíssimo de memória DDR4.
Assim, apesar das mudanças arquiteturais, onde temos de salientar o dual bus de 32-bit por DIMM, e aumento muito significativo nas frequências, a verdade é que a latência é aqui 30 ns superior, comparado a um kit DDR4 equivalente. 30ns é um valor muito alto no campo da latência de memória, especialmente se for um gamer.
Em suma, apesar de todas as vantagens da nova memória RAM DDR5, estamos inegavelmente num periodo de transição, em que muito provavelmente, ainda não vai valer a pena abandonar os velhos kits DDR4. Especialmente, porque em nenhuma transição se viu uma mudança de valores na latência, nesta escala.
Esperemos que ao longo dos próximos meses, as fabricantes consigam melhorar os controladores de memória, e timings destes chips, para compensar o que falhou na transição, até aqui.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Vai mudar para a RAM DDR5, ou vai-se manter no DDR4 durante mais algum tempo? Não se esqueça, que as próximas plataformas da Intel (Core 12000) e da AMD (Ryzen 6000), vão continuar a suportar memória DDR4.