Esta é a performance dos Intel Core 12000 com RAM DDR5

Estamos à espera de um aumento de performance muito interessante no mundo dos processadores Intel Core com a chegada da família Gen 12 (Core 12000), não só devido à mudança de arquitetura e processo de produção, mas também devido ao suporte de novas tecnologias, como é a memória RAM DDR5.

Pois bem, já temos um ‘leak’ que demonstra isto mesmo! Está entusiasmado para saber o que vamos ver no mercado nas próximas semanas? É que o lançamento deverá acontecer já em Outubro, ou o mais tardar, em Novembro, de forma a aproveitar o lançamento do Windows 11 no dia 5 do próximo mês.

Esta é a performance dos Intel Core 12000 com RAM DDR5

Core 12000 com ram Core 12000 com ram

Portanto, os primeiros números indicativos de performance relativamente à plataforma Alder Lake equipada com memória DDR5 já chegaram à Internet. Cortesia de um fórum Chinês focado no mundo do hardware, que aparentemente, já conseguiu meter as mãos em unidades de teste.

Claro que esta não é bem a primeira vez que vemos processadores Alder Lake a serem testados, mas esta é a primeira vez que vemos o processador com frequências mais altas, que claro, devem ser as finais para o lançamento no próximo mês.

Dito isto, a memória RAM está a funcionar a 6400 MHz, com a performance de leitura a ficar acima dos 90GB/s. Um número já de si interessante, mas que até ao lançamento deverá melhorar, visto que existe a possibilidade de estarmos a falar de unidades de engenharia, produzidas apenas para teste de compatibilidades.

Além da velocidade de leitura, temos também um outro número, este negativo, com a latência a chegar aos 92.5s, o que claro está, se deve aos timings dos módulos (40-40-40-85). A latência vai ser o grande problema da RAM DDR5 no início do seu ciclo de vida.

O processador aqui utilizado parece ser um Core i5-12600K, conseguindo chegar aos 785.6 pontos no teste single-core. Um valor que por si só já nos dá um vislumbre daquilo que podemos esperar desta gama de processadores Intel Core.

Conclusão

Em suma, como disse há algumas semanas, se achava que a RAM DDR5 iria ser um salto de performance brutal já no início… Tire o cavalinho da chuva. Vamos passar por uma fase de transição durante o fim deste ano, e muito provavelmente, todo o ano de 2022.

As fabricantes precisam de se habituar à tecnologia, e têm de começar a puxar e fazer algumas brincadeiras. É exatamente por isto que os processadores Intel Core 12000 também chegam com suporte ao standard DDR4… A velhinha memória RAM ainda vai andar por cá alguns meses/anos.

Fonte

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Compras de Natal? O melhor é começar já a despachar a lista!

Desde o fim do ano de 2020, que temos levado com uma gigantesca (e sem precedentes) crise de produção de componentes essenciais, como são...

Google: se receber este aviso no Gmail pode ficar sem conta!

É muito raro conseguirmos encontrar uma pessoa que não utiliza produtos Google como o Gmail e o Google Fotos, ou que não tem uma...

Microsoft Edge 94 já está disponível! Atualize agora mesmo!

A versão 94 do Microsoft Edge já chegou ao chamado "canal estável". A atualização marca a transição de um ciclo de seis semanas para...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!