Apesar do rover Opportunity da NASA continuar sem dar sinais de vida, o seu irmão Curiosity está bem acordado e a fazer diversos trabalhos científicos. O robô movido a energia nuclear, que não teve nenhum tempo de inatividade significativo após a tempestade de poeira, analisou mais algumas pedras e aproveitou o momento para capturar uma imagem fantástica a 360 graus do que o rodeava. É sem dúvida a foto mais espetacular da superfície de Marte!

A imagem, que é um pouco distorcida na parte final, serve como lembrança das condições muito difíceis do planeta vermelho.

“A imagem panorâmica revela um céu escuro devido à tempestade de poeira que está a desaparecer”, explica a NASA num novo post no seu blog. “Também inclui uma visão rara da câmara do rover, revelando uma fina camada de poeira no deck do Curiosity. Em primeiro plano está o mais recente alvo de perfuração da sonda, chamado “Stoer”.

Os céus escuros ainda estão bastante poeirentos, mas estão muito mais claros do que há algumas semanas, quando a tempestade de poeira em todo o planeta ainda estava em plena atividade.

A imagem panorâmica é fantástica e torna-se ainda melhor quando visualizada no layout de 360 graus fornecido pelo YouTube.

Removendo toda a distorção, pode olhar em volta e examinar o que quiser, incluindo o rover em si.

O que é particularmente interessante é a quantidade significativa de poeira e detritos acumulados no corpo do rover. Até é possível ver-se o buraco que surgiu numa das rodas acidentadas do veículo, pelo facto de andar a escalar rochas pontiagudas.