DevKit Ps5

A Sony vai fazer um all-in com a nova PlayStation 5. Aliás eu tenho a sensação que é o que faz sempre. Afinal de contas a guerra entre consolas está ao rubro e todos os pormenores podem fazer a diferença. Disponibilizar os jogos o mais rapidamente possível e fazer com que eles tenham os melhores gráficos são a maior arma da Sony e agora já sabemos mais alguma coisa acerca disso.

Está confirmado! A nova PlayStation 5 é mesmo uma bomba!

A PS5 é desenvolvida com duas coisas em mente. Poder e acessibilidade. Pelo menos é o que revelam algumas fontes ligadas ao departamento de desenvolvimento da Sony em declarações ao site Kotaku. A ideia é realmente criar-se uma consola que tenha um poder tremendo e também velocidade.

De facto, isto vai de encontro a tudo aquilo que sabemos acerca da nova consola. O poder é dado por um novo conjunto de processador e placa gráfica, desenvolvidos especialmente para a nova consola.

A nova PlayStation 5

A PS5 aposta num processador de topo da AMD personalizado e que conta com 8 núcleos e 16 threads Zen 2 e ainda a placa gráfica NAVI que deve assegurar 60 frames por segundo a 4K e até mais a 1440p ou 1080p.

As informações que circulam na Internet revelam algo bombástico! De facto, fala-se de demos de alta-definição que não se assemelham a nada que exista no mercado atualmente. Ou seja, isto diz tudo dos poderes e capacidades da PS5.

Mas para quem acha que não estamos perante uma máquina poderosa é só olharmos para as specs. É que o processador e a gráfica poderosa que referimos acima junta-se a um SSD ultra-rápido.

Para além disso, existe suporte para TVs 4K a 120Hz, o que é uma excelente notícia. Não sei se já tiveram oportunidade de ver a diferença para uma TV com uma taxa de atualização mais baixa.

Caso nunca tenham reparado, acreditem que faz muita diferença!

Entretanto haverá suporte para 8K mas não para os jogos propriamente ditos. Será mais para conteúdos vídeo!

Outra das grandes novidades será o suporte para jogos PS4. Isto está mesmo em cima da mesa e é uma das melhores ideias de sempre. Até já deveria estar noutras consolas da Sony.

Para além dos jogos que nos vão chegar em versão digital ou em discos Blu-ray BD-XL, junta-se também um novo controlador que até já apareceu em imagens que estão a circular na Internet.

Ao nível dos jogos, a Sony quer basicamente eliminar os tempos de carregamento. Isto vai mesmo acontecer graças ao SSD ultra-rápido que referimos acima. Para além de um acesso quase instantâneo, ainda vamos ter direito a opções personalizadas de instalação. Realmente, dar poder aos utilizadores é uma excelente notícia. Cada pessoa gosta de fazer as coisas à sua maneira.

Vamos imaginar que apenas queremos jogar o modo campanha de algum jogo e não nos apetece ocupar o SSD com mais de 100GB. Ora a PS5 vai-nos permitir escolher que partes queremos instalar.

Se estão com dúvidas acerca da velocidade da PS5, vou dar um exemplo para que seja mais fácil perceberem as diferenças.

ps5

O SSD da PS5 vai ser tão rápido que permite carregar uma sequência do Spider-Man em apenas 0.83 segundos.

Na PS4 Pro leva 8 segundos! É realmente extraordinário. De facto, não deixa de me surpreender esta velocidade de carregamento que está presente nos jogos da atualidade. Eu há muitos anos tive um Spectrum. Era a loucura na altura e funcionava com cassetes. Sabem quanto tempo tinha de esperar para jogar qualquer coisa? Nada mais, nada menos que cinco minutos! Dava tempo para lanchar!

Infelizmente não existem pormenores técnicos acerca deste SSD ultra-rápido. É que esta mega-velocidade pode ser o resultado de bom hardware, mas também com muita ajuda do software. Recentemente falou-se na Internet que a PS5 poderia utilizar a tecnologia de cache Sony ReRAM para acelerar rapidamente os tempos de carregamento.

No entanto, nem só de velocidade vive a nova PlayStation 5. Igualmente importante foi a característica que a Sony quis incluir na PS5. Pois é, meus amigos, temos a retro-compatibilidade. Não se sabe se será para todos ou para alguns jogos. Ainda assim, esperamos que qualquer jogo da PS4 corra nativamente na PS5.

Isto é tudo o que sabemos e já não é pouco. Outras novidades é que a PS5 deverá ser lançada num evento especial que terá lugar em Fevereiro e que deverá custar cerca de 500 Euros. Se tiver tudo isto para oferecer, pode valer cada tostão.

Leia também:

Que nome é que a Microsoft irá escolher para Xbox Scarlet?

Google Stadia: Quais são os jogos que irão estar disponíveis na plataforma?

A Nintendo Switch Lite chegou e já a experimentámos. Vale a pena?

Fonte

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.