A Electronic Arts deixou de ser independente. Assim, depois de semanas de rumores quentes, eis que editora confirmou que vai ser adquirida por um consórcio de investidores, num negócio avaliado em 55 mil milhões de dólares.
O trio responsável é composto pelo fundo soberano da Arábia Saudita (PIF), pela Silver Lake e pela Affinity Partners.
O acordo prevê a compra de 100% das ações da EA a 210 dólares cada, ou seja, um prémio de 25% face ao valor normal de mercado. Isto significa que a gigante norte-americana deixa assim de estar cotada em bolsa e passará a ser uma empresa privada, sem relatórios públicos de resultados.
Adeus bolsa, olá capital privado!
A EA justifica a decisão referindo que os novos donos trazem “profunda experiência no setor, capital comprometido e redes globais no gaming”. Andrew Wilson, CEO da editora, disse em comunicado que este momento é “um reconhecimento poderoso do trabalho notável” das suas equipas, que criaram algumas das franquias mais icónicas do mundo dos videojogos.
Ainda assim, o timing da venda não é inocente. A EA andava há anos a procurar comprador, tendo até sondado a Disney, mas sem sucesso. Agora encontrou investidores dispostos a pagar o valor certo.
O que acontece aos estúdios single-player?
E é aqui que muitos fãs estão preocupados. Estúdios como a BioWare, que têm pouca experiência em jogos online e ainda menos tradição em microtransações, podem estar em risco neste novo ecossistema. O mesmo se aplica aos jogos da saga Star Wars Jedi, que vivem quase exclusivamente do single-player. Já a Respawn, por ter Apex Legends, deverá estar mais protegida.
O futuro da EA está, portanto, a mudar… Para o bem ou para o mal. Mas a grande questão é esta: será que a prioridade vai ser fazer bons jogos, ou ficar ainda mais no lado de sugar o máximo de lucro possível com serviços e microtransações?
Precisamos dos nossos leitores. Segue a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal. Temos uma nova comunidade no WhatsApp à tua espera. Podes também receber as notícias do teu e-mail. Carrega aqui para te registares É grátis!