Esta capa com E-Ink e IA pode ser uma bela prenda!

A grande maioria das capas para smartphones só servem para proteger. Aliás, é uma compra obrigatória para 99% dos consumidores… Comprar smartphone, e logo a seguir comprar uma capa minimamente decente para o proteger de quedas e riscos.

Mas, não tem de ser apenas isso. Há capas que além de proteger, também podem dar personalidade, e até algum grau de utilidade. A Reetle Smartlink I entra claramente no segundo grupo e, curiosamente, até faz bastante sentido.

Esta capa com E-Ink e IA pode ser uma bela prenda!

capa, e-ink

Portanto, a proposta é simples, mas diferente. Uma capa para iPhone e Android que adiciona um segundo ecrã E-Ink ao telefone e tenta juntar inteligência artificial ao pacote.

Um segundo ecrã que faz mesmo falta?

O grande truque aqui é o ecrã E-Ink integrado na capa. Não é para selfies nem para redes sociais. É para informação útil.

Ou seja, bilhetes de avião que não precisam de estar sempre a acordar o ecrã do telefone, apontamentos rápidos, texto para ler, lembretes ou até um mini e-reader de bolso. Dito isto, como é E-Ink, o consumo energético é mínimo, nada de refresh constantes nem de drenagem absurda de bateria.

Aliás, a Reetle fala em até 10 horas de leitura contínua ou gravação de voz e até 7 dias em standby. Para quem anda de avião em avião, comboio em comboio, isto começa logo a soar bem.

Ditado, gravação e IA no bolso

Outro ponto forte é a vertente de gravação e transcrição. Um toque e a capa passa a funcionar como gravador de voz. Depois, através da app, tudo é convertido em texto editável, com direito a resumos feitos por IA.

Isto pode ser incrível para jornalistas, estudantes, criadores de conteúdo ou simplesmente para quem tem boas ideias nos piores momentos possíveis.

Claro que há um senão… A parte da IA funciona por subscrição. Existe um plano gratuito bastante limitado e um plano pago anual que ronda os 100 euros. Não é barato, mas também não foge muito ao que já se vê noutros serviços de transcrição.

Compatibilidade e preço

A Smartlink I funciona com iPhones a partir da série 13, incluindo o iPhone Air, e existe uma versão universal para Android, compatível com modelos da Samsung e outros fabricantes, embora sem lista detalhada.

Neste momento está em campanha no Kickstarter, com preço inicial de 119 dólares para os primeiros apoiantes. As entregas estão previstas para fevereiro de 2026.

Uma ideia estranha… Que não é barata, mas num mundo em que uma capa premium já custa 69€… Pode ser interessante!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Em destaque

Leia também