A maioria das pessoas não dispensa auriculares. De facto são muito úteis, especialmente quando queremos ouvir alguma coisa sem estarmos a incomodar os outros. Claro que na maioria das vezes eles funcionam bem. No entanto pode chegar o dia em que tudo muda e como tal os auscultadores ficam com pouca qualidade de som. Mesmo que tenha escolhido daqueles mais caros. Na maioria das vezes as pessoas queixam-se de um som abafado nos auscultadores ou de interferências. Mas a que se deve o ouvir mal nos auriculares?
Está a ouvir mal nos auriculares? Faça isto para resolver!
Os auscultadores não são imunes ao desgaste. É possível que, com o passar do tempo encontre problemas com a forma como os auscultadores projetam o som.
O som abafado pode ser particularmente irritante, uma vez que pode convencê-lo a aumentar o volume e acabar por ter problemas nos ouvidos. Além disso, é simplesmente irritante não conseguir ouvir o que se está a tentar ouvir.
Existem vários fatores que podem levar a isto. Felizmente, nem todos envolvam problemas de hardware ou danos diretos. A primeira coisa que tem de fazer é reduzir as possibilidades e, depois, pode começar a trabalhar numa correção ou solução.
Sobreposição com chamadas telefónicas
Os problemas de áudio dos auscultadores podem surgir se utilizá-los tanto para ouvir música como para fazer chamadas através de um smartphone ou computador. Por vezes, um dispositivo utiliza erradamente as definições de chamadas telefónicas para a audição regular, o que pode levar a uma diminuição da qualidade e a possíveis distorções.
Por exemplo se tem um smartphone Android pode abrir as definições de bluetooth e tocar no ícone da engrenagem junto aos auscultadores. Depois experimente desativar as chamadas telefónicas com os auscultadores. Se isto resultou muito bem. Se não tem de ir à procura de outra solução, como as que referimos a seguir.
Problemas externos
Os problemas de áudio dos auscultadores nem sempre são causados por eles. Em primeiro lugar verifique se o dispositivo e os auscultadores têm novas atualizações de versão ou codecs e instale-os, se necessário, e tente reproduzir o áudio novamente.
Tente ouvir um áudio diferente de uma fonte completamente diferente. É possível que o ficheiro que está a ouvir esteja distorcido, que o programa que está a utilizar para o ouvir esteja a ter problemas ou que o serviço de streaming que está a utilizar esteja a ter problemas, por isso, mude-o e verifique se o problema desaparece.
A ligação entre os auscultadores e o computador ou outros dispositivos também pode ser o problema. Se a ligação for sem fios, peça ao seu dispositivo para esquecer os auscultadores e depois emparelhe-os novamente. Se for com fios tente ligar o cabo dos auscultadores a outra porta do seu dispositivo (se houver uma disponível).
As ligações
As ligações com vários dispositivos sem fios também podem, por vezes, criar problemas de áudio. Especialmente quando há vários ativos. Aceda às definições do seu dispositivo e desligue todos os outros dispositivos sem fios emparelhados e, em seguida, tente utilizar novamente os auscultadores.
Inspecione os auriculares e as portas portas (se aplicável) para ver se há sujidade e detritos, que se podem acumular ao longo do tempo e causar distorção ou problemas de ligação física. Se suspeitar de sujidade, limpe cuidadosamente os auscultadores utilizando ar comprimido ou recorrendo a um cotonete seco.
Entretanto os danos provocados pela água (quer pela acumulação de humidade ao longo do tempo, quer por um encontro mais direto com a água) também podem causar danos irreparáveis em alguns auscultadores. Se tiver quase a certeza de que os danos causados pela água são o problema e de que os seus auscultadores não estão classificados contra a humidade é pouco provável que os danos sejam reparados.
No caso de os auscultadores utilizarem uma ligação com fios, verifique se o cabo apresenta sinais de danos, como rasgões ou desgaste. Se encontrar danos, pode tentar repará-los, começando por limpar a área exposta com uma pequena quantidade de álcool isopropíli\co (para remover a sujidade) e, depois de seco, envolver a secção danificada com fita-isoladora.