Está à espera da RAM DDR5? A produção já começou!

Como deve saber, a memória RAM DDR4 tem os dias contados como rainha do mercado de PCs. Afinal de contas, as gigante da produção de memória como a Micron, SK Hynix e Samsung já começaram a produção em massa dos chips que vão dar vida aos novos módulos DDR5, e pelos vistos, as parceiras destas três grandes fabricantes já meteram as mãos na massa para criar uma extensa gama de kits, de forma a chegar a tempo do lançamento das novas plataformas da Intel e AMD, algures na segunda metade do ano.

Ou seja, se por acaso estava receoso que a crise de produção adiasse a chegada da nova geração de memória RAM, tenha calma! Parece que vai mesmo tudo acontecer em 2021.


Nota do Redator: No entanto, existem agora rumores a sugerir um adiamento da AMD. Ou seja, a Intel pode ser a primeira a suportar o novo standard em 2021, com a AMD a apanhar o comboio apenas em 2022.


Está à espera da RAM DDR5? A produção já começou!

RAM DDR5 produção

Portanto, a produção da memória RAM de nova geração está neste momento a chegar à velocidade de cruzeiro, com várias fabricantes a finalizarem os designs finais dos seus módulos que entretanto deverão dar vida a muitos e bons PCs nos próximos anos.

Dito tudo isto, além do aumento de velocidade, eficiência e densidade, os novos módulos também vão meter o conversos de voltagem para o DIMM, reduzindo assim o ruido do sinal, ao mesmo tempo que oferecem um maior potencial de OC. Além disto, temos também agora acesso a memória ECC, algo que normalmente apenas existe no mundo dos servidores. Entretanto, o módulo na imagem é capaz de chegar aos 4800 MHz com uma voltagem de 1.1V e timings CL40-40-40. (Curiosamente, já existem fabricantes com planos para chegar aos 10000 MHz!)

Em suma, o novo standard deverá oferecer o dobro da performance relativamente à velhinha memória DDR4, ao mesmo tempo que também vamos ter melhorias no consumo de energia e estabilidade. Além de tudo isto, é também muito provável que os 16GB deixem de ser o sweet spot para a grande maioria dos utilizadores nos próximos tempos. (Olá 32GB de RAM!)


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Windows 11: Microsoft acaba de deixar os utilizadores em pânico!

Há coisas que são difíceis de compreender. Como referimos outro dia na Leak, a Microsoft lançou uma nova versão do PC Health Check Tool....

Pokémon UNITE acaba de chegar ao Android e iOS!

Hoje é um grande dia para os fãs de Pokémon que andam sempre com um smartphone pela mão. É que o novo jogo Pokémon...

Spotify: nova versão está a dar cabo da bateria do iPhone!

O Spotify é sem dúvida uma das aplicações mais utilizadas em todo o mundo para se ouvir música. Isto tanto no sistema operativo Android...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!