Já estamos na reta final na preparação para o lançamento das consolas de nova geração, especialmente a Sony que já tem a PlayStation 5 a liderar todos os gráficos de ‘hype’ do mundo moderno.
No entanto, acaba por ser extremamente curioso ouvir da boca do próprio Vice-Presidente da Engenharia e Operação de Hardware da Sony, que a empresa já está a trabalhar na PlayStation 5 Pro, com a PlayStation 6 planeada para 2026 ou 2027!
Está à espera da PlayStation 5? É que a Sony já pensa na PS5 Pro e PS6!
Portanto, antigamente uma consola chegava ao mercado com um ciclo de vida à volta dos 7~10 anos. Algo que como já deve ter percebido, falhou na atual geração que irá durar qualquer coisa como 6~7 anos. Pois bem, foi aqui que o VP da Sony (Masayasu Ito) disse:
“Sim, no passado, o ciclo de uma nova plataforma andava à volta dos 7~10 anos. Mas tendo em conta o rápido desenvolvimento e evolução da tecnologia, a coisa rapidamente passou para os 6~7 anos de ciclo de vida.”
“Se não diminuirmos o ciclo de vida do hardware, não conseguimos acompanhar o rápido desenvolvimento de novas tecnologias. Por isso, pensando na PS5, o seu ciclo de vida deverá ser seguramente de 6~7 anos. Mas ainda assim, no ciclo de vida de uma plataforma, temos de ser capazes de mudar o hardware com a implementação de novos avanços tecnológicos. Esta é a nossa estratégia atual, e a PS4 Pro que foi lançada a meio do ciclo de vida da PS4, mostrou isto da melhor maneira possível.
Em suma, a Sony não só já tem planos para uma PlayStation 5 Pro, como também já avançou que a sua próxima consola deverá ficar obsoleta em 2026 ou 2027.
O que na verdade não deverá impressionar ninguém! Afinal de contas, os smartphones estão a ficar estupidamente rápidos de ano para ano. Aliás, em 2020 já vamos ter aparelhos com suporte a 144Hz graças a componentes como o SoC Qualcomm Snapdragon 865.
Por isso, tente apenas imaginar como irá estar o mercado em 2026 ou 2027! Nesta altura, é bem provável que as consolas já não existam. Ou que pelos menos tenham um ciclo de vida extremamente reduzido de forma a conseguirem acompanhar todos os avanços tecnológicos.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.