Esquecer a PS5? Esperar pelas versões Pro ou Slim?

Esquecer a PS5? Esperar pelas versões Pro ou Slim? – Como deve saber, o lançamento da PlayStation 5 foi completamente atípico, porque aconteceu numa das alturas mais estranhas da nossa sociedade, em que o COVID-19 andava a fazer das suas, e por isso mesmo, andou a fechar (e a complicar) várias partes da cadeia de produção e distribuição de várias regiões críticas.

Afinal de contas, passados quase 2 anos do lançamento original da consola de ‘nova geração’ da Sony. A procura continua superior à oferta, e por isso mesmo, apesar de ser agora um pouco mais fácil relativamente a 2020 e 2021, encontrar uma PS5 nas prateleiras é ainda obviamente um pouco complicado.

Entretanto, as coisas estão a melhorar, e ao que tudo indica, já vamos chegar a um nível de normalidade no Natal de 2022.

Mas, tudo isto também levanta uma outra questão… Então e a PS5 Pro? Será que nesta altura do campeonato já faz sentido esquecer a o design original da consola, e esperar por um modelo Pro, ou um eventual modelo Slim?

Vamos tentar perceber.

Esquecer a PlayStation 5 e esperar pela PS5 Pro ou pela PS5 Slim?

ps5

Portanto, apesar de todas as dificuldades que a Sony está a ter na produção da sua PS5, é óbvio que na altura do lançamento da versão original, já existiam planos para uma versão mais pequena, e menos complexa no campo da produção, bem como de uma versão mais poderosa para o ‘refresh’ a meio do ciclo de vida.

Muito resumidamente, iriamos ver uma PS5 Slim nos primeiros anos de vida da consola, e um pouco mais tarde, uma PS5 Pro. Tal e qual o que aconteceu com a PlayStation 4 há alguns anos atrás.

Afinal de contas, caso não saiba, a PS5 começou a ser desenvolvida logo após o lançamento da PS4 original em 2013, e claro, lançar hardware deste tipo, implica sempre ter um planeamento bem organizado, com contratos já assinados.

Ou seja, é muito provável que a Sony já tenha contratos assinados, ou pelo menos princípios de acordo com a AMD e a TSMC, para a produção de um SoC mais pequeno e mais eficiente, assente no processo de 6nm ou 5nm, para posteriormente lançar no mercado uma versão da PS5 também ela mais leve, e claro, menos complexa. Além de muitas outras vantagens, tudo isto também deve significar um preço mais baixo, tanto para a Sony como também para os consumidores.

Além disso, dentro de alguns anos (esqueça uma PS5 Pro em 2023!), vamos também obviamente presenciar o lançamento de uma versão mais poderosa da consola! Aliás, até já existem indícios vindos da AMD, de que o SoC está finalizado, com muitas melhorias à mistura.

Dito tudo isto, deve esperar pelo lançamento de uma destas consolas? Talvez sim, talvez não. Existem argumentos para os 2 lados.

PLayStation 5, PS5 Slim

Na minha opinião, a PS5, da forma como foi feita, parece estar pronta para o que der e vier. Por isso, se a comprar, não deve ficar preocupado com o que vier a seguir, deve apenas e só aproveitar a sua nova consola.

Sim, uma nova versão da PS5, seja ela Slim ou Pro, vai trazer muitos dos defeitos da consola original corrigidos. Por isso, é provável que fique mais bem servido com uma versão mais recente da consola. Mas… Quer esperar? Se não quiser, não se preocupe muito com isso. Da mesma forma que a PS4 ainda bate o pé ao mercado dos videojogos em 2022, o mesmo irá com toda a certeza acontecer com a PS5 no futuro.

Contudo, no outro lado da barricada, temos outros argumentos não menos fortes.

Afinal, verdade seja dita, além de um ou outro jogo, como é o exemplo de Returnal ou de Ratchet and Clank, não existem ainda exclusivos de luxo para a Sony PlayStation 5. Afinal, nem Gran Turismo ou Forbidden Dawn foram exclusivos PS5.

Ou seja, passados quase 2 anos após o lançamento, ainda não existe um jogo capaz de vender a consola da Sony, apenas e só por si mesmo. Aliás, até God of War Ragnarok vai sair para a PS4!

Por isso, se quiser esperar e aguentar a sua atual consola, ainda tem alguns meses pela frente, sem grandes dificuldades.

Conclusão

Em suma, no fim do dia, dependerá sempre daquilo que você quer fazer! Pessoalmente, não acredito que a Sony lance uma PS5 Pro até pelo menos 2024 ou 2025.

Acredito que uma PS5 Slim saia um pouco mais cedo, mas essa consola vai apresentar o mesmo exato nível de performance relativamente à PS5 Original. Além disso, até aqui, a PS5 não tem apresentado grandes problemas no hardware, no campo das avarias… Por isso… Não tem mesmo nada a perder com a compra.

 

Não perca nenhuma informação importante. Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir ou no símbolo da estrela no canto superior direito.

Subscrever

Outros artigos

Windows 11 22H2: a nova versão chega a 20 de Setembro!

Quem andava ansioso pela nova versão do Windows 11,...

Para estar seguro não basta apagar o histórico do Chrome!

Pelas mais variadas razões podemos ter necessidade de apagar...

Android: resolva agora os problemas mais comuns!

O Android é um sistema operativo muito intuitivo, fiável...

Como ter três meses de Spotify totalmente grátis!

Ninguém gosta de passar ao lado de uma boa...

Sony quer acabar com a câmera frontal! Saiba como!

Enquanto a tecnologia de câmera frontal escondida continua a...
mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.