(Especial) Ver filmes e séries em sites da Internet é ilegal?

Não diga que nunca o fez! Uma série, um filme, ou até um simples jogo de futebol… Todos nós já fizemos streaming do mais variado tipo de conteúdo a partir de sites “estranhos” na Internet.

Mas será que isto nos poderá trazer problemas? O que não falta na Internet são sites ‘manhosos’ focados em streaming de séries de Anime, séries de culto, o mais variado tipo de filmes, etc… Alguns com uma autêntica legião de fãs, como é o caso do MrPiracy.

Vamos tentar perceber.



(Especial) Ver filmes e séries em sites da Internet é ilegal?

filmes e séries na internet

Portanto, nos tempos que correm, os utilizadores querem cada vez mais ter acesso a conteúdo “on-demand”. Ou seja, sítios onde possam carregar no play e ver tudo de uma só vez.

É exatamente por isso que o Netflix é um caso de sucesso, mas é também por isto que temos muitos sites prontos a oferecer o mesmo conteúdo que várias plataformas de streaming, de forma gratuita, ou pelo menos, mais barata.

Dito isto, é óbvio que os responsáveis por estas plataformas se irão encontrar num mundo de problemas se por ventura foram apanhados. Especialmente agora que a União Europeia parece estar mais atenta ao streaming ilegal de conteúdo, nomeadamente jogos de futebol e outros eventos desportivos.

Mas e quem vê? Também está num “mundo de problemas”?

Muito resumidamente, é complicado.

Afinal de contas, fazer download de material com direitos de autor sem permissão é ilegal, e em alguns casos, poderá ser um crime sério. Contudo, existe algum espaço cinzento no meio de tudo isto.

Assim, se por ventura for apanhado a fazer streaming de vídeos online de forma ilegal, pode obviamente ser multado. Nos Estados Unidos, esta multa está fixada em 750$, por exemplo.

Mas apanhar todos os utilizadores de forma individual não é fácil, por isso, as autoridades estão mais preocupada em quem faz streaming para um grande número de pessoas! E não apenas em quem ver o derby no sofá da sua sala com o cão ou o gato ao colo.

Quanto às zonas cinzentas, em várias regiões do globo, ver vídeos na Internet, quer o site tenha obtido o conteúdo de forma legal ou ilegal, é considerado legal. Fazer download e posteriormente distribuir este conteúdo é que o poderá meter em problemas.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Leia também

pub