(Especial) Vale a pena tapar a webcam do seu portátil?

Hoje em dia, é muito comum ver portáteis com um papel, ou até produtos comprados em loja para tapar a webcam do aparelho. Porquê? Simples, medo que hackers entrem no sistema e gravem o que quer que faça à frente do seu portátil em casa ou no trabalho.

Dito isto, se eu me importaria que alguém estivesse a olhar para a minha cara feia? Provavelmente não, por isso, nunca me importei com isso. Mas existe algo potencialmente mais perigoso que a webcam nos nossos portáteis… O microfone!



(Especial) Vale a pena tapar a webcam do seu portátil?

tapar a webcam

Portanto, o microfone do seu portátil é capaz de captar toda e qualquer palavra que você, a sua família, os seus amigos e claro, os seus colegas de trabalho dizem perto de si. Dito isto, enquanto alguém me filmar não me assusta minimamente, ter alguém a ouvir o que eu digo todos os dias já é algo que me tira o sono à noite.

Por isso, se por ventura tapa a webcam, também tem de obrigatoriamente arranjar maneira de tapar ou retirar o microfone do seu portátil. É um sistema igualmente fácil de piratear, e na verdade, ao contrário da Webcam, não tem nenhuma luz LED a avisar que está ativo.

A webcam tem uma pequena luz LED ao seu lado para dar a indicação ao utilizador de que está ligada

Sim, esta é uma outra razão pela qual tapar a webcam não faz grande sentido.

Afinal de contas, na grande maioria dos portáteis, esta pequena luz LED está montada de maneira a que seja impossível ativar a webcam sem a ligar. Por isso, se por ventura alguém está a tentar ver a sua carinha laroca, vai ter algo a avisá-lo no imediato.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Leia também

pub