Inicio Especiais (Especial) Steve Jobs disse que a Microsoft copiou a Apple. É verdade?

(Especial) Steve Jobs disse que a Microsoft copiou a Apple. É verdade?

Steve Jobs dizia que a Microsoft copiou a Apple… É verdade? Provavelmente sim! No mínimo dos mínimos tentaram copiar muito do trabalho que a Apple desenvolveu. Mas vamos por partes…

Caso não saiba, a Microsoft de Bill Gates era um parceiro da Apple para a criação de software para o ainda não lançado Macintosh. Muito resumidamente, a Apple precisava que a MS fizesse o port de BASIC e outras aplicações para o Mac (na altura ainda não existia Office), de forma a que a plataforma chegasse ao mercado com algo para mostrar.

O que claro está, significa que Bill Gates viu protótipos de pelo menos 1981 (a versão final foi lançada em 1984), e teve acesso a máquinas de desenvolvimento antecipadamente. No final de contas, foi aqui que o patrão da Microsoft teve o primeiro vislumbre de um GUI (Interface do Utilizador).



Steve Jobs disse que a Microsoft copiou a Apple. É verdade? Sim! Aliás, escusado será dizer que Bill Gates viu o futuro nas suas mãos! E assim que foi possível, foi a correr para os seus engenheiros a gritar… “Eu quero o Mac no PC!”

Copiou a Apple

Claro que no início a equipa de engenheiros da Microsoft ficou completamente à toa… Não faziam ideia do que fazer para conseguir aquele resultado final. Foi aqui que muito curiosamente Bill Gates perguntou a Steve Jobs que hardware estava a ser usado para animar o ponteiro do rato.

É que na altura, apesar da utilização de gráficos em alta resolução ser uma raridade, tudo estava a ser feito por software.

Ainda assim, o Windows 1.0 foi a primeira tentativa… Falhada!

Copiou a Apple

A versão 1.0 do Windows era uma autêntica piada… Porque ao fim ao cabo, o PC não tinha nem o hardware nem o software necessário para oferecer aquilo que o Mac oferecia. Contudo, Steve Jobs ficou furioso quando percebeu que estava perante uma tentativa de roubo óbvia.

Caso não saiba, Bill Gates disse esta frase publicamente:

  • “Na minha opinião, existe mais que uma maneira de olhar para este assunto. Eu acho que tanto a Microsoft como a Apple tinham um vizinho rico chamado Xerox. Vizinho esse que eu decidi assaltar para roubar a TV… No entanto, quando lá cheguei, tu (Steve Jobs) já a tinhas levado.”

Uma declaração interessante, especialmente porque Bill Gates nunca meteu os pés na Xerox, enquanto a Apple foi convidada a entrar. Além disso, a Xerox recebeu acções da Apple em troca.

Escusado será dizer que a Apple ficou fula com a atitude de Bill Gates! Contudo, legalmente não podiam fazer nada.

Ainda assim, quando a Microsoft lançou o Windows 2.0, a Apple processou a Microsoft. Visto que desta vez a cópia foi um passo mais além, tentando imitar o aspeto e ‘feeling’ do Sistema Operativo! Mas… Na altura, a Apple não tinha nada registado e por isso não valeu de nada.

Conclusão

Em suma, a Apple não conseguiu defender-se em tribunal, com a empresa a desistir de todo o processo. Além disso, a empresa da maçã precisava desesperadamente das aplicações empresariais da Microsoft no Mac, por isso ambas as partes chegaram a um acordo. Curiosamente, na altura em que o processo ‘caiu’, Steve Jobs já não se encontrava ao leme da empresa.


(Especial) Steve Jobs disse que a Microsoft copiou a Apple. É verdade? – Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo. Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Leia também

Novo leak revela especificações do Galaxy S21 Ultra!

A Samsung quer aproveitar os tempos favoráveis que está a viver. Assim quer lançar rapidamente a gama Galaxy S21. É exatamente por esse motivo...

Play Store: apps para crianças banidas por violações!

A Google removeu três apps para crianças muito populares da Play Store depois de terem sido apontadas algumas violações. Estas recolhas de dados foram...

Preparado para fazer as compras de Natal no WhatsApp?

Normalmente quando falamos de novas funcionalidades no WhatsApp, ou se tratam de novidades para deixar as conversas mais interessantes ou então sistemas para reforçar...

Magia? Os jogos da PS4 estão 85% mais rápidos… Na PS4!

Andamos a ouvir dizer que o SSD da PS5 é a melhor invenção de sempre a seguir ao pão fatiado há muitos e longos...

(PS5 e Xbox) Sony e Microsoft estão a cancelar pré-encomendas!?

Se por acaso pré-encomendou uma das consolas de nova geração, é boa ideia estar atento ao progresso da mesma... É que a comunidade gamer...