(Especial) Sistema de ‘Start-Stop’ deixou de funcionar? Saiba as razões!


Por em

O seu sistema de ‘Start-Stop’ deixou de funcionar? Saiba as razões! – Os sistemas de start/stop são cada vez ser mais comuns nos veículos atuais, com o grande objetivo de reduzir os consumos de combustível do seu veículo. No entanto, já notou que muitas das vezes ele tende a não querer funcionar, ou fica alternando entre as paragens.

Não desespere! O seu veiculo provavelmente está a funcionar correctamente. É “normal” que o sistema start/stop nem sempre funcione e que para funcionar correctamente várias condições têm de ser cumpridas.

Primeiramente, existem diferenças entre carros com transmissão manual e transmissão automática e entre cada marca de automóveis, que por sua vez opta por funcionamentos ligeiramente diferentes.



Vamos às causas mais comum para a “falha” no sistema Start-Stop!

Antes de continuar, se por acaso o seu sistema teima em não funcionar. A melhor recomendação que podemos dar é ir a uma oficina saber o que se passa.

Cinto de segurança

Sim, se não tiver o cinto de segurança devidamente colocado muitos veículos tendem a não ligar esta funcionalidade.

Temperatura exterior e do motor

O grande problema normalmente é o calor em excesso exterior, e o seu veiculo sabe bem disto! Por isso, normalmente acima dos 30ºC irá manter o motor ligado para poder se proteger contra o sobre-aquecimento.

Bateria

Ora bem, se o seu carro já tem alguns anos de vida o problema mais comum é a bateria. Afinal de contas, este componente é um dos que sofre mais desgaste com o uso do Start/Stop. Por isso, se não estiver em perfeitas condições, o veiculo não irá ativar a funcionalidade.

Consumo elétrico do carro

Este é um dos pontos que muitos se esquecem! É que ter o ar condicionado ligado, um smartphone a carregar e as luzes ligadas coloca um esforço enorme na bateria. Para que tudo funcione corretamente a funcionalidade é desativada.



Ora bem, se mesmo que nada do escrevi em cima se passa no seu veículo, então o problema poderá ser mais grave!

Portanto, apesar de ter sido provado que o sistema poupa realmente no combustível, especialmente nas cidades, ainda existem muitos entusiastas que preferem desligar o mesmo para anular o desgaste extra nas peças do carro.

Contudo, por regra é normal que as peças com mais desgaste, como o motor de arranque, sejam reforçadas em comparação com aquilo que podemos encontrar num carro normal.

Ademais, qual a sua opinião sobre isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Leia também

Ou veja mais notícias de Auto, Especiais, Featured, Fora da Caixa

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.