(Especial) Sabe o que fazer com um portátil antigo?


Por em

Hoje em dia, a tecnologia evolui a um ritmo tão elevado, que muitas das vezes acabamos por ter 1, 2 ou até 3 portáteis abandonados algures por casa. O que em boa verdade, é um autêntico desperdício! Aquela máquina pode já não ser o suficiente para matar uns nabos no CS:GO, editar vídeos ou trabalhar em grandes folhas de dados excel… Contudo,  certamente que tem as suas utilidades! Mas quais?

Um portátil ‘velho’ não é um portátil ‘morto’! Saiba o que pode fazer com a sua máquina antiga

Portanto, existe muita coisa a fazer, se por acaso tiver um portátil encostado em casa. Especialmente numa era em que o desperdício começa a ser demais. Afinal de contas, também depende de nós re-aproveitar o que temos à mão em vez de deitar tudo fora e comprar novo.



portátil

Primeiramente, nada como agarrar num HDD externo gigante, fazer download de uma aplicação de gestão de Filmes/Séries, ligar à TV e ficar assim com um autêntico Media Center na sua sala de estar. (Se o portátil tiver um leitor de DVD, fica mesmo com a experiência completa) Aliás, neste caso até pode utilizar as muitas aplicações de streaming, ou até utilizar as aplicações de TV do seu fornecedor de serviços (MEO Go ou NOS TV)

Similarmente, também existe a possibilidade de arranjar um DAC, ligar ao portátil, e ficar com uma autêntica estação de música de alta qualidade. (Dependendo do dinheiro que possa dispensar para o DAC)

Uma estação de armazenamento vídeos e fotos da família também é uma opção! Ainda se lembra das primeiras férias com o seu filho? Quer ver? Ligue o PC e escolha a pasta. Até pode ir ao Google Fotos diretamente, sem precisar de armazenamento externo, e ver sem complicações o resultados das suas mais recentes férias ou eventos.

Jogar num portátil antigo não está fora da mesa!

Também pode arranjar alguns emuladores e fazer deste PC uma autêntica estação de homebrew na sua sala. Com a possibilidade de jogar títulos da NES até ao GameBoy Advance ou Nintendo 64.

Aliás, se tiver miúdos na família, pode servir de máquina de introdução ao mundo da computação. O que não falta no mercado são programas educacionais, e começar a ensinar os putos uns toques de programação também não é mau pensado para começar a desenvolver o pensamento lógico. Caso contrário, também pode servir como uma máquina de jogos super barata. (Olhar para a solução de emulação mencionada em cima)

Também pode ser usado como máquina de back-ups, para o caso do seu PC principal ter problemas.

Por último, se quiser realmente dar uma nova vida, e transformar o seu antigo portátil numa autêntica máquina de produtividade. Nada melhor que esquecer o Windows, e instalar uma build Linux. Aqui poderá navegar na Internet, trabalhar em vários tipos de documentos, num Sistema Operativo super leve e intuitivo.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Leia também

Ou veja mais notícias de Especiais, Featured

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.
Anterior

(Leak) Já conhecemos o mês escolhido para o lançamento da PS5!

Moto G8 Plus chega com três câmeras traseiras a 24 de Outubro

Seguinte