(Especial) Quarentena – Cuidados a ter num carro parado

(Especial) Quarentena – Alguns cuidados a ter num carro parado há muito tempo – Se devido a toda esta confusão de pandemia, teve de ficar em casa e deixou o seu carro parado demasiado tempo, então este artigo é para si. Afinal de contas, ao contrário do que é de esperar, existem alguns cuidados especiais a ter após uma paragem de longa duração do seu carro.

Dito isto, tal como em grande parte das vezes, a melhor solução começa pela prevenção! Por isso, quando o novo confinamento foi anunciado, também partilhámos algumas dicas para salvaguardar o seu automóvel.

carro parado

Óleo

Como deve saber, o óleo é um dos materiais mais importantes para a saúde do seu carro. Afinal de contas, este produto é que tem o enorme trabalho de promover a lubrificação das inúmeras peças mecânicas incluindo o coração do seu carro, o motor.

Portanto, antes de mais nada, tenha em conta que se o seu veiculo estar parado durante muito tempo, a tendência é que o óleo perda parte das suas características principais!

Para prevenir ponto, o ideal seria colocar o motor do seu carro a trabalhar se possível semanalmente durante algum tempo. Este pequeno gesto garante a lubrificação dos componentes moveis, principalmente do seu motor.

carro parado

Pneus

Para quem está habituado a realizar grandes viagens, sabe que os pneus são um dos pontos fundamentais de segurança do seu carro.

Assim sendo, saiba que a pressão dos pneus tende a desaparecer com o passar do tempo. Além de que conduzir com pressões erradas vai aumentar o desgaste prematuro e até pode causar danos nos pneus.


Atenção – Quando voltar à condução normal lembre-se de colocar as pressões recomendadas ao seu carro.


carro parado

Bateria

Ora bem, o comum num veiculo parado é o descarregamento das baterias ao longo do tempo. Mesmo com o cuidado especial de deixar o seu carro a trabalhar mais que o normal antes de uma longa paragem.

Neste caso, o recomendado depende sempre de cada veículo, idade, condições da baterias, clima e temperatura. Contudo, pode minimizar o impacto se ligar o carro pelo menos uma vez por semana durante 15 minutos.

Se possível a melhor forma é mesmo circular com o seu veiculo pelo menos uma vez por semana. Algo que pode ser mesmo perto de casa, desde que mantenha o veiculo em movimento durante algum tempo.

carro parado

Combustível

Quanto ao combustível, apesar de não ser habitual a ocorrência de problemas. Ainda existem alguns cuidados a ter.

Estamos a falar do enchimento correto do deposito, que reduz os vapores excessivos, especialmente em carros a gasolina e evita condensação.

carro parado

Check-up e Manutenção programada

O check-up a fazer quando vai conduzir um veiculo parado a algum tempo é quase idêntico ao normal. Estamos a falar da verificação do nível do óleo, pressão dos pneus, liquido do radiador, as luzes e até o teste dos travões a baixa velocidade.



Além disto, saiba que apesar do veiculo estar parado, o tempo para a revisão e manutenção definido pelo fabricante mantém-se. Sendo mesmo necessário efetuar a troca de óleo e outros fluídos nos tempos corretos e verificar componentes essenciais à condução.

carro parado

Travão de estacionamento

Para muitas pessoas, quando se pensa em deixar o veículo parado durante muito tempo, o normal é “esticar” o travão de estacionamento até ao máximo. Contudo, isto nem sempre é o ideal e pode trazer um problema comum, a colagem das pastilhas mesmo em travões de disco ou tambores.

A recomendação, se possível é que estacione em zona e sempre com a mudança engatada.

Em suma estes são alguns dos pontos essenciais a seguir para evitar o desgaste e avarias prematuras mesmo no seu carro parado. Recomendamos que mantenha-se em segurança e siga todos os procedimentos necessários de forma a manter-se seguro e o seu veículo saudável.


Ademais, o que pensa sobre isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Silvio José
Sempre gostei de tecnologia, e em tenra idade já sonhava em construir a minha Dream Machine. Alcançado esse sonho agora o objetivo é aprender mais e mais. A minha paixão em todo o tipo de tecnologia faz-me estar sempre alerta a todas as novidades.

Leia também