(Especial) Pago 100 megas de Internet, porque raio saco a 1~10 megas?


Por em

Esta é a pergunta que muitas vezes passa na cabeça dos consumidores! Afinal de contas, porque razão é que o contrato diz 100 ou 200 megas por segundo, e depois anda um ‘gajo’ a sacar ficheiros com velocidades abaixo dos 10 megas?

Eu sei que muitos de vocês que estão a ler sabem bem qual é a razão, mas a verdade é que muito provavelmente quando ainda não sabia o que estava acontecer, também revirava os olhos a olhar para as barras de download.



(Especial) Se pago 100 megas de Internet, porque raio saco a 1~10 megas?

internet

Muito resumidamente, esta diferença de velocidade acontece porque estamos a falar de medidas diferentes. Ou seja, esta confusão está diretamente ligada ao uso do prefixo ‘Mega’, que as fornecedoras de Internet tanto gostam de utilizar. Assim, quando muitos consumidores assim o contrato a pensar que estão a pagar um serviço com velocidade em Megabytes, na verdade estamos a contratar um serviço  que está em Megabits.

Megabytes vs Megabits – É assim que as operadoras nos ‘enganam’

Portanto, o termo Megabyte é bastante mais conhecido que Megabit, por isso é que o anúncio ‘Mega’ traz algumas dúvidas para cima da mesa. No entanto, são medidas bastante diferentes, perceba o porquê nas próximas linhas

Em suma, cada byte é composto por 8 bits e cada kylobyte é composto por 1024 bytes. assim, um megabyte possui 1024 kilobytes.

Dito isto, o bit e o byte deram origem a outras duas unidades, o bps (bit por segundo) e B/s (byte por segundo). Estas duas unidades de grandeza pertencem ao campo “taxa de transferência”, sendo claro está responsáveis pela grande maioria das reclamações recebidas nos serviços de apoio ao cliente da NOS, MEO, Vodafone, VIVO, etc…

Ao fim a cabo, a taxa de transferência é normalmente expressa em KB/s (kylobytes por segundo). Assim, se um byte é igual a oito bits, a taxa de transferência irá ser 8x menor. Portanto, se quer a sua taxa real de transferência de downloads, basta dividir o valor por 8. (O resultado não irá ser o valor real, sendo apenas uma aproximação, visto que temos ainda de contar com outros fatores limitadores da rede)

Exemplo (Ficheiro de 10MB):

10 x 1000 = 10000

Em seguida, divida este número pelo valor da velocidade do download. Digamos que sua conexão é de 300 Kbps, o que leva a uma velocidade de download de 37,5 KB/s.

  • 10000 / 37,5 = 266,66 segundos
  • 266,66/60 = 4,44 minutos

Resumidamente, as operadoras adoram exagerar os números para ‘enganar’ os clientes. Por isso, se realmente quiser saber a sua velocidade real, depois de ler este artigo, já sabe por onde começar.


(Especial) Pago 100 megas de Internet, porque raio saco a 1~10 megas? – Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Leia também

Ou veja mais notícias de Especiais, Featured

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.
Anterior

Final Fantasy VII Remake não vai ter uma versão PS5!

WhatsApp foi finalmente derrotado por outra aplicação!

Seguinte