(Especial) Os seus discos (SSD ou HDD) vão falhar? Descubra!

Se há algo que irrita os utilizadores, é o facto de as drives de armazenamento não durarem para sempre, e muitas vezes deixarem de funcionar sem grandes avisos, especialmente se os seus equipamentos têm como base armazenamento SSD em vez de drives mecânicas (HDD).

No entanto, o que muito boa gente não sabe, é que os discos rígidos (e SSD) incluem um sistema chamado SMART (Self-Monitoring, Analysis and Reporting Technology) que serve para tentar antever quando é que uma unidade poderá falhar. Desta forma, é possível dar ao utilizador a possibilidade de fazer backup e substituir a drive antes do desastre.

Contudo, apesar da existência do sistema, o Windows 10 não conta com nenhuma ferramenta capaz de traduzir estes dados SMART de forma legível. O que claro está, obriga os utilizadores a ir à Linha de Comandos, PowerShell e ou Monitor de Desempenho.



(Especial) Saiba se um dos seus discos (SSD ou HDD) está prestes a falhar

discos falhar

Como utilizar a linha de comandos para ter acesso à informação do SMART

Muito resumidamente, existem duas formas de verificar a informação do sistema SMART para ficar a saber se uma determinada drive está com problemas.

  1. Aceda ao menu ‘Iniciar’.
  2. Escreva ‘Linha de comandos’, clique com o botão direito no primeiro resultado e escolha a opção ‘Executar como administrador’.
  3. Escreva o comando “wmic diskdrive get status” e prima a tecla Enter:

discos falhar

Muito resumidamente, o comando acima mostra uma linha com ‘OK’ para cada drive instalada no seu sistema. (Só tenho um SSD neste portátil). Dito isto, o “OK” significa que está tudo… Ok. No entanto, se aparecer “bad”, “unknown” ou “caution”, é provável que exista um problema sério com a drive.

Determinar se o sistema prevê alguma falha de uma drive

Para ver se o SMART está a prever uma falha numa das suas drives siga os passos seguintes:

  1. Aceda ao menu ‘Iniciar’.
  2. Escreva ‘Linha de comandos’, clique com o botão direito no primeiro resultado e escolha a opção ‘Executar como administrador’.
  3. Escreva o comando “wmic /namespace:\\root\wmi path MSStorageDriver_FailurePredictStatus” e prima a tecla Enter:

discos falhar

Aqui é preciso ter em atenção o que está imediatamento abaixo de PredictFailure! Assim, se por ventura aparecer “FALSE”, é porque está tudo bem. No entanto, se aparecer “TRUE” ou “PredictFailure”, isto significa que o SMART está a prever alguma falha num futuro próximo.

Entretanto, a coluna ‘Reason’ também pode mostrar valores maiores que 0. Neste caso deve aceder ao site do fabricante para ver se existe alguma informação acerca desse código de erro. Isto porque a correspondência entre o código e um erro específico depende do fabricante.

Como diagnosticar uma drive através do ‘Monitor de desempenho’

Assim, se acha a Linha de Comandos demasiado complicada, podemos também aproveitar o Monitor de Desempenho do Windows 10.

  1. Aceda ao menu ‘Iniciar’, escreva ‘Monitor de desempenho’ e clique no primeiro resultado para abrir o programa.
  2. Clique em cima de ‘Conjunto de recolectores de dados’.
  3. Clique em ‘Sistema’.
  4. Carregue com o botão direito do rato em cima de ‘System diganostics’ e escolha a opção ‘Iniciar’ a partir do menu.
  5. Depois do diagnóstico acabar, clique em cima de ‘Relatórios’ e depois clique em ‘System diagnostics’.
  6. Por baixo de ‘Avisos’ clique em ‘Verificações de discos’.

discos falhar

Por fim, confirme que a linha ‘Verificação de Falhas de Previsão SMART’ tem o valor 0 na coluna ‘Falhou’ e que aparece a indicação ‘Passou’ na coluna ‘Descrição’. Se tudo estiver assim, é porque não existem problemas a reportar.

Entretanto, se no meio de todo o guia, perceber que tem um disco muito perto de se juntar ao seu criador, faça uma cópia de segurança e substitua-o o mais depressa possível.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Em destaque

Leia também