(Especial) O que realmente precisa num smartphone ‘barato’?

Quando chega a altura de trocar de smartphone, é muito tentador olhar para os modelos das gamas mais altas, com os seus ecrãs ‘infinitos’, corpos de alumínio e vidro, processadores super rápidos, etc… Mas claro, existe sempre o fator preço a considerar, sendo muitas vezes o fator limitador de qualquer compra.

É aqui que temos de pegar em tudo o que está em cima da mesa, e pesar os prós e contras entre as várias alternativas. O que não é necessariamente mau, visto que até as grandes fabricantes como a Samsung, Apple, Oppo ou Huawei, já têm gamas médias bastante interessantes, que garantem tudo ou pelo menos quase tudo daquilo que realmente necessita de um aparelho para o seu dia-a-dia.

Mas faz ideia do que é realmente importante num smartphone ‘budget’?



(Especial) O que realmente precisa num smartphone ‘barato’?

precisa smartphone barato

Portanto, hoje em dia, temos vários aparelhos de gamas mais baixas, como os muitos Redmi que a Xiaomi lança todos os anos, os Samsung Galaxy A ou Galaxy M, iPhone SE 2, etc… Que em termos de performance, design e capacidades reais, não ficam assim tão atrás dos aparelhos topo de gama. É que verdade seja dita, os smartphones baratos estão a ficar brutais! Como é o exemplo do Xiaomi Redmi Note 10 Pro que tivemos a oportunidade de analisar há algumas semanas atrás.

Mas tudo isto levanta uma questão, qual é a melhor opção para si? O que deve considerar?

1. Velocidade, Memória e Armazenamento

Quando investe num novo smartphone, é necessário ter em conta o tempo que este tem de durar nas suas mãos. Como tal, tem de garantir que tem memória RAM necessária para aguentar pelo menos 2/3 anos, o que nesta altura do campeonato, passa pelos 6GB ou se possível, pelos 8GB de memória RAM, e claro, pelo menos 64GB de armazenamento interno. (Se não existir possibilidade de expansão via microSD, é boa ideia pensar nos 128GB).

2. Ecrã de qualidade

precisa smartphone barato

O ecrã é muito provavelmente um dos fatores mais importantes na compra de smartphone. Afinal de contas, é para aqui que vai olhar, e é também aqui que irá interagir com o sistema operativo e todas as aplicações.

Dito isto, se está restringido por um orçamento, não é necessário optar por um ecrã OLED, visto que o que não falta no mercado são ecrãs IPS LCD de qualidade. Especialmente se o LCD lhe oferecer uma maior resolução e maior frequência de atualização de frames.

Ainda assim, já temos aparelhos muito interessantes, a bom preço, equipados com ecrãs AMOLED capazes de chegar aos 120Hz sem quaisquer problemas.

3. Sistema de câmeras de qualidade

Quer seja para videoconferências, ou simplesmente capturar aquelas imagens ordinárias das paisagens à sua volta cada vez que vai fazer a sua caminhada ao fim do dia. As câmeras (frontais ou traseiras) são um foco de qualquer consumidor à procura de um novo smartphone.

Felizmente, hoje em dia, até as gamas mais baixas contam com sistemas multi-câmeras muito interessantes. Mais uma vez, tenho de falar do Redmi Note 10 Pro, que já vem equipado com um sensor principal de 108MP!

4. Segurança

Numa altura em que os utilizadores dão cada vez mais importância à sua segurança e privacidade. É boa ideia optar por um aparelho que saiba ter um bom suporte da fabricante em termos de atualizações. É muito normal ver fabricantes a apostar em aparelhos muito interessantes em termos de especificações, mas depois abandonarem vários modelos logo no primeiro ano no mercado.

Tenha isto em conta.

5. 5G! É importante?

No ano passado, diria para esquecer o 5G, devido ao fato dos equipamentos com suporte ainda serem muito caros. Mas em 2021, com muitos mais SoCs com suporte às redes de nova geração, e um mercado já adaptado aos ademais componentes necessários, talvez seja boa ideia estar preparado para o futuro.

Sim, em Portugal ainda não temos suporte ao 5G, mas nos próximos tempos, vamos ver uma grande aposta na adoção da tecnologia. Por isso, se vai comprar um smartphone agora, talvez seja boa ideia estar pronto para o big 5.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Leia também