(Especial) O nosso PC fica mais lento com o passar do tempo. Porquê?

Esta é de facto uma pergunta que tem gerado muito controvérsia e curiosidade na cabeça de muitos utilizadores, mas que ao fim ao cabo, acaba por ter uma resposta bastante fácil. Afinal de contas, como já deverá imaginar, o seu computador não fica mais lento com o passar do anos só porque sim, nem o seu processador perde velocidade de processamento.

Portanto, se por acaso achava que a culpa era sua porque estimava mal o seu computador, ou se por outro lado, dava uso a mais…Tenha calma! A resposta a esta questão é bem mais simples do que provavelmente está à espera.



Sabe o porquê do nosso computador ficar mais lento com o passar do tempo?

Portanto, o que realmente causa tudo isto, são de facto as aplicações que utilizamos no nosso dia a dia, ou melhor, as suas atualizações. Em boa verdade, podemos dizer que o mesmo se passa no mundo dos smartphones. Um Galaxy S7 ou iPhone 7 não fica mais lento com os anos, as suas especificações são sempre as mesmas, as aplicações como o Facebook, Instagram, Relay, e principalmente os jogos, é que ficam mais exigentes com o passar do tempo, de forma a aproveitar todas as evoluções dos modelos mais recentes.

Ou seja, com o passar do tempo, as aplicações que utilizamos no nosso dia a dia vão ficando cada vez mais pesadas, ocupando mais espaço em disco, precisando de mais ciclos de CPU, mais memória RAM, mais GPU, etc…

Em suma, é necessário um maior poder de processamento, o que por sua vez nos dá a sensação de lentidão.

Isto porque, se por acaso tiver um PC antigo, com todo o software da sua altura de lançamento, é bem provável que este pareça uma autêntica máquina de corrida. Pois bem, depois desta experiência, tente instalar o Sistema Operativo mais recente, o Google Chrome mais recente, uma aplicação de edição de imagens/vídeo, e tente também jogar um dos seus jogos favoritos. Se calhar a coisa fica mais complicada, o que é completamente normal.

Computador mais lento

Em suma, isto acontece com praticamente todas as máquinas computacionais do planeta, o que claro está, inclui os PCs. No entanto, aqui também temos de ter em conta que uma máquina mais antiga, mas que na altura tenha sido construída com componentes de ‘topo’… Vai obviamente aguentar mais alguns anos!

O que não falta para aí são máquina que com alguns ‘mimos’. (Como um novo SSD ou a instalação de mais memória RAM). Estariam aí para as curvas durante mais algum tempo.

Contudo, ainda assim, esta “lentidão” acaba por chegar a todos as máquina com o passar dos anos, independentemente de que marca for, ou dos Euros que custou na altura. Afinal de contas, os PCs também têm um ciclo de vida.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir. Obrigado!

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

Leia também

Deixe um comentário