(Especial) NFTs? Milhões por uma simples imagem digital?

Ultimamente, além da loucura das criptomoedas e mining, tivemos o surgimento de um novo fenómeno… O NFT! Sabe o que é isto? Não? Então fique a saber que uma obra digital (NFT) de um artista norte-americano foi recentemente vendida por uns incríveis 58.4 milhões de euros.

Sim, 58.4 milhões de euros por um simples ficheiro, que contém uma imagem como qualquer outra que poderá encontrar na Internet.

Então… O que é um NFT? Basicamente, é a forma de provar que você é o dono desta mesma obra digital.

Aliás, o comprador da obra previamente mencionada (Everydays: The First 5000 Days) de Beeple, não recebeu uma pintura ou uma escultura em casa. Aliás, não recebeu rigorosamente nada. 

Então, qual é o propósito de tudo isto? O que é um NFT e porque é que vale tanto dinheiro?



O que é um NFT?

No vídeo em cima, temos uma entrevista ao artista que vendeu a obra pelos tais 58,4 milhões de euros. Onde o mesmo “tenta” explicar o que está a acontecer, ao mesmo tempo que reflete se isto é ou não uma bolha. (O próprio admite que tudo isto pode ser uma bolha, e que na verdade, com a quantidade de dinheiro a entrar no mercado, é provável que a coisa já esteja nesse patamar.)

Em suma, vale a pena ver o vídeo em cima, para ter uma ideia mais robusta do que está a acontecer.

Entretanto, de forma mais rigorosa, um NFT (non-fungible token), é um tipo de bem digital, muito similar a uma criptomoeda. No entanto, enquanto todas as bitcoins são iguais, e por isso, têm o mesmo valor. No outro lado da moeda, como não existem dois NFTs iguais, estes podem ter valores completamente diferentes.

Curiosamente, graças à tecnologia Blockchain que serve de base para o mundo das criptomoedas, é possível provar que um NFT pertence a uma determinada pessoa.

Ou seja, existem dados que asseguram o ‘ownership’ deste tipo de objeto digital. (Contudo, tal e qual como a Bitcoin ou outras criptomoedas, continua a ser verdade que os NFTs apenas existem no mundo digital.)


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Leia também