(Especial) Montar um PC é mais excitante que o utilizar?

Montou uma nova máquina na altura do Black Friday e Natal? Passou pelo entusiasmo da espera pelas novas peças e montagem das mesmas? Ainda se lembra daquele friozinho na barriga quando carregou no botão ‘Power‘ pela primeira vez?

Pois bem, depois de todo o entusiasmo, há muitos utilizadores que se queixam de já não sentirem o mesmo quando usam a sua nova máquina no dia-a-dia. Aliás, esta razão é a grande culpada por termos muito boa gente viciada na montagem e upgrade de PCs durante todo o ano.

Mas porquê? Qual é a razão deste ‘fenómeno’?



(Especial) Montar um PC é mais excitante que o utilizar?

montar um pc é

Portanto, verdade seja dita, o ser humano é uma criatura extremamente complexa, mas no meio de toda esta complexidade, também é super-simples em alguns temas.

Assim, neste caso, quando decidimos montar um novo PC para jogar com os nossos amigos nas gloriosas resoluções 2K ou 4K, e grandes taxas de atualização de frames como os míticos 144hz. Ou simplesmente decidimos gastar o dinheiro para aumentar a nossa produtividade do trabalho do dia-a-dia, é inegável que existe um sentimento de alegria e de excitação na escolha, e claro, na espera da chegada da encomenda à nossa casa. (Especialmente quando encomendamos peças diferentes de lojas diferentes, para conseguir o melhor negócio possível! Já ficou à espera de um componente chave 3 ou 4 dias, com tudo o resto à espera a olhar para si?)

No entanto, depois de tudo montado, e tudo estar a correr bem, parece que a excitação de jogar um (ou mais) jogos na sua qualidade máxima nem sequer se compara à excitação de montar o PC propriamente dito. Porquê?

Resumidamente, estamos obviamente a falar da antecipação de ter algo novo, escolhido por nós, e por isso feito à nossa imagem. Especialmente quando opta por componentes de classe ‘entusiasta’ ou de alta performance. Aliás, montar uma máquina, com tudo escolhido por nós, num mundo cheio de escolha, onde temos milhares de combinações diferentes, é algo que requer alguma investigação, pedidos de ajuda, etc… E isso é toda uma experiência capaz de conquistar muito boa gente.

Por que razão não é tão excitante usar a máquina no dia-a-dia? Também é muito simples, porque vai fazer exatamente a mesma coisa que fazia na sua máquina antiga, só que agora mais rápido.

Se por acaso já sentiu este ‘feeling’, sugiro que leia esta thread do reddit, onde temos muitos entusiastas a falar do mesmo! Aliás, temos muito boa gente a dizer que montou 3 ou 4 PCs em 2020, só para manter o ‘vício’.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Leia também