(Especial) Formatar o PC muitas vezes pode trazer problemas?

Normalmente, quando existem problemas graves no PC, e não se sabe bem qual é a razão de tudo, a sugestão passa sempre por fazer um backup e posteriormente formatar tudo o que está na drive principal. Ou seja, onde o Sistema Operativo está instalado.

Aliás, muitos utilizadores do Windows preferem formatar o seu PC pelo menos uma vez por mês, para garantir que tudo está bem na sua máquina. Mas será que isto poderá trazer alguns problemas ao hardware do computador?



(Especial) Formatar o PC muitas vezes pode trazer problemas?

formatar o PC

Portanto, na verdade, formatar é algo que não tem grande impacto no hardware do PC. Ou seja, formatar completamente o armazenamento do seu computador ‘supostamente’ apaga todos os dados do sistema. No entanto, a verdade é que nada disso acontece! Apenas são apagadas todas as ligações das tabelas que indicam onde estão os dados, a informação fica em memória na mesma. Desta forma, os dados apenas serão apagados quando nova informação for escrita no disco.

Além disso, temos também uma sugestão, se por ventura está a utilizar um sistema operativo mais antigo num SSD, ligue o TRIM e desative a desfragmentação da drive.

Em suma, formate à vontade. Aliás, com o Windows 10 e as suas fantásticas atualizações, formatar o PC regularmente até pode ser uma boa ideia, desde que faça sempre backups.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Leia também