(Especial) Faz ideia de como o CPU e GPU funcionam em conjunto?

Os entusiastas do mundo do PC Gaming adoram falar de especificações, de GigaHertz, arquiteturas, de Teraflops, processos de produção, dos preços das placas ou falta de stock destas, e até das rivalidade entre a Intel e a AMD, e claro, entre a AMD e a NVIDIA.

No entanto, no meio de toda esta discussão, faz ideia de como é que a placa gráfica (GPU) e processador (CPU) comunicam entre si para lhe oferecer o gigantesco número de FPS que gosta de ver no seu monitor?



(Especial) Faz ideia de como um CPU e um GPU funcionam em conjunto?

PC

Como é que uma placa gráfica e um processador funcionam em simultâneo? É uma explicação complicada, mas que se resume a um aumento dos cálculos feitos em simultâneo. Aliás, muito curiosamente, o GPU foi inicialmente ‘inventado’ para simplesmente “criar” imagens nas consolas e PCs. Mas hoje em dia são muito mais competentes que isto, sendo autênticas máquinas de processamento de dados.

Dito isto, o GPU foi criado para ser um complemento para o CPU, e nunca para ser um substituto seu. Como assim? Pois bem, enquanto o GPU corre os cálculos necessários, o CPU fica responsável pelo programa principal. Ou seja, enquanto o CPU executa todo o sistema e gere todas as instruções, o GPU fica responsável por tarefas mais especializadas, normalmente no espaço matemático. Curiosamente, na maioria das vezes, o GPU completa mais trabalho que o CPU, no mesmo período de tempo gasto.

Portanto, como já deve ter percebido… Esta explicação por escrito iria demorar algum tempo. E os termos técnicos seriam mais do que muitos. Por isso, vamos aproveitar um projeto da equipa do “Mythbusters”, para ter uma noção visual de como toda a magia acontece.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.

Artigos relacionados