Anuncia na Leak comercial@leak.pt
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
AI News
  • Android
  • Apple
  • Burlas
  • Especiais
    • Vida digital
    • Computadores
    • Inteligência Artificial
    • Ciência
    • Tech
    • Retro
  • Streaming
  • Jogos
  • Auto
  • Reviews
  • Promoções
Leak
  • Android
  • Apple
  • Burlas
  • Especiais
    • Vida digital
    • Computadores
    • Inteligência Artificial
    • Ciência
    • Tech
    • Retro
  • Streaming
  • Jogos
  • Auto
  • Reviews
  • Promoções
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Logo Leak
Nenhum resultado
Ver todos os resultados

(Especial) Desligar o PC no botão provoca danos na máquina ou não?

por Nuno Miguel Oliveira
17 de Novembro, 2019
em Especiais
Tempo de leitura: 3 minutos de leitura
0
Monitores, pc
Seguir no Discover Adicionar como fonte preferida

(Especial) Desligar o PC no botão provoca danos na máquina ou não? – Se por acaso é um fã do mundo dos computadores, é bem provável que já tenha sido obrigado a desligar ‘violentamente’ a sua máquina, ao carregar no botão On/Off em vez de proceder ao Shutdown via Windows 10.

É algo que já aconteceu a todos nós, mas que por alguma razão parece que estamos a violar uma das leis básicas dos PCs… Mas o que se há-de fazer? Se o computador encravar, vamos ter de o desligar de alguma maneira.


  • Vai montar computador? Veja as builds para o Black Friday e Natal!

Dito isto, será que carregar no botão Ligar/Desligar tem efeitos secundários para o computador?

PC Gaming

Em boa verdade, há quem diga que abusar deste método poderá resultar em danos sérios para o computador. Tanto para o Hardware como para o software. E isto até faz algum sentido…

Afinal de contas, apesar dos PCs mais antigos funcionarem basicamente como um interruptor de luz, hoje em dia as máquinas possuem modos de hibernação, cessação de operação, etc…

Além disso, sempre que desliga o seu PC, irá passar por uma rotina de verificações e de salvaguarda de informação.

Em suma, hoje em dia, quando desligamos um computador corretamente, estamos a enviar um comando para o Sistema Operativo para este fechar todas as aplicações em execução antes de cortar completamente a energia.

Ok… Tudo bem… Mas vou mesmo avariar o meu PC se o desligar no botão?

PC, on/off

Provavelmente não! Pelo menos não para sempre. Mas poderá continuar a ter alguns problemas. Ou seja, desligar o PC no botão é uma acção válida, que todos nós na Leak já tivemos de fazer uma vez ou outra. Porém, a prática do ‘Hard Shutdown’ deve ser sempre vista como um último recurso.

É que apesar de hoje em dia as fontes de alimentação serem bastante mais apetrechadas em relação ao passado. A probabilidade de acontecer um problema devido a uma súbita interrupção de energia é bastante real. Especialmente se ainda usa um disco rígido mecânico (HDD), em que a agulha poderá ficar a meio de uma operação de escrita, resultando no corrupção da informação guardada.

Contudo, existe uma razão para as faltas de luz já não resultarem em PCs queimados! É que a tecnologia de hardware teve uma evolução brutal nos últimos anos.

Portanto, a nível de hardware, a não ser que tenha algum componente com defeito, não deverá ter qualquer problema… Mas a nível de software a história é outra!

windows

Um súbito corte na energia poderá corromper alguns ficheiros do seu PC. Mas quais? Bem… Todos! E aqui, não estamos apenas a falar dos ficheiros do seu disco, nada disso. Estamos também a falar da BIOS da sua motherboard, ou software da sua placa gráfica.

E nesse caso, se não tiver competência técnica suficiente para resolver o assunto em casa. Vai ter de ir à assistência técnica.

Além disto, existe sempre a possibilidade de haver problemas durante a atualização de um software crítico, como drivers, ou mesmo o Sistema Operativo. Aqui também irá ter de lidar com vários processos de recuperação, que não são extremamente difíceis, mas são seguramente chatos.

Em suma, é sempre boa ideia utilizar o ‘Hard Shutdown’ como um recurso e não como algo normal do seu dia a dia.


(Especial) Desligar o PC no botão provoca danos na máquina ou não? – Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Subscrever newsletter Recebe os melhores artigos da Leak no teu email
Partilhar234EnviarPartilhar41PartilharSummarize
Nuno Miguel Oliveira

Nuno Miguel Oliveira

Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Artigos relacionados

ar condicionado causa dor de garganta, ar condicionado poupar luz

A regra dos 3 minutos que muita gente não sabe (e salva o teu ar condicionado)

50 minutos atrás
earbuds, áudio, sem fios

A grande mentira do áudio sem fios? O teu smartphone dá pouco?

2 horas atrás
volta

Caos em Lisboa? A culpa é do sistema Volta!

2 horas atrás
Airbus hidrogénio

Airbus quer trocar os motores a jato por hidrogénio. O plano começa em 2027

3 horas atrás

Leak@2026 – Todos os direitos reservados

  • Sobre
  • Ficha técnica
  • Estatuto editorial
  • Termos e Condições
  • Política de Cookies
  • Contactos
Adicionar como fonte preferida
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Android
  • Apple
  • Burlas
  • Especiais
    • Vida digital
    • Computadores
    • Inteligência Artificial
    • Ciência
    • Tech
    • Retro
  • Streaming
  • Jogos
  • Auto
  • Reviews
  • Promoções

Leak@2026 - Todos os direitos reservados