(Especial) Desligar o PC no botão provoca danos na máquina ou não?

(Especial) Desligar o PC no botão provoca danos na máquina ou não? – Se por acaso é um fã do mundo dos computadores, é bem provável que já tenha sido obrigado a desligar ‘violentamente’ a sua máquina, ao carregar no botão On/Off em vez de proceder ao Shutdown via Windows 10.

É algo que já aconteceu a todos nós, mas que por alguma razão parece que estamos a violar uma das leis básicas dos PCs… Mas o que se há-de fazer? Se o computador encravar, vamos ter de o desligar de alguma maneira.



Dito isto, será que carregar no botão Ligar/Desligar tem efeitos secundários para o computador?

PC Gaming

Em boa verdade, há quem diga que abusar deste método poderá resultar em danos sérios para o computador. Tanto para o Hardware como para o software. E isto até faz algum sentido…

Afinal de contas, apesar dos PCs mais antigos funcionarem basicamente como um interruptor de luz, hoje em dia as máquinas possuem modos de hibernação, cessação de operação, etc…

Além disso, sempre que desliga o seu PC, irá passar por uma rotina de verificações e de salvaguarda de informação.

Em suma, hoje em dia, quando desligamos um computador corretamente, estamos a enviar um comando para o Sistema Operativo para este fechar todas as aplicações em execução antes de cortar completamente a energia.

Ok… Tudo bem… Mas vou mesmo avariar o meu PC se o desligar no botão?

PC, on/off

Provavelmente não! Pelo menos não para sempre. Mas poderá continuar a ter alguns problemas. Ou seja, desligar o PC no botão é uma acção válida, que todos nós na Leak já tivemos de fazer uma vez ou outra. Porém, a prática do ‘Hard Shutdown’ deve ser sempre vista como um último recurso.

É que apesar de hoje em dia as fontes de alimentação serem bastante mais apetrechadas em relação ao passado. A probabilidade de acontecer um problema devido a uma súbita interrupção de energia é bastante real. Especialmente se ainda usa um disco rígido mecânico (HDD), em que a agulha poderá ficar a meio de uma operação de escrita, resultando no corrupção da informação guardada.

Contudo, existe uma razão para as faltas de luz já não resultarem em PCs queimados! É que a tecnologia de hardware teve uma evolução brutal nos últimos anos.

Portanto, a nível de hardware, a não ser que tenha algum componente com defeito, não deverá ter qualquer problema… Mas a nível de software a história é outra!

windows

Um súbito corte na energia poderá corromper alguns ficheiros do seu PC. Mas quais? Bem… Todos! E aqui, não estamos apenas a falar dos ficheiros do seu disco, nada disso. Estamos também a falar da BIOS da sua motherboard, ou software da sua placa gráfica.

E nesse caso, se não tiver competência técnica suficiente para resolver o assunto em casa. Vai ter de ir à assistência técnica.

Além disto, existe sempre a possibilidade de haver problemas durante a atualização de um software crítico, como drivers, ou mesmo o Sistema Operativo. Aqui também irá ter de lidar com vários processos de recuperação, que não são extremamente difíceis, mas são seguramente chatos.

Em suma, é sempre boa ideia utilizar o ‘Hard Shutdown’ como um recurso e não como algo normal do seu dia a dia.


(Especial) Desligar o PC no botão provoca danos na máquina ou não? – Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir. Obrigado!

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

Leia também

Deixe um comentário