(Especial) Conhece as diferenças entre os tipos de ecrã LCD?

Já tentou comprar um monitor para o seu PC e ficou completamente “à nora” com os muitos modelos disponíveis no mercado? Afinal de contas, não é apenas o tamanho e Hz que conta… Temos também de ter atenção ao tipo de painel utilizado, porque cada um deles é melhor em algumas coisas e piores noutras.

Dito tudo isto, no mundo do LCD temos 3 tipos de ecrãs:

  • IPS
  • VA
  • TN

Vamos por partes?



(Especial) Conhece as diferenças nos tipos de ecrã LCD? (TN vs. VA vs. IPS)

TN, IPS, LCD, ecrã

Portanto, qual é a grande diferença entre estes tipos de painéis?

Afinal de contas, é preciso saber que tecnologia iremos encontrar no nosso monitor, visto que esta conta logo grande parte da história da sua performance e comportamento ao longo do tempo.

TN (Twisted Nematic)

Esta é a tecnologia mais antiga, sendo baseada no efeito Twisted Nematic, que por sua vez permite controlar as moléculas de cristal liquido através de mudanças na voltagem. Muito resumidamente, quando a voltagem é zero, os cristais ficam “desligados” e permitem a passagem de luz, quando existe voltagem, começam a bloqueá-la.

VA (Vertical Alignment)

Como o nome indica, esta tecnologia usa cristais líquidos alinhados de forma vertical para deixar passar a luz, mais uma vez, a passagem de luz é influenciada pela passagem de voltagem. A grande diferença entre o VA e o IPS, é que enquanto nos painéis VA, os cristais estão postos de forma perpendicular, no IPS estão de forma paralela.

IPS (In-Plane Switching)

Como em qualquer ecrã LCD, a voltagem é a chave de tudo. No entanto, ao contrário dos painéis TN e VA, aqui temos uma orientação bastante diferente, com os cristais a ficarem montados de forma paralela ao substrato de vidro. Assim, em vez de torcer os cristais, estes “rodam” para permitir a passagem de luz. Algo que por sua vez permite mais benefícios para a qualidade de imagem, sendo esta a grande razão pela qual os utilizadores preferem painéis IPS.

Brilho, contraste e ângulos de visualização

A maior diferença passa mesmo pelos ângulos de visualização. Neste campo, os ecrãs TN são os piores, com grandes mudanças na cor e contraste. Assim, se por acaso optar por um ecrã LCD TN, tenha a certeza que vai ficar sempre bem à frente do monitor.

No caso das tecnologias VA e IPS, a coisa é inegavelmente superior, com o IPS a ficar na primeira posição.

Já no campo do brilho, depende muito da tecnologia usada para o backlight (todos os ecrãs LCD e LED precisam de ter uma fonte de luz). No entanto, em termos de contraste, existem algumas diferenças nas tecnologias.

Neste campo, quem reina é o VA, com o IPS na segunda posição e o TN logo a seguir, muito perto do IPS. (TN/IPS: 1000:1 ou menos, VA: 2000:1 ou mais)

Cor

Os painéis TN são sempre piores na reprodução de cores, com o VA a ficar no meio e o IPS a ficar no trono. Afinal, enquanto os modelos mais baratos baseados na tecnologia TN anda pelos 6~8 bits de cor, a tecnologia VA anda nos 8-bit e por fim, temos o IPS nos 10-bit.

Atualização de frames (Hz)

Neste campo, quem reina é o TN. Ou seja, apesar de ficar atrás em todos os outros campos, é também o único painel capaz de chegar aos 240Hz ou 360Hz.

As fabricantes estão a trabalhar arduamente para levar o IPS a estes níveis, mas é inegável que o TN oferece um outro nível de fluidez em jogos.

Tempos de Resposta

Mais uma vez, o painel TN reina numa característica muito valorizada pelo mundo dos jogos com tempos de resposta à volta do 1ms. Logo a seguir temos o IPS, que depois de muita evolução já anda nos 4ms. Os ecrãs VA são os mais lentos, andando entre os 5ms e os 6ms.

Conclusão

Os painéis TN são os mais rápidos, no entanto, comprometem mais na qualidade de imagem. São quase sempre a escolha dos gamers! Entretanto, o IPS oferece a melhor qualidade de imagem e ângulos de visualização, conseguindo bons valores em tudo o resto. É quase sempre a escolha dos profissionais.

Por fim, os painéis VA são os mais lentos, mas têm o melhor contraste e pretos mais profundos. A performance de cor não está ao nível do IPS, mas são muito superiores aos monitores TN. São também uma boa escolha para o gaming, devido à maior facilidade de chegar a boas taxas de atualização de frames, apesar da resposta mais lenta.

Em suma, não existe uma tecnologia “melhor”, existe uma tecnologia “mais indicada para si”.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Gboard: já pode personalizar como nunca o teclado da Google!

Não há dúvidas de que o teclado da Google, o Gboard é um dos melhores e mais utilizados. Funciona bem e disponibiliza diversas funcionalidades....

Ataques informáticos dão 35 anos de prisão a homem de 32 anos!

Muitas pessoas acham que estão a salvo por fazerem atividades ilícitas atrás de um computador. No entanto isto não podia estar mais longe da...

Não jogue estes jogos! São considerados os mais tóxicos!

Se por acaso costuma jogar diariamente os mais diversos vídeo jogos então certamente deverá saber que existem uns com comunidades mais tóxicas do que...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!