(Especial) Conhece as diferenças entre os tipos de ecrã LCD?

Já tentou comprar um monitor para o seu PC e ficou completamente “à nora” com os muitos modelos disponíveis no mercado? Afinal de contas, não é apenas o tamanho e Hz que conta… Temos também de ter atenção ao tipo de painel utilizado, porque cada um deles é melhor em algumas coisas e piores noutras.

Dito tudo isto, no mundo do LCD temos 3 tipos de ecrãs:

  • IPS
  • VA
  • TN

Vamos por partes?



(Especial) Conhece as diferenças nos tipos de ecrã LCD? (TN vs. VA vs. IPS)

ecrã LCD

Portanto, qual é a grande diferença entre estes tipos de painéis?

Afinal de contas, é preciso saber que tecnologia iremos encontrar no nosso monitor, visto que esta conta logo grande parte da história da sua performance e comportamento ao longo do tempo.

TN (Twisted Nematic)

Esta é a tecnologia mais antiga, sendo baseada no efeito Twisted Nematic, que por sua vez permite controlar as moléculas de cristal liquido através de mudanças na voltagem. Muito resumidamente, quando a voltagem é zero, os cristais ficam “desligados” e permitem a passagem de luz, quando existe voltagem, começam a bloqueá-la.

VA (Vertical Alignment)

Como o nome indica, esta tecnologia usa cristais líquidos alinhados de forma vertical para deixar passar a luz, mais uma vez, a passagem de luz é influenciada pela passagem de voltagem. A grande diferença entre o VA e o IPS, é que enquanto nos painéis VA, os cristais estão postos de forma perpendicular, no IPS estão de forma paralela.

IPS (In-Plane Switching)

Como em qualquer ecrã LCD, a voltagem é a chave de tudo. No entanto, ao contrário dos painéis TN e VA, aqui temos uma orientação bastante diferente, com os cristais a ficarem montados de forma paralela ao substrato de vidro. Assim, em vez de torcer os cristais, estes “rodam” para permitir a passagem de luz. Algo que por sua vez permite mais benefícios para a qualidade de imagem, sendo esta a grande razão pela qual os utilizadores preferem painéis IPS.

Brilho, contraste e ângulos de visualização

A maior diferença passa mesmo pelos ângulos de visualização. Neste campo, os ecrãs TN são os piores, com grandes mudanças na cor e contraste. Assim, se por acaso optar por um ecrã LCD TN, tenha a certeza que vai ficar sempre bem à frente do monitor.

No caso das tecnologias VA e IPS, a coisa é inegavelmente superior, com o IPS a ficar na primeira posição.

Já no campo do brilho, depende muito da tecnologia usada para o backlight (todos os ecrãs LCD e LED precisam de ter uma fonte de luz). No entanto, em termos de contraste, existem algumas diferenças nas tecnologias.

Neste campo, quem reina é o VA, com o IPS na segunda posição e o TN logo a seguir, muito perto do IPS. (TN/IPS: 1000:1 ou menos, VA: 2000:1 ou mais)

Cor

Os painéis TN são sempre piores na reprodução de cores, com o VA a ficar no meio e o IPS a ficar no trono. Afinal, enquanto os modelos mais baratos baseados na tecnologia TN anda pelos 6~8 bits de cor, a tecnologia VA anda nos 8-bit e por fim, temos o IPS nos 10-bit.

Atualização de frames (Hz)

Neste campo, quem reina é o TN. Ou seja, apesar de ficar atrás em todos os outros campos, é também o único painel capaz de chegar aos 240Hz ou 360Hz.

As fabricantes estão a trabalhar arduamente para levar o IPS a estes níveis, mas é inegável que o TN oferece um outro nível de fluidez em jogos.

Tempos de Resposta

Mais uma vez, o painel TN reina numa característica muito valorizada pelo mundo dos jogos com tempos de resposta à volta do 1ms. Logo a seguir temos o IPS, que depois de muita evolução já anda nos 4ms. Os ecrãs VA são os mais lentos, andando entre os 5ms e os 6ms.

Conclusão

Os painéis TN são os mais rápidos, no entanto, comprometem mais na qualidade de imagem. São quase sempre a escolha dos gamers! Entretanto, o IPS oferece a melhor qualidade de imagem e ângulos de visualização, conseguindo bons valores em tudo o resto. É quase sempre a escolha dos profissionais.

Por fim, os painéis VA são os mais lentos, mas têm o melhor contraste e pretos mais profundos. A performance de cor não está ao nível do IPS, mas são muito superiores aos monitores TN. São também uma boa escolha para o gaming, devido à maior facilidade de chegar a boas taxas de atualização de frames, apesar da resposta mais lenta.

Em suma, não existe uma tecnologia “melhor”, existe uma tecnologia “mais indicada para si”.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Leia também

pub