Inicio Auto (Especial) Os 6 cuidados a ter num carro parado há muito tempo

(Especial) Os 6 cuidados a ter num carro parado há muito tempo

Os 6 cuidados a ter num carro parado há muito tempo – Como em quase todas as situações da nossa vida, a melhor forma de se proteger começa pela prevenção e os carros estão também incluídos nesta frase. Assim se devido à pandemia ficou condicionado em casa e obrigado a deixar o carro parado… Talvez seja boa ideia ter alguns cuidados antes de voltar ao seu dia a dia normal.

Saiba algumas recomendações para garantir o bom funcionamento do seu veículo!

1 – Bateria

Apesar de parado, o mais comum a acontecer nas baterias dos carros é o seu descarregamento ao longo do tempo. Isto acontece mesmo que tenha tido o cuidado especial em deixar o seu carro a trabalhar antes da longa paragem.

Neste ponto, não recomendamos saídas inapropriadas de casa, mas o melhor mesmo seria colocar o seu veículo a funcionar algumas vezes por semana. Tudo isto depende muito de cada veículo, idade, condições da bateria, clima e temperatura. No entanto poderá minimizar o impacto disto se ligar o carro uma ou duas vezes por semana durante 15 minutos.

Se for possível a melhor forma é mesmo circular com o carro pelo menos uma vez por semana. Poderá ser viagens perto de casa desde que mantenha o movimento por algum tempo.

cuidados a ter

2 – Óleo

O óleo é dos líquidos mais importantes do seu veículo, promovendo a lubrificação de imensas peças mecânicas, inclusive do seu motor. Porém se o seu veículo estiver parado durante demasiado tempo, a tendência deste material é a perda das suas características.

Acrescentando ao carregamento da bateria, colocar o seu motor a trabalhar semanalmente irá garantir a lubrificação de todos os seus componentes móveis. No entanto, o melhor será mesmo circular em viagens pequenas para conseguir lubrificar outras peças como a transmissão.

cuidados a ter

3 – Pneus

Para quem está acostumado a fazer grandes viagens, este é um dos pontos fundamentais a se preocupar. Afinal de contas a pressão dos pneus tende a desaparecer com o passar do tempo e se conduzir com pressões erradas irá criar desgaste prematuro e até danos nos seus pneus.



A recomendação aqui é aumentar um pouco a pressão dos pneus, de forma a que não aconteça o achatamento da zona que fica sempre em contato com o piso. Quando voltar a conduzir o veículo lembre-se de voltar a colocar as pressões recomendadas do seu carro.

cuidados a ter

4 – Combustível

Neste campo, apesar do combustível não apresentar regularmente problemas mesmo num carro parado. Alguns cuidados a ter aqui é o enchimento do deposito, o que evita os vapores excessivos, especialmente em carros a gasolina e evita também a condensação acumulada no seu depósito.



cuidados a ter

5 – Travão de estacionamento

Quando pensa em deixar o seu automóvel parado por um longo período de tempo, o normal será “esticar” o travão de estacionamento ao máximo. Porém isto poderá trazer-lhe um problema comum, a colagem das pastilhas dos travões de disco ou até tambores.

Alguns cuidados a ter neste campo é estacionar sempre com a mudança engatada e num zona plana, de forma a que não necessite de esforçar demasiado o travão.


Nota do redator: Isto é algo que já me aconteceu e não é nada engraçado tentar sair do sitio e o carro teimar em querer ficar parado.


cuidados a ter

6 – Faça o Check-up e a Manutenção programada

O check-up a fazer quando necessitar de voltar à condução normal passa por verificar a pressão dos pneus, o nível do óleo, líquido do radiador, as luzes e testar os travões a baixas velocidades.

Além disto, embora a frequência de utilização do seu carro fique quase nula, o tempo para a revisão e manutenção definidos pela marca do seu carro mantêm-se. Sendo essencial continuar a trocar o óleo e outros fluídos nos tempos adequados e verificar os componentes essenciais.



Em suma estes são alguns dos pontos essenciais a seguir para evitar o desgaste e avarias prematuras no seu veículo. Recomendamos que mantenha-se em segurança e siga todos os procedimentos necessários de forma a manter-se seguro e o seu veículo saudável.


Especial – Conheça 6 cuidados a ter num carro parado à muito tempo – Ademais, o que pensa sobre isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo. Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Silvio José
Sempre gostei de tecnologia, e em tenra idade já sonhava em construir a minha Dream Machine. Alcançado esse sonho agora o objetivo é aprender mais e mais. A minha paixão em todo o tipo de tecnologia faz-me estar sempre alerta a todas as novidades.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Leia também

A Nintendo Entertainment System (NES) fez 35 anos!

Em Outubro de 1985, a Nintendo estreou a Nintendo Entertainment System, a consola que revolucionou o mercado! Curiosamente, embora a Nintendo tenha sido fundada em...

007 tem data de lançamento! Mas está por um fio… Streaming é opção!

O mundo do cinema foi-se completamente a baixo nesta reta final do horrível ano de 2020. Devido ao adiamento de filmes como 007: Sem...

Volkswagen ID.3 obtém nota máxima nos testes de segurança

O novo Volkswagen ID.3 não consegue parar de impressionar nos testes que têm aparecido. Afinal de contas, além das opiniões positivas dos jornalistas acerca...

Estava à espera do relógio da OnePlus? Espere sentado!

Segundo novas informações, a OnePlus decidiu adiar indefinidamente o lançamento do seu primeiro smartwatch. A fonte é bastante fidedigna (Max J.), especialmente no mundo...

Galaxy S21 igual ao Galaxy S20? Fabricantes em dificuldades?

Galaxy S21 igual ao Galaxy S20? - Os consumidores já se andam a queixar de falta de inovação no mundo dos smartphones há algum...