(Especial) Os 6 cuidados a ter num carro parado há muito tempo

Os 6 cuidados a ter num carro parado há muito tempo – Como em quase todas as situações da nossa vida, a melhor forma de se proteger começa pela prevenção e os carros estão também incluídos nesta frase. Assim se devido à pandemia ficou condicionado em casa e obrigado a deixar o carro parado… Talvez seja boa ideia ter alguns cuidados antes de voltar ao seu dia a dia normal.

Saiba algumas recomendações para garantir o bom funcionamento do seu veículo!

1 – Bateria

Apesar de parado, o mais comum a acontecer nas baterias dos carros é o seu descarregamento ao longo do tempo. Isto acontece mesmo que tenha tido o cuidado especial em deixar o seu carro a trabalhar antes da longa paragem.

Neste ponto, não recomendamos saídas inapropriadas de casa, mas o melhor mesmo seria colocar o seu veículo a funcionar algumas vezes por semana. Tudo isto depende muito de cada veículo, idade, condições da bateria, clima e temperatura. No entanto poderá minimizar o impacto disto se ligar o carro uma ou duas vezes por semana durante 15 minutos.

Se for possível a melhor forma é mesmo circular com o carro pelo menos uma vez por semana. Poderá ser viagens perto de casa desde que mantenha o movimento por algum tempo.

cuidados a ter

2 – Óleo

O óleo é dos líquidos mais importantes do seu veículo, promovendo a lubrificação de imensas peças mecânicas, inclusive do seu motor. Porém se o seu veículo estiver parado durante demasiado tempo, a tendência deste material é a perda das suas características.

Acrescentando ao carregamento da bateria, colocar o seu motor a trabalhar semanalmente irá garantir a lubrificação de todos os seus componentes móveis. No entanto, o melhor será mesmo circular em viagens pequenas para conseguir lubrificar outras peças como a transmissão.

cuidados a ter

3 – Pneus

Para quem está acostumado a fazer grandes viagens, este é um dos pontos fundamentais a se preocupar. Afinal de contas a pressão dos pneus tende a desaparecer com o passar do tempo e se conduzir com pressões erradas irá criar desgaste prematuro e até danos nos seus pneus.



A recomendação aqui é aumentar um pouco a pressão dos pneus, de forma a que não aconteça o achatamento da zona que fica sempre em contato com o piso. Quando voltar a conduzir o veículo lembre-se de voltar a colocar as pressões recomendadas do seu carro.

cuidados a ter

4 – Combustível

Neste campo, apesar do combustível não apresentar regularmente problemas mesmo num carro parado. Alguns cuidados a ter aqui é o enchimento do deposito, o que evita os vapores excessivos, especialmente em carros a gasolina e evita também a condensação acumulada no seu depósito.



cuidados a ter

5 – Travão de estacionamento

Quando pensa em deixar o seu automóvel parado por um longo período de tempo, o normal será “esticar” o travão de estacionamento ao máximo. Porém isto poderá trazer-lhe um problema comum, a colagem das pastilhas dos travões de disco ou até tambores.

Alguns cuidados a ter neste campo é estacionar sempre com a mudança engatada e num zona plana, de forma a que não necessite de esforçar demasiado o travão.


Nota do redator: Isto é algo que já me aconteceu e não é nada engraçado tentar sair do sitio e o carro teimar em querer ficar parado.


cuidados a ter

6 – Faça o Check-up e a Manutenção programada

O check-up a fazer quando necessitar de voltar à condução normal passa por verificar a pressão dos pneus, o nível do óleo, líquido do radiador, as luzes e testar os travões a baixas velocidades.

Além disto, embora a frequência de utilização do seu carro fique quase nula, o tempo para a revisão e manutenção definidos pela marca do seu carro mantêm-se. Sendo essencial continuar a trocar o óleo e outros fluídos nos tempos adequados e verificar os componentes essenciais.



Em suma estes são alguns dos pontos essenciais a seguir para evitar o desgaste e avarias prematuras no seu veículo. Recomendamos que mantenha-se em segurança e siga todos os procedimentos necessários de forma a manter-se seguro e o seu veículo saudável.


Especial – Conheça 6 cuidados a ter num carro parado à muito tempo – Ademais, o que pensa sobre isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

mm
Silvio José
Sempre gostei de tecnologia, e em tenra idade já sonhava em construir a minha Dream Machine. Alcançado esse sonho agora o objetivo é aprender mais e mais. A minha paixão em todo o tipo de tecnologia faz-me estar sempre alerta a todas as novidades.

Mais deste autor

Relacionadas

Últimos artigos

Gosta de Vikings na Netflix? Nem sabe a novidade que temos!

É inegável o facto de que Vikings foi talvez um dos projetos de maior sucesso já disponíveis na Netflix até aos dias de hoje....

Nova série da Netflix vai ter um dos melhores atores de Hollywood!

Se existe algo que a Netflix faz e que os fãs adoram verdadeiramente, isso é sem dúvida nenhuma algumas adaptações de filmes e série...

Ator confirmou e vem aí terceiro filme! Mas de qual estamos a falar?

Costuma-se dizer que quando mais antigos são os filmes, melhor acaba por ser o conteúdo. E a verdade, é que até existe muito sentido...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!