(Especial) Aumente velocidade da Internet em 30s (de borla)!

A sua ligação à Internet não depende apenas da velocidade contratada e router que a sua fornecedora (ISP) montou em sua casa. Afinal de contas, existe uma forma de melhorar significativamente a velocidade da sua internet, em todas as plataformas (Windows, Linux, Mac, iOS e Android), sem perder muito tempo!

Mas antes de mais nada, é preciso explicar um pouquinho deste tema. Vamos ao que interessa?



Já ouviu falar de servidores DNS? Sabe o que são? Sabe que é possível melhorar a performance da sua Internet, ao mudar de servidor?

aumentar velocidade Internet

Muito resumidamente, de forma clara, um servidor DNS é um computador onde temos uma base de dados com endereços de IP públicos e os seus respetivos domínios. Ou seja, na prática, fazem a ligação entre um domínio e um número de IP, que nada mais é do que a identificação do servidor para o qual o domínio está a apontar.

Para ficar ainda mais fácil de entender, um servidor DNS é o sistema que traduz o “site.pt ou .com” para um endereço de IP, por exemplo, 151.11.12.123. (Este processo acontece quando mete o endereço de um site na barra do navegador). Curiosamente, o inverso também acontece, ou seja, se meter o IP “172.217.6.78” na barra do seu navegador, irá para o site Google.com.

Em suma, o servidor DNS serve para que não tenha de saber endereços IP de cor, usando apenas o endereço do domínio, como “Leak.pt“.

Até aqui tudo bem… Mas o que tem isto a ver com uma melhoria da velocidade? 

É muito simples, os fornecedores de Internet nem sempre oferecem os melhores servidores DNS do mercado. Por isso, cabe a nós pesquisar uma alternativa, como os servidores Google DNS ou CloudFlare DNS, que são completamente gratuitos.

Dito tudo isto, aqui poderá aprender como mudar o DNS para o da Cloudflare (1.1.1.1). (Tem um tutorial para todas as plataformas neste site) Mas também pode seguir o tutorial em baixo se tiver um PC Windows:

  • Vá ao Menu Iniciar e pesquisa “Painel de Controlo”
  • Vá a “Rede e Internet” -> “Centro de Rede e Partilha” -> “Alterar Definições da Placa”.  Escolha a sua ligação à Internet e clique com o botão direito do rato.
  • Clique em Propriedades e procure “Protocolo IP versão 4 (ou versão 6 se desejar), clique novamente em propriedades.
  • Escolha “Utilizar os seguintes endereços de servidor DNS:” e meta para IPv4: 1.1.1.1 e 1.0.0.1 e para IPv6:  2606:4700:4700::1111 e 2606:4700:4700::1001
  • Clique OK e reinicie a máquina.

Os servidores DNS da Cloudflare estão sempre nas primeiras posições em termos de velocidade, privacidade e confiabilidade. Mas tente por si mesmo e perceba se a sua ligação melhorou ou não.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Em destaque

Leia também