Inicio Especiais (Especial) Porque é que as placas gráficas são tão caras?

(Especial) Porque é que as placas gráficas são tão caras?

Uma placa gráfica é um componente computacional que é no fundo uma maravilha da engenharia. Afinal de contas, um GPU NVIDIA Pascal tem cerca de 16 mil milhões de transístores! Para ter um termo de comparação, um processador Intel de 18 núcleos (Xeon) tem cerca de 5 mil milhões de transistores.

Mas será que isto justifica o preço que as fabricantes pedem? Especialmente a NVIDIA que está no topo de mercado há alguns anos?

Em boa verdade, apesar do mercado de placas gráficas ser extremamente exigente para as fabricantes, pedindo quantidades enormes de investimento… É também verdade que os preços têm subido a pique, especialmente depois da loucura das placas gráficas de 2017, derivado ao aumento do valor da moeda virtual Bitcoin.



Então, se a loucura do mining de criptomoedas já terminou, porquê é que as placas gráficas continuam absurdamente caras?

as placas gráficas

Em suma… Porque as marcas podem!

A AMD está agora a voltar em força ao mercado, especialmente no mundo dos processadores. Contudo, as suas placas gráficas ainda não são nada de especial na gama mais alta, especialmente quando olhamos para a RTX 2080 Super ou RTX 2080 Ti que reinam à vontade.

Em suma, esquecendo a gama média onde a AMD até lançou muito recentemente as RX 5700 a um preço interessante… A NVIDIA pode pedir o dinheiro que quiser! porque os consumidores que realmente querem estas placas, não têm problemas em pagar o que é pedido.

O que levanta outra questão… Porquê é que as placas gráficas Workstation são tão mais caras que as placas lançadas no mercado de consumo tradicional?

as placas gráficas

Portanto, no mercado de modelação gráfica e edição de vídeo, encontramos máquinas super poderosas equipadas com os CPUs Ryzen Threadripper, e placas gráficas como as AMD FirePro ou NVIDIA Quadro, onde claro está, os FPS não são uma preocupação para os consumidores.

Placas gráficas que podem chegar aos 2000/3000€ de forma bastante fácil! Mas porquê?

Caso não saiba, as placas gráficas ‘Gaming’ são lançadas com especificações bem similares a estas Quadro ou FirePro. Então, qual é a diferença para termos preços tão diferentes? Apesar de existirem algumas diferenças nestas gamas ‘gaming’ e ‘business’, a verdade é que a grande diferença são as drivers utilizadas.

Então, posso comprar uma RTX 2080 e utilizar as drivers das placas Quadro? Nop!

As fabricantes já pensaram nisso, e por isso, estas placas estão limitadas a nível de software, de forma a prevenir a compatibilidade com as drivers indicadas para workstations.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo. Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Leia também

Your Phone do Windows vai ficar muito mais poderoso!

Com o Windows 10 Build 20221, a aplicação Your Phone da Microsoft vai ter direito a uma novidade. Chama-se “fixação de notificações”. Para quem...

Microsoft Edge vai mesmo rebentar com o Google Chrome!

O novo Microsoft Edge está lentamente a chegar a todos os dispositivos através do Windows Update e também vem pré-instalado no update de Outubro...

Oppo Reno4 Lite: certificação revela especificações principais

A Oppo está a trabalhar arduamente na familia de smartphones Reno. Dito isto, já apresentou o Oppo Reno4 e o Reno4 Pro na China...

TicWatch Pro 3: justifica-se um preço de 299 Euros?

A Qualcomm revelou dois novos chipsets para wearables em junho. Falo do Snapdragon Wear 4100 e 4100+. Os novos chips são uma atualização significativa...

Nokia 7.3: novas imagens revelam todos os pormenores!

Antes do evento Nokia Mobile há alguns dias, houve relatos de que o Nokia 7.3 seria lançado em 22 de setembro. No entanto, este...