(Especial) As atualizações do Windows falham tanto porquê?

Não é novidade para ninguém que as atualizações para o Windows 10 por vezes fazem mais mal do que bem aos computadores da malta… Aliás, ultimamente tem sido um fartote, com correções que infelizmente acabam por trazer problemas mais graves que os originais.

Tudo isto levanta uma questão… Como é que uma gigante como a Microsoft não é capaz de apanhar estes problemas antes de lançar os pacotes de atualização? Pois bem, temos um membro da equipa de desenvolvimento Windows Update a tentar explicar a situação.



(Especial) As atualizações do Windows falham tanto porquê?

atualizações do windows

Portanto, Mark Phaedrus da equipa Windows Update decidiu falar um pouco sobre as dificuldades de desenvolvimento no portal Quora. Começando logo por dizer: “Apesar de trabalhar no Windows Update, estes são apenas os meus pensamentos e não a posição oficial da Microsoft”

Primeiramente, quero pedir desculpa pela vossa má experiência com as atualizações do Windows. Nós trabalhamos muito para melhorar a vossa vida, mas ainda temos muito que aprender e melhorar. Contudo, na grande maioria das situações, as nossas atualizações são confiáveis. Pessoalmente já perdi muito tempo a analisar os dados que recebemos de PCs de clientes, e sei que esta parte é verdade.

No entanto, é completamente inegável que existem muitos pontos dolorosos a corrigir.

Compatibilidade entre Hardware, Firmware e Software

Antes de mais nada, é preciso ter em conta que existem milhões de combinações de elementos diferentes numa máquina integrada no ecossistema Windows. E claro, alguns bugs só acontecem em determinadas ocasiões em que um componente extremamente raro aparece na equação. São coisas que nos passam ao lado, porque é simplesmente impossível testar tudo.

Por isso, quando lançamos uma nova atualização, começamos imediatamente a monitorizar as falhas que possam ocorrer. Com os olhos bem abertos ao software e hardware instalado, para perceber que associações possam existir neste campo. É por isso que agora temos a capacidade de bloquear a atualização para PCs com combinações específicas de hardware.

Falhanços na atualização devido à acumulação de pacotes

atualizações do windows

Antigamente, cada patch era uma atualização singular. Isto era espetacular para alguns utilizadores, porque podiam controlar o que entrava no seu PC. No entanto, também era extremamente confuso para outros utilizadores.

Mas pior que tudo isto, era mesmo a confusão que isto significava para a compatibilidade mencionada em cima. Os testes eram muito mais complexos e exigentes para nós! Porque além das diferentes combinações de hardware + software, existia ainda a combinação de atualizações instaladas na máquina.

Por isso, a Microsoft decidiu lançar pacotes com vários pacotes de atualização, em vez de várias atualizações pequenas.

Contudo, isto traz um problema grave… Se por ventura existir algo na sua máquina a impedir uma atualização, e nós não a corrigir-mos, as atualizações vão continuar a falhar.

Má experiência de Utilização

Vamos supor que o Windows Update falha numa máquina em particular. Isto é mau! Significa que a máquina não está segura. Mas o problema realmente grave no meio disto tudo, é quando uma máquina está a funcionar perfeitamente, e depois de uma atualização… Isso deixa de ser verdade.

Sim, nós temos proteções contra isto, visto que o Windows é capaz de identificar um problema na atualização, fazendo imediatamente rollback para uma versão anterior. No entanto, o utilizador tem de assistir ao desenrolar de toda a situação, em vez de conseguir trabalhar normalmente.

A equipa responsável pelo Windows Update está a tentar arranjar uma solução que não interrompa o workflow do utilizador. Com a objetivo a ser que as atualizações aconteçam sempre escondidas do olhar do utilizador, e que não tragam impactos de maior. Mas mais do que isso não pode ser dito.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Fonte

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Office: há uma nova versão para insiders e já pode descarregar!

A Microsoft lançou uma nova versão do Office para insiders e já a pode e deve descarregar. Trata-se da Build 14517.20000 e está disponível para...

Conta Google: atenção se receber este aviso pode ficar sem conta!

É muito raro conseguirmos encontrar uma pessoa que não utiliza produtos Google como o Gmail e o Google Fotos, ou que não tem uma...

Surpresa! Netflix renovou esta série para a segunda temporada!

Com o passar das várias semanas de cada mês, vamos recebendo cada vez mais projetos na Netflix. Sendo que os mesmos acabam por se...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!