Ainda se lembra quando o mundo começou a olhar para os ecrãs planos, em vez das grandes e pesadas CRT? Aliás, eu ainda tenho uma Sony Trinitron no meu sótão, que muito sinceramente, nunca irá sair de lá, porque é grande, é pesada, e é preciso uma grua para a tirar de lá.
Pois bem, a primeira paragem do comboio das TVs de grandes dimensões planas foi nada mais nada menos que o reino das TVs Plasma! Ainda se lembra quando se começou a falar disto? Toda a gente e o seu cão queria uma Plasma em casa, mas na realidade, ninguém percebia muito bem o que era a tecnologia, e quais as suas vantagens ou desvantagens.
Dito isto, da mesma maneira que a tecnologia apareceu, também desapareceu… Afinal de contas, o que aconteceu às TVs Plasma?
(Especial) Ainda se lembra das TVs Plasma? O que aconteceu?
Portanto, foi na CES 2014 que ficámos a saber que a tecnologia Plasma tinha os seus dias contados depois de 13 anos no mercado. Algo que muito boa gente não percebeu, porque a tecnologia era boa, as TVs Plasma eram boas.
Por isso, vamos analisar as razões mais importantes para o seu desaparecimento.
1 – Preço
Enquanto a produção em massa atirou os painéis LCD para preços ridiculamente baixos, e tem baixo consideravelmente o custo dos painéis OLED. O mesmo não aconteceu com as TVs Plasma
2 – Panasonic e falhas no marketing das TVs
A Panasonic cometeu vários erros, muitas vezes atropelando-se. Afinal de contas, muitas vezes, a fabricante foi capaz de ter a melhor qualidade de imagem do mercado, ao mesmo tempo que tinha preços bastante interessantes… Mas mesmo assim, foi quase sempre incapaz de convencer os clientes a levar os seus produtos para casa, com os mesmos a preferir produtos que eram na verdade inferiores.
Em suma, a Panasonic não se preocupou em “esmagar a ameaça” quando as primeiras TVs LCD chegaram ao mercado, e isso acabou por se revelar um erro gigante.
Consumidores nunca perceberam as vantagens e desvantagens da tecnologia
Um grande exemplo disto está no consumo de energia das TVs Plasma. Sim, este tipo de TV consome mais energia, mas em comparação a um modelo LCD equivalente? A diferença nem chega a 1 euro por mês. Os clientes pensavam que iam ter de pagar o dobro, ou o triplo daquilo que uma TV LCD gastava mensalmente.
Competição! As Sul Coreanas (Samsung e LG) foram mais fortes!
A Samsung e LG nunca quiseram dar descanso à Panasonic e Pioneer, e como tal, mesmo a perder dinheiro, continuaram a produzir e a vender TVs. A ideia foi não dar espaço para a Panasonic respirar, e a coisa acabou por resultar.
Peso
As TVs Plasma são mais pesadas em relação à concorrência, o que poderá não ser muito importante para o consumidor. Mas é muito importante para o transporte e retalho, visto que é muito mais barato transportar TVs LED ou LCD.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.