Inicio Hardware (Especial) A NVIDIA lançou as RTX 30 'tão baratas' porquê?

(Especial) A NVIDIA lançou as RTX 30 ‘tão baratas’ porquê?

Antes de mais nada, as RTX 30 não são placas gráficas baratas! No entanto, em relação às RTX 20 originalmente lançadas em 2018, são placas significativamente mais poderosas mas ainda assim bem mais amigas da carteira do que seria de esperar.

Aliás, não é novidade para ninguém que o anúncio da RTX 3070 a ~500€ arruinou completamente o mercado de placas gráficas! Com muito boa gente em autêntico desespero a tentar vender as suas RTX 2080, RTX 2080 Super e RTX 2080 Ti a preços completamente descabidos.



Mas tudo isto levanta algumas questões… Por que razão a NVIDIA decidiu apostar em preços mais competitivos em 2020? Será medo da AMD? Optar pela Samsung resultou numa grande poupança de dinheiro que foi posteriormente passada ao consumidor?

(Especial) A NVIDIA lançou as RTX 30 ‘tão baratas’ porquê?

rtx 30 baratas

Portanto, para ter noção da evolução tecnológica entre a RTX 2080 e RTX 3080, tivemos um salto de 14,4 mil milhões de transístores. Ou seja, a diferença entre as duas placas é superior ao total de transístores da RTX 2080. Então… Se tivemos este aumento na complexidade lógica do GPU, como é que o preço da RTX 3080 é tão mais simpático em relação ao preço original da RTX 2080?

É simples! É muito provável que a NVIDIA tenha tido acesso a descontos brutais ao mudar das linhas de produção da TSMC, para as linhas de 8nm da Samsung. Entretanto, claro que a qualidade dos semicondutores e taxa de sucesso na produção não é a mesma, tal e qual como temos tido a oportunidade de ver pela falta de stock deste tão confuso lançamento…

Aliás, ao que tudo indica, os yields da Samsung são tão maus, que as duas partes chegaram a acordo para que a NVIDIA apenas tenha de pagar pelas unidades que realmente irá utilizar nas suas placas gráficas. (Tradicionalmente, a empresa que faz a encomenda paga pela totalidade do wafer, incluindo os chips com defeito).

Ainda assim, a médio-longo prazo, esta é uma aposta que vai valer (e muito) a pena para os lados da NVIDIA.

Além disto, temos também de ter em conta que a AMD tem agora uma arquitetura capaz de competir com a NVIDIA! Por isso, a gigante das placas gráficas teve um pouco de medo de ‘exagerar’ nos preços, como fez nos últimos dois anos com as RTX 20 e RTX 20 Super. Especialmente depois das rasteiras que a rival fez com as RX 5700 e RX 5600 no passado recente.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

  Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Leia também

(Última Hora) Sony cancelou lançamento da PS5 em alguns mercados!

(Em atualização) - Novas informações apontam para que a Sony tenha decidido cancelar o lançamento da sua consola de nova geração em alguns mercados!...

Movimento #Blacklivesmatter? Até a PlayStation aderiu!

O movimento #Blacklivesmatter foi certamente um dos temas mais falados e marcantes de 2020. Talvez apenas superado pela pandemia de COVID-19 que ainda se...

Gosta de jogos de terror? É que Warzone vai receber o temível Saw!

Se por acaso joga Call Of Duty Warzone ou até mesmo Modern Warfare. Certamente já deverá estar acostumado aos inúmeros eventos lançados pela equipa...

Já joga FIFA 21? Estes são os jogadores mais rápidos do jogo!

Para montar uma boa equipa no FIFA, não é preciso muito. Afinal de contas, basta apenas um bom ponta de lança, defesas competentes e...

Durante o confinamento 43% das reviews na Amazon eram falsas!

Na altura do confinamento provocado pela pandemia de coronavírus, muitas empresas lutaram pela sua sobrevivência. Lutaram e continuam a lutar. É que houve muitos...