(Especial) A NVIDIA lançou as RTX 30 ‘tão baratas’ porquê?

Antes de mais nada, as RTX 30 não são placas gráficas baratas! No entanto, em relação às RTX 20 originalmente lançadas em 2018, são placas significativamente mais poderosas mas ainda assim bem mais amigas da carteira do que seria de esperar.

Aliás, não é novidade para ninguém que o anúncio da RTX 3070 a ~500€ arruinou completamente o mercado de placas gráficas! Com muito boa gente em autêntico desespero a tentar vender as suas RTX 2080, RTX 2080 Super e RTX 2080 Ti a preços completamente descabidos.



Mas tudo isto levanta algumas questões… Por que razão a NVIDIA decidiu apostar em preços mais competitivos em 2020? Será medo da AMD? Optar pela Samsung resultou numa grande poupança de dinheiro que foi posteriormente passada ao consumidor?

(Especial) A NVIDIA lançou as RTX 30 ‘tão baratas’ porquê?

aorus oled, rtx 30, gigabyte

Portanto, para ter noção da evolução tecnológica entre a RTX 2080 e RTX 3080, tivemos um salto de 14,4 mil milhões de transístores. Ou seja, a diferença entre as duas placas é superior ao total de transístores da RTX 2080. Então… Se tivemos este aumento na complexidade lógica do GPU, como é que o preço da RTX 3080 é tão mais simpático em relação ao preço original da RTX 2080?

É simples! É muito provável que a NVIDIA tenha tido acesso a descontos brutais ao mudar das linhas de produção da TSMC, para as linhas de 8nm da Samsung. Entretanto, claro que a qualidade dos semicondutores e taxa de sucesso na produção não é a mesma, tal e qual como temos tido a oportunidade de ver pela falta de stock deste tão confuso lançamento…

Aliás, ao que tudo indica, os yields da Samsung são tão maus, que as duas partes chegaram a acordo para que a NVIDIA apenas tenha de pagar pelas unidades que realmente irá utilizar nas suas placas gráficas. (Tradicionalmente, a empresa que faz a encomenda paga pela totalidade do wafer, incluindo os chips com defeito).

Ainda assim, a médio-longo prazo, esta é uma aposta que vai valer (e muito) a pena para os lados da NVIDIA.

Além disto, temos também de ter em conta que a AMD tem agora uma arquitetura capaz de competir com a NVIDIA! Por isso, a gigante das placas gráficas teve um pouco de medo de ‘exagerar’ nos preços, como fez nos últimos dois anos com as RTX 20 e RTX 20 Super. Especialmente depois das rasteiras que a rival fez com as RX 5700 e RX 5600 no passado recente.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

 

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Windows 10: aumentar drasticamente a velocidade do PC!

Todos queremos um sistema operativo a funcionar o mais rápido possível. Dito isto, existem formas simples de o conseguirmos e nem sequer precisamos de...

Windows 11 tem tecnologia para apps ocuparem menos espaço!

O Windows 11 chega no dia 5 de Outubro com várias alterações ao nível de design e inclusivamente um novo centro de notificações. No...

Bomba! Sex Education na Netflix nunca mais será a mesma!

Apesar do imenso sucesso que os vários projetos fazem na Netflix. A verdade é que com o passar dos anos, e sucessivo lançamento de...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!