Inicio Apple (Especial) A Apple não abandona a porta Lightning... Porquê?

(Especial) A Apple não abandona a porta Lightning… Porquê?

Como deve saber, os novos iPhone 12 não trazem carregador nem auriculares na caixa. Uma tendência que começou um mês antes com os mais recentes Apple Watch, que claro está, também deixaram de trazer carregador incluído na caixa.

Claro que a Apple afirma que tudo foi feito para ajudar o ambiente… Isto porque a grande maioria dos utilizadores já tem uma série de carregadores em casa. Por isso, podem utilizá-los com o cabo incluído na caixa para dar vida aos novos smartphones e smartwatches da empresa.

No entanto, caso não saiba, os cabos que podemos encontrar na caixa do iPhone são USB-C para Lightning… Ou seja, são incompatíveis com a grande maioria dos carregadores do mercado que ainda utilizam uma porta USB-A, o que de forma bem curiosa, inclui TODOS os carregadores que a Apple lançou até hoje. (à exceção dos carregadores dos iPhone 11 Pro)



Ou seja, muito resumidamente, além da alegada razão de ajuda ao ambiente, é por demais óbvio que existe uma razão financeira para a Apple não continuar a ‘oferecer’ um carregador em cada compra.

Mas ainda mais que isto, existe uma razão bem forte para a Apple continuar a apostar nas suas portas proprietárias Lightning, em vez das cada vez mais usadas USB-C! Afinal de contas, a grande maioria dos produtos do mercado chegam agora às prateleiras com esta mesma porta de carregamento, o que até inclui os mais recentes iPads e MacBooks da empresa da maçã trincada.

Mas ok… Vamos diretos ao assunto… A Apple não adotou USB-C no iPhone, porque a porta (e cabos) Lightning continuam a ser uma autêntica mina de ouro!

carregador, iphone, apple

Portanto, antes de mais nada, vamos pensar um pouco em como a Apple gosta de fazer as coisas. Caso não saiba, por vezes, a Apple gosta de arriscar em alguns campos ao fazer algumas apostas. Por vezes as coisas correm mal (como o HomePod), e outras correm muito bem (como o cabo Lightning).

Dito isto, quando a Apple introduziu este formato no mercado, a resposta foi bastante interessante. Afinal, na altura, a porta mais utilizada do mercado era o Mini-USB, que à semelhança do USB ‘normal’, tem o grande problema de apenas entrar de uma maneira.

Pois bem, o Lightning veio resolver esta situação! Contudo, trouxe outros problemas para cima da mesa, é que o formato está ‘capado’ nos 480 Mbps, enquanto o formato USB-C já chega aos 10 Gbps. Além disso, estes cabos têm uma construção extremamente frágil, tudo muito graças ao seu aspeto ‘bonitinho’. (Como tal, duram menos tempo, o que obriga os utilizadores a comprar cabos novos)

É aqui que entra a grande aposta da Apple!

Existe muito dinheiro a ser feito no mundo dos acessórios e periféricos para iPhone.

Dito isto, é aqui que a grande aposta da Apple começa a dar frutos… Afinal de contas, a Apple tem muito dinheiro investido no formato. Mas por sua vez, também tem muitas royalties vendidas a outras empresas que continuam a fabricar acessórios compatíveis com esta pequena entrada.

Muito resumidamente, se uma empresa fora do Universo Apple quiser produzir um acessório para o iPhone, vai ter de pagar uma taxa para o uso do formato!

Em suma, é óbvio que a resposta certa para este dilema foi a mudança para o USB-C. Mas porque razão iria a Apple perder dinheiro quando as pessoas continuam a comprar o iPhone, e a lidar com a entrada Lightning? Em equipa que ganha não se mexe, não é verdade?


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo. Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Leia também

Série da Netflix vira um caso de polícia na vida real! Mas como?

Já aqui tínhamos visto antes montes de séries polémicas que tiveram o seu lugar na Netflix, e que isso até lhes proporcionou alguma fama....

Galaxy Z Fold 2 fica com um mega-problema graças ao One UI 3.0

Há alguns meses a Samsung anunciou a versão 3.0 do One UI. É baseada no Android 11. Entretanto apresenta um conjunto de novas funcionalidades...

Google Hangouts: acabaram as videochamadas em grupo!

A Google deu início às tradicionais limpezas de Natal. Assim, desta vez, o visado é o Hangouts e esta conhecida aplicação acabou de perder...

Galaxy Z Flip 2: uma grande bomba por menos dinheiro!

Quando falamos dos topos de gama da Samsung, referimo-nos normalmente às gamas S e Galaxy Note. No entanto, as coisas estão a mudar e...

(Black Friday) Software a um super preço! (Windows, Office, jogos)

Compre o Windows 10 Pro a um super preço! - Num mundo cada vez mais digital, é sempre importante ter em conta as ofertas...