(Especial) A AMD nunca pensou estar à frente da Intel!

A guerra Intel vs AMD está completamente ao rubro! Aliás, como deve saber, é a AMD que está por cima neste confronto épico… No entanto, a verdade é que nem a empresa acreditava que iria ter todo este sucesso quando lançou os primeiros Ryzen em 2017.

Afinal de contas, a Intel tem cometido erros atrás de erros nos últimos anos, como podemos ver pelo autêntico ‘fail’ que têm sido os 10nm, bem como a estratégia atual que parece ter sido completamente feita em cima do joelho, tal é a incapacidade de lançar uma resposta à altura dos Ryzen 3000 e Ryzen Threadripper 3000.

Por isso, a AMD tem aproveitado todas as vantagens que têm caído do céu, para finalmente voltar à ribalta e ter sucesso. Além disso, também tem aproveitado para mandar algumas farpas! (O que na nossa opinião é totalmente merecido)



Pela primeira vez na história, a AMD tem a vantagem no processo de produção!

AMD

O que claro está, também muito se deve ao excelente trabalho da TSMC nos últimos anos. Que curiosamente, até se tornou na empresa Asiática mais valiosa do mercado nas últimas semanas.

Contudo, a verdade é que mesmo com todas as vantagens que a AMD tem tido nos últimos anos. A empresa nunca esperou ultrapassar a Intel… O objetivo era apenas igualar o que a rival tinha no mercado.

Para sermos completamente realistas, se por ventura a Intel tivesse tido sucesso no lançamento dos seus produtos de 10nm em 2016/2017, é extremamente provável que todo o ‘hype’ à volta da AMD… Simplesmente não existisse. Ainda assim, temos de dizer que as acções da empresa estão agora em valores brutais em comparação a um passo recente! Muito resumidamente, a AMD está de volta em toda a sua glória, com montes de potencial de crescimento. Mas leia o que a própria empresa teve a dizer numa breve apresentação:

“… Nós tínhamos alguns problemas contra a Intel no número de threads, e desempenho de cada thread. Por isso, com os processadores Rome, não só duplicámos o número de núcleos, como também duplicamos em relação aquilo que a Intel oferecia.

Mas além disto também trabalhámos muito no IPC, de maneira a que a arquitetura fosse simplesmente mais rápida por thread. O que curiosamente até resultou em algo superior ao que a Intel oferecia.

Pela primeira vez na indústria, estamos a quebrar as leis que têm governado a indústria dos semi-condutores nos últimos 30 anos! Naquilo que era quase como uma quarta barreira na física dos semi-condutores… A Intel ter a vantagem no processo de produção.”

Em suma, o sucesso da AMD foi uma autêntica surpresa… Para a própria AMD! 

E pelos vistos, é algo que é para continuar, visto que a TSMC já tem as linhas de produção de 7nm+ a bombar, e já tem tudo preparado para os 5nm. Aliás, os primeiros produtos de 5nm poderão chegar ao mercado já no próximo ano… O que seria simplesmente bombástico. (Mas em boa verdade, apenas os esperaria em 2021)


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Fonte

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir. Obrigado!

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

Leia também

Deixe um comentário