(Especial) A AMD está a apontar o caminho para o futuro!


Por em

Depois de vários anos de dificuldades, e na verdade… De autêntica banca rota, a AMD está neste momento a ter um sucesso incrível! Aliás, podemos mesmo dizer que estamos perante um autêntico conto de ‘Cinderela’.

Dito isto, a CEO da AMD (Dr. Lisa Su) e sua restante equipa de executivos tem estado constantemente debaixo dos holofotes dos meios de comunicação. Ainda assim, mesmo com toda esta pressão, a fabricante de micro-processadores continua a fazer anúncios sobre o seu futuro, metendo esta mesma pressão em cima da Intel e NVIDIA, as suas grandes rivais.

(Especial) A AMD está a apontar o caminho para o futuro!

AMD Radeon

Afinal de contas, se por acaso esteve atento ao Financial Analyst Day da empresa, tudo indica que a empresa ainda tem muito para dar no futuro imediato. De facto, uma das grandes conclusões que tivemos a oportunidade de tirar deste evento, é que tanto os analistas como vários dos especialistas de mercado continuam super confiantes no crescimento da AMD.

Curiosamente, a empresa até estava disposta a rever as contas do primeiro trimestre em alta para o primeiro trimestre do ano. (Um excelente sinal, tendo em conta o efeito do Coronavírus)

A AMD tem agora uma estratégia bastante interessante… E pelos vistos, a vitória está mesmo ao seu alcance!

É provável que ainda não tenha reparado, mas a AMD tem agora uma estratégia em que vai recolher os dividendos de grandes decisões tomadas 4 ou 5 anos antes. Sim, todas as grandes empresas fazem grandes planos… A AMD é um excelente exemplo disso com a ainda muito recente arquitetura Bulldozer. Contudo, a fabricante tem conseguido finalmente capitalizar nestas mesmas grandes decisões, desde que a CEO Dr. Lisa Su tomou as rédeas.

Dito tudo isto, a AMD fez uma série de anúncios muito importantes no Financial Analyst Day, apontando para o topo de gama, tanto no mundo dos CPUs como no mundo dos GPUs. (A Intel e NVIDIA já tremem!)

Em suma, é claro que a AMD está no mercado para ficar e vencer. E na verdade, isso é uma excelente notícia para todos nós!



Quais são afinal os planos da AMD para o curto/médio e longo prazo?

Portanto, no curto prazo, além do esforço gráfico com a nova arquitetura RDNA 2, e anúncios relativos à arquitetura Zen 3. A AMD também está muito focada agora no lançamento das consolas de nova geração (o seu hardware irá servir de base para todas as consolas de nova geração).

Além disto, estamos também prestes a dar as boas vindas aos novos processadores Ryzen 4000 para o mundo dos portáteis. Uma forte aposta, que na visão da empresa, servirá para roubar bastante quota de mercado à rival Intel. Posteriormente, de futuro, a empresa também está a planear apostar no ‘stacking’ 2.5D e 3D, com o termo X3D.

Mas a grande aposta da AMD é mesmo no mundo da computação de alta performance, querendo meter no mesmo ‘pacote’ núcleos de CPU Zen 4 e GPUs de terceira geração CDNA, tudo ligado pelo terceira geração da arquitetura Infinity Interconnect. (Chegada ao mercado em 2022)

Conclusão

Muito resumidamente, a AMD está a construir em cima de todo o sucesso que tem tido nos últimos 2/3 anos. Claro que ninguém faz ideia do dia de amanhã, e todos estes esforços da empresa poderão cair por terra, caso o mercado mude de um momento para o outro. Mas uma coisa é certa… A AMD voltou para ficar!


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Leia também

Ou veja mais notícias de Especiais, Featured, Hardware

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.
Anterior

O novo OnePlus 8 já tem data de lançamento marcada!

(Leak) A NVIDIA publicou uma data e depois apagou!? O que se passa?

Seguinte