Inicio Especiais (Especial) A AMD domina o mundo das consolas! Porquê? Então e a...

(Especial) A AMD domina o mundo das consolas! Porquê? Então e a Intel?

(Especial) A AMD domina o mundo das consolas! Porquê? Então e a Intel? – É inegável que a AMD domina o mundo das consolas com um punho de ferro. Basta olhar para a atual geração de consolas (Xbox One e PS4), bem como para a próxima (PS5 e Xbox Scarlett) para perceber que os SoC são sempre AMD!

Aliás, a única consola do mercado que não se encontra neste domínio é a Nintendo Switch com o seu SoC NVIDIA Tegra de 2015, uma solução que peca pela idade e pela performance computacional.

Voltando ao assunto, agora até faz algum sentido que a AMD seja a rainha do mundo das consolas! Ao fim ao cabo, a empresa está novamente no topo da montanha do processamento computacional.



Contudo, na altura do lançamento da PS4 e Xbox One as coisas não eram bem assim! Quem dominava o mercado era a Intel, mas nem mesmo assim a Sony e Microsoft abriram as portas para a gigante dos micro-processadores. Ou será que foi ao contrário?

A AMD domina

Caso não saiba, a primeira Xbox chegou ao mercado equipada com um processador Intel! Aquilo que era no fundo, um Celeron ‘Coopermine’ de 733Mhz

Mas como deve imaginar, se há coisa que a Intel gosta neste mundo… É de dinheiro. Por isso, a marca tenta sempre rentabilizar ao máximo a produção de qualquer CPU nas suas linhas.

Em suma, a Intel quer margens altas, e na verdade estão quase sempre numa posição de as exigir. No entanto, as fabricantes de consolas têm de tentar manter os custos de produção baixo. O que claro está, não casa bem com a estratégia da gigante azul dos processadores.

As fabricantes de consolas como a Microsoft e Sony necessitam de hardware barato, o que por sua vez significa margens baixas! Algo que não entra nos planos da Intel nem da NVIDIA.

A AMD domina

Entretanto, no caso da AMD, o caso muda completamente de figura… É que até muito recentemente, a empresa não foi capaz de replicar o sucesso do seu Athlon 64. Por isso, começou a existir uma perda de dinheiro bastante significativa.

Aliás, como deve saber, a empresa esteve muito perto da banca-rota mais que uma vez. O que por sua vez resultou numa vontade enorme por parte da AMD de ser parceira da Sony e Microsoft, num negócio importante, mas que não é assim tão lucrativo quanto isso.

Muito resumidamente, a AMD é a rainha das consolas… Porque foi e continua a ser muito mais barata em relação às suas rivais.

Bem, mais ou menos… É que além disso, também temos de salientar que a AMD é também a única destas três empresas (AMD, Intel e NVIDIA) capaz de combinar um CPU e um GPU num pacote único capaz de oferecer uma boa performance, com uma boa eficiência energética. (A bom preço!)


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo. Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Leia também

Call of Duty: Cold War vai pedir 250GB no PC! E nas consolas?

Se por acaso acha exagerado ter que guardar 250GB para o Call of Duty: Modern Warfare... Então temos más notícias para si! É que...

Xbox Series X e RTX 3000 estão a ter problemas com o HDMI!

Não é incomum ver novos produtos com problemas no seu lançamento... No entanto, ver a consola de nova geração Xbox Series X, bem como...

Spotify já tem 320 milhões de utilizadores (144 milhões Premium)

Não há como negar! Os serviços de streaming de conteúdo multimédia são mesmo o futuro! Seja a cada vez mais popular Netflix, Amazon Prime,...

Xiaomi bateu a Apple e agora é o número 3 do mundo!

Depois de perder por um curto período de tempo o seu lugar para a Huawei no segundo trimestre de 2020, a Samsung recuperou a...

(Especial – Radeon RX 6000) A AMD impressionou tudo e todos!

Temos de ser completamente sinceros, ninguém estava à espera que a AMD fosse capaz de igualar a oferta da NVIDIA! Especialmente depois desta ter...