Cinco erros que tem de evitar na instalação do Windows!

Instalar o Windows no computador pode ser um processo complicado e demorado, mas se estivermos atentos a alguns pormenores é relativamente simples. Dito isto, vamos explicar-lhe quais os erros que deve evitar na instalação do Windows para que não tenha surpresas.

Cinco erros que tem de evitar na instalação do Windows!

Não verificar a compatibilidade de controladores para hardware muito específico ou antigo

Ao instalar o Windows, certifique-se de que tem todos os controladores necessários para o hardware que está a utilizar. Os controladores fornecem uma interface de software entre o sistema operativo e os seus componentes de hardware, uma vez que fornecem instruções executáveis para controlar as funções de cada componente. Se tiver hardware muito específico ou antigo, podem já não existir controladores compatíveis com o sistema operativo que quer instalar. Assim esta deverá ser sempre uma verificação que deve fazer.

Não criar uma cópia de segurança do sistema anterior

É crucial criar uma cópia de segurança do seu sistema antes e depois de uma grande mudança, como a instalação de um novo sistema operativo. Isto garante que tem uma cópia intacta dos seus dados no caso de algo correr mal durante o processo de instalação. Além disso, fazer uma cópia de segurança pode tornar a vida muito mais fácil se precisar de desfazer algumas alterações feitas durante a instalação.

Má escolha na edição do Windows

Antes de instalar o Windows, tem de se certificar de que tem a edição correta. Cada versão do Windows está direcionada para diferentes tipos de utilizadores e sistemas, pelo que é importante escolher a que melhor se adequa às suas necessidades. A seleção de uma edição incorreta pode levar a algumas complicações ao tentar instalar software específico ou utilizar determinadas funcionalidades.

- Advertisement -

Windows 11 23H2, Windows 11 novos requisitos

Problemas de compatibilidade

Um dos erros de instalação mais comuns é não verificar se existem problemas de compatibilidade. Muitas vezes, hardware ou software podem entrar em conflito com uma instalação do Windows, levando a tentativas longas e infrutíferas de instalação. Para remediar isto, verifique as especificações do seu computador e certifique-se de que cumprem os requisitos mínimos. Além disso, verifique duas vezes se qualquer hardware ou software de terceiros é compatível com o Windows antes de tentar uma instalação. É sempre melhor prevenir do que remediar!

erros instalação do Windows

Drive USB demasiado lenta ou pequena

Outro erro comum é tentar instalar o Windows a partir de uma drive USB que é demasiado lenta ou de pequena dimensão. De um modo geral, ela deve ter pelo menos 4GB de tamanho e disponibilizar uma taxa de transferência aceitável. Esqueça as pen drivers muito antigas.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.