Ergonomia à frente do PC. Cada vez mais importante!

spot_img

O mundo dos computadores é muito parecido a muitos outros mercados, por vezes vemos fabricantes mais focadas em lançar produtos “bonitos” em vez de funcionais ou confortáveis. Dito isto, enquanto a diferença é pouca para alguém que esteja à frente de um computador 1 ou 2 horas por dia, o caso muda de figura quando o seu trabalho consiste em 8 horas, ou mais, à frente de um monitor, um teclado e um rato.

Vamos perceber o que é a ergonomia?

Ergonomia à frente do PC. Cada vez mais importante!

Exemplo de teclado ergonómico

Portanto, se a sua vida é ficar sentado num escritório à frente de um PC, ou neste novo mundo de teletrabalho e trabalho híbrido, trocar a mesa do escritório pela mesa do computador do seu quarto, talvez seja boa ideia pensar um pouco na ergonomia do seu espaço de trabalho, de forma a evitar problemas futuros.

O que é a ergonomia?

A ergonomia no trabalho consiste na adaptação do espaço às suas necessidades. A ideia passa por oferecer um conforto capaz de aumentar a produtividade, com um grande foco na prevenção de doenças profissionais.

Que “doenças” são estas? Bem, ao longo dos anos, com o uso prolongado de teclados, ratos, etc… É muito provável que tenha problemas nas costas, no pescoço, nos ombros, e até nas pernas. Como deve saber, estar 8, 9 ou até mais que 10 horas sentado à frente de um PC é tudo menos saudável. Por isso é que é necessário ter alguma atenção à ergonomia do seu espaço, mesmo que isso implique gastar mais dinheiro. Afinal de contas, talvez seja melhor gastar mais alguns euros num teclado, rato e cadeira, do que depois andar em médicos metade da sua vida.

O que pode mudar no seu escritório?

Hoje em dia, existem soluções para quase tudo. Algumas pensadas para o conforto, outras pensadas para corrigir a sua postura (um dos maiores problemas do trabalho de escritório moderno).

Exemplo rato ergonómico

Assim, temos teclados ergonómicos, muitas vezes divididos em duas metades, com alguma curvatura à mistura. Ratos verticais, para evitar que apertar os tendões que vão até à sua mão. Além de tudo isto, temos até mobiliário ergonómico, como é o caso das mesas elevatórias que lhe permitem trabalhar tanto de pé como sentado.

Mesa elevatória para conseguir meter ao nível perfeito, e se quiser, trabalhar levantado para fortalecer as costas e pernas.

Ou claro, as cadeiras ergonómicas que permitem corrigir a sua postura ao mesmo tempo que lhe oferecem mais alguma estabilidade ao longo do dia de trabalho.

A cadeira é o caso mais curioso, porque é inegável que são as “Gaming” que mais vendem. No entanto, apesar do facto dessas cadeiras serem melhores que muitas das cadeiras que vejo em utilização em escritórios e casas, também é uma excelente ideia olhar para os modelos focados na ergonomia.

Como já dissemos, este tipo de material pode ser um pouco mais caro face ao convencional, pode ser também esteticamente menos apelativo. Mas… Prefere ter um teclado e rato cheio de luzinhas, ou um produto que vai garantir a sua saúde a longo prazo?

Não perca nenhuma informação importante. Registe-se na nossa Newsletter grátis e receba todas as notícias diariamente no e-mail. Siga-nos também no Google Notícias.
mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.
- Publicidade - Globaldata

Em destaque

Leia também...