Connect with us

Especiais

O melhor do MWC: Os dispositivos que nos levaram ao céu!

Patricia Fonseca

Publicado a

Perdeu algum lançamento do MWC, a maior feira de telecomunicações do mundo? Não se preocupe, a Leak conta-lhe os principais destaques!

O Mobile World Congress (MWC) é um dos maiores eventos de tecnologia do mundo onde a maioria das marcas apresenta os seus smartphones topos de gama e não só. Este ano, fabricantes como a LG, Huawei, HTC e Xiaomi decidiram não levar tão a sério este evento uma vez que as atenções iriam estar todas viradas para a oficialização do Samsung Galaxy S9 e S9+. No entanto, as novidades acabaram por ser muitas e nas próximas linhas revelamos as principais.

MWC: Dias Zero

O domingo foi um dia muito ocupado para os entusiastas da tecnologia. Na prática, foram vários lançamentos, uns a seguir aos outros. São exemplo disso, as novidades da LG, Huawei, Nokia e o momento mais aguardado do dia que foi a oficialização dos novos Samsung.

Huawei Matebook X PRO

Normalmente quando pensamos em Huawei associamos de imediato esta marca a smartphones e tablets. No entanto tudo mudou quando este fabricante lançou a linha Matebook. Agora esta linha ganhou mais força com apresentação do Matebook X Pro que foi inspirado no design sem moldura do Dell XPS 13.

Este laptop vem com um ecrã de 14 polegadas que disponibiliza uma resolução 3K com 3000×2000 pixéis e uma capacidade de brilho de 450 nits que assegura uma boa utilização, mesmo sob luz solar directa. Importa salientar que o visor vem com uma camada anti-dedadas para quem não quer ter de andar sempre a limpar o ecrã.

Mobile World Congress Mas é no teclado deste equipamento que encontramos um aspeto muito interessante, uma vez que a Huawei decidiu integrar a  a webcam, mais concretamente entre as teclas F6 e F7. Isto dá resposta às preocupações de segurança dos utilizadores que têm tendência para taparem a webcam do seu equipamento, uma vez que só carregando num botão é que a câmara pode ser utilizada.

Conheça todas as especificações aqui.

Nokia 8 Sirocco, Nokia 7 Plus e Nokia 8110

Nokia 8  Sirocco

A Nokia tem vindo a conquistar a sua presença no mercado e aproveitou o maior evento de tecnologia para relevar os seus novos smartphones. São equipamentos com preços acessíveis e acima de tudo com características interessantes.

Começamos primeiro pelo Nokia 8 Sirocco que é um topo de gama, sendo que o modelo anterior também o era. Destaca-se pelo ecrã OLED de 5,5 polegadas com resolução 2K e pelo processador Snapdragon 835 com 6GB de RAM e 128GB de armazenamento interno. Na sua traseira contamos com uma dupla câmara constituída por um sensor de 12MP Zeiss e um segundo de 13MP. Destaca-se ainda o zoom óptico de 2x. Na parte da frente, está uma câmara de grande angular de 5MP. A aplicação da câmara também foi melhorada e vem agora com um novo modo Pro.

Nokia 8 Sirocco

Saiba tudo aqui

Nokia 7 Plus

Este smartphone é na verdade o mais interessante deste fabricante. Disponibiliza um processador Snapdragon 660, configuração de câmara dupla e zoom óptico de 2X.  O ecrã é de 6 polegadas com uma resolução de  2160 x 1080 pixéis. Pelo aproveitamento total de toda a parte frontal, parece que estamos perante um equipamento de 5.5 polegadas.

Com caracteristicas premium consegue comprar este dispositivo por 399 Euros a partir de abril.

Nokia 7 Plus

Nokia 8110

No ano passado, a HMD Global terminou a sua apresentação no MWC com o lançamento de uma homenagem ao Nokia 3310. Este ano, presenteou-nos com o renascimento do Nokia 8110 que é mais conhecido como “banana phone”. Este equipamento tornou-se famoso em 1996 com a sua tampa deslizante que servia para proteger o teclado.

A nova versão deste telefone chama-se Nokia 8110 4G e como o próprio indica tem 4G LTE. Com esta tecnologia irá permitir aos utilizadores acederem aos emails, contactos, consultar o calendário e ainda o utilizar o telemóvel como um Hotspot.

Importa salientar que a HMD Global faz renascer equipamentos que marcaram a geração X e por isso deixamos esta questão no ar. Em 2019 qual será o equipamento que vai ganhar vida novamente?

Fique a conhecer mais sobre telefone aqui

Samsung Galaxy S9 e S9+

Depois do sucesso do Galaxy S8 e do Note 8, o mundo aguardava em peso pela estreia do Samsung Galaxy S9 e S9+ no MWC. O design é praticamente igual ao S8 apenas encontramos uma pequena diferença no leitor de impressões digitais que esta localizado na parte traseira mas por baixo da câmara e não ao lado como acontecia em outros dispositivos da marca. O processador é um Samsung Exynos 9810.

Estes equipamentos destacam-se ainda pela inclusão de um processador de imagem dedicado que permite a captura de de vídeo em câmara lenta a 960 fps com qualidade 720p. Para além disto e ainda no campo das câmaras a Samsung afirma que têm um sensor que funciona de forma semelhante ao olho humano – quando está a tirar fotos com muita luz, a lente contrai-se e deixa entrar menos luz. Se estiver numa sala escura, o sensor abre-se e deixa entrar mais luz. A escolha da abertura é totalmente automática e não requer a intervenção do utilizador.

Importa ainda salientar a Samsung lançou a sua própria versão dos Animojis da Apple e chamou-lhes AR Emoji. Estão disponíveis dois estilos diferentes de AR Emoji – os mais baseados em desenhos animados ou então os mais parecidos com a vida real com base na foto submetida pelo utilizador.

Fique a conhecer todos os pormenores aqui 

MWC: DIA UM

O primeiro dia da semana deste evento de tecnologia ficou marcado pela oficialização dos equipamentos Vivo, Sony e de um novo processador. Nas próximas linhas contamos-lhe o que mais se destacou.

Vivo Apex

A Vivo recentemente apresentou o X20 Plus UD que integra o leitor de impressões digitais no ecrã. Agora foi ainda mais longe com o conceito do APEX FullView. Enquanto que o X20 Plus UD só reconhece as impressões digitais numa parte especifica do ecrã, a nova aposta é capaz de a ler em qualquer parte da metade inferior do painel.

O novo equipamento tem um ecrã que ocupa toda a parte frontal com uma moldura praticamente inexistente. A moldura superior e lateral têm apenas 1,8mm enquanto a inferior tem 4,3mm.

Importa salientar que a vivo teve de esconder a câmara para selfies ao contrário das soluções da Sharp, Essential e da Apple. Esta câmara aparece no topo da moldura. Já na parte traseira apresenta uma configuração de câmara dupla.

Outro efeito colateral de um ecrã tão grande é a não existência de espaço para um alti-falante, então a Vivo fez com que o próprio painel vibre para produzir som graças à tecnologia Screen SoundCasting da empresa. Quer assistir a um vídeo do YouTube ou fazer uma chamada em alta voz? Graças a esta tecnologia consegue ouvir tudo sem dificuldade.

Conheça tudo aqui

Sony Xperia XZ2 & XZ2 Compact

Estes equipamentos da Sony significam um afastar dos cantos afiados e do design mais tradicional por um novo estilo que a Sony apelidou de Fluxo Ambiental. Este não é propriamente o equipamento mais fino do mundo com uma espessura de 11.1 mm e enquanto muitos podem pensar que isto foi feito para acomodar uma bateria de maiores dimensões, não parece ser o caso, uma vez que ela ficou pelos 3180 mAh.

Se a bateria não é de facto o ponto mais importante do XZ2, existem outros que são. São exemplo disso, a captura de vídeo em câmara lenta que já era uma das apostas deste fabricante e que agora está ainda melhor. Deste modo é possível capturar vídeo 960 frames por segundo a uma qualidade 1080p (superior à do Samsung Galaxy S9). A isto juntam-se o som surround, carregamento sem fios e resistência à água e a poeiras garantidas pela certificação IP65/68. Destaca-se também a presença do HDR na visualização dos mais diversos conteúdos que partam do Netflix, Amazon Prime Video e YouTube.

Fique a par de todas as especificações destes smartphones aqui

Processador MediaTek Helio P60

Este processador apresenta diversas melhorias em relação ao antecessor. A mais importante talvez seja a presença de algum hardware dedicado de inteligência artificial. É a primeira vez que isto acontece num processador da MediaTek.  Este hardware apresentado no MWC junta-se à tecnologia NeuroPilot da MediaTek que no fundo é um sistema que faz a distribuição das tarefas pelas diferentes componentes do chipset.

A MediaTek revelou também que adicionou o suporte para algumas das frameworks de inteligência artificial mais comuns para programadores, incluindo o TensorFlow do Google, o TensorFlow Lite, o Caffe 2, e o próprio SDK NeuroPilot da empresa compatível com a API de redes Android. O suporte para ONNX também vai chegar a este chipset no segundo trimestre de 2018. Este chipset também inclui a tecnologia CorePilot 4.0 e Energy Aware Scheduling (EAS), para manter os smartphones a funcionarem com eficácia dentro dos limites térmicos.

Conheça todas as especificações aqui

MWC: DIA 2

Este segundo dia do MWC ficou marcado pelo lançamento dos Nubia e Asus. São telefones de fabricantes diferentes mas todos eles apresentam especificações interessantes. Nas próximas linhas contamos-lhe tudo sobre o que mais se destacou.

ZTE Nubia

A Nubia, uma submarca da ZTE, apresentou no MWC dois smartphones chamados Z17S e nubia Z17 miniS. Estes equipamentos foram especialmente concebidos para jogadores. Destacam-se logo à partida por novas câmaras para selfies, novo software e um design muito atrativo.

O Z17S é sem dúvida o produto bandeira com um ecrã Full HD+ de 5.73 polegadas e proporção de 18:9. O emblemático círculo vermelho que era anteriormente o botão home, está agora implementado na interface para dar espaço ao ecrã mais alto.

Este equipamento destaca-se pela configuração de câmara dupla na parte frontal com dois sensores de 5 megapixéis. Na parte traseira tudo está igual, com sensores de 12 e 23 megapixéis.

Por outro lado a versão mini vem também com o android nougat e com a interface Nubia 5.0. Disponibiliza uma configuração de câmara dupla na parte frontal. Um dos sensores tem 16 megapixéis e o outro tem 5 MP. Já a bateria possui agora 3,200 mAh.

O leitor de impressões digitais está posicionado na parte frontal, uma vez que a traseira está coberta em vídro. O resto das definições são iguais, ou seja, processador Snapdragon 653, 6GB de memória e 64GB de capacidade de armazenamento.

Saiba mais aqui

ASUS Zenfone 5Z e Zenfone 5

O Asus ZenFone 5Z é um smartphone topo de gama que se destaca logo à partida pelas molduras muito finas. De facto estamos perante um ecrã Full HD+ de 6.2 polegadas que ocupa toda a parte frontal. Este eficiente aproveitamento de espaço, faz-nos parecer que estamos perante um smartphone de 5.5 polegadas. Importa ainda salientar a proporção de 19:9 e não os habituais 18:9.

A Asus afirma que o seu sistema de carregamento tem em conta os hábitos do utilizador para diminuir o processo de envelhecimento da bateria. A tecnologia denominada “AI Charging” também impede que o equipamento carregue a 100% durante a noite, o que aparentemente também prolonga a longevidade. Isto não significa que nunca terá um smartphone totalmente carregado. O que quer dizer é que o smartphone só vai chegar aos 100% perto da sua hora de acordar. Claro que para isso este smartphone terá de estudar os seus hábitos de sono. É aqui que entra a inteligência artificial.

A câmara principal tem 12MP e uma abertura de f/1.8 e um campo de visão de 83 graus. A segunda câmara disponibiliza um campo de visão de 200 graus. Na frente, está uma câmara com sensor de 8MP.

Por outro lado o Zenfone 5 apresenta especificações muito idênticas ao 5Z. O tamanho do ecrã é igual, ou seja, 6.2 polegadas e uma proporção de 19:9. À semelhança do modelo de topo também este tem monocelha.

A isto junta-se um processador Qualcomm Snapdragon 636 e uma placa gráfica Adreno 509. Vem também com 4 ou 6 GB de RAM e 64 GB de capacidade de armazenamento.

Nas câmaras apresenta uma configuração de câmara dupla na parte traseira. Uma tem 12 MP e um campo de visão de 83 graus, que passa a 120 graus no sensor secundário. Já na parte frontal encontra uma câmara de 8 MP com uma abertura focal de 2.0.

Saiba mais aqui

 

Viciada em tecnologia, entrou para a equipa em 2012 e é responsável pela Leak Business, função que acumula com a de editora da Leak. Não dispensa o telemóvel nem o iPod e não consegue ficar sem experimentar nenhum dispositivo tecnológico.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Advertisement Banner ESET

Hardware

Entretenimento

Advertisement

Auto

Jogos