Tem de enviar a contagem da luz mesmo com contador inteligente!

Os contadores inteligentes foram desenvolvidos com o principal objetivo de acabar com as estimativas nas faturas de eletricidade. No entanto, isto é algo que em alguns operadores funciona bem, já que eles têm de facto acesso, mas não é transversal a todos. Ou seja, se confiar nisto e nunca enviar a contagem pode acabar por ficar com contas enormes que vão chegando todos os meses. Tudo porque se baseiam em expectativas, ao contrário do que se possa pensar! Assim tem de enviar a contagem da luz mesmo com contador inteligente!

Tem de enviar a contagem da luz mesmo com contador inteligente!

Muitas pessoas já têm contadores inteligentes em casa. Eles registam as informações relacionadas com os consumos e os operadores conseguem aceder à distância. Deste modo não são feitas estimativas. O que consumimos é o que pagamos. No entanto há uma questão importante. No caso de alguns operadores fora da EDP e de algumas companhias não é possível acederem ao contador via Internet. Isto significa que se não olharmos para o computador e não submetermos manualmente as informações tudo será baseado em estimativas.

Aliás há vários casos em que as pessoas começaram a pagar mais depois de fazerem a mudança, quando deveriam pagar menos e afinal tudo se deve ao facto de não enviarem as leituras, como revelou à Leak um elemento do Call Center da GoldEnergy.

É que se as pessoas não submeterem a informação sobre as leituras, a menos que ocorram algumas visitas de técnicos para esse efeito, os operadores não têm como saber os números reais. Assim serão estimativas em cima de estimativas. Como tal e até ocorrer um acerto qualquer, pode estar a pagar 140 ou 150 Euros quando na realidade só teria de pagar 70 ou 80.

Entretanto e para que não ocorram estes problemas os operadores e as próprias apps avisam para as datas limite de submissão das contagens e isto é realmente importante. Não pode deixar passar essas datas. É que depois as diferenças entre consumo reais e estimativas são muito grandes.

Assim tenha atenção à data que está indicada na app da sua operadora de electricidade para submissão dos valores e comece já a poupar muitos Euros. Vale realmente a pena.

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também