(Ensaio) Renault Espace: É um nível muito alto!

Como dissemos no artigo de “primeiras impressões”, na altura em que a Renault nos convidou para o lançamento Europeu da nova Espace, estamos a falar de uma carrinha quase mítica no mercado Português, que sempre serviu de alternativa fiel, e amiga da carteira, para quem precisava de transportar muitas pessoas de uma única vez.

Podemos até dizer que durante muito tempo, esta foi a alternativa mais atrativa para as famílias mais numerosas neste pequeno pais à beira mar plantado, tal era o conforto e espaço disponível, tanto para miúdos como para graúdos.

Algo importante, porque fez com que a Renault quisesse continuar a apostar neste nome, isto mesmo no meio de uma revolução do mundo automóvel, que fez desaparecer vários modelos ‘clássicos’. Em suma, a Espace continua viva, e bem viva. Aliás, é a bandeira da revolução da Renault agora sempre tão focada na qualidade e conforto.

Dito isto, no fundo, como vai poder perceber pelas fotos, a Espace é na realidade um Renault Austral um pouco maior, o que muitos leitores podem levar como algo negativo… Mas não é!

- Advertisement -

A Espace pega em tudo de bom que o Austral trouxe para cima da mesa, e mete mais alguns pózinhos em cima. Isto é muito interessante, porque apesar de um pouco maior, a condução parece exatamente a mesma. A Renault Espace é uma besta em termos de “espaço”, mas é de uma elegância incrível no dia-a-dia.

(Ensaio) Renault Espace: É um nível muito alto!

Portanto, depois de termos tido a oportunidade de conhecer a nova Espace no Douro, num evento Europeu de apresentação que aconteceu neste nosso tão popular Portugal, eis que tivemos também a possibilidade de testar a carrinha da gigante Francesa num ambiente mais fora do seu controlo. Tivemos a Renault Espace 5 dias, e claro, metemos uns quantos quilómetros em cima desta.

Curiosamente, fui desde Lisboa à Covilhã, passei por Viseu, e ainda dei uma voltinha em Aveiro. Conclusão de tudo isto? Bem… Que voltinha incrível! Mesmo com tantas horas a conduzir, nunca me senti cansado ou farto. O conforto está mesmo lá em cima, num nível igual aos das “grandes Premium”. Afinal, até massagens tive nas costas graças a um extra que esta Espace tem disponível.

Em suma, é um veículo que apesar do seu tamanho, e peso, e de ser muito baseada no design do Austral… É um “animal” diferente, mais dócil, e inegavelmente mais confortável.

Podemos até ir mais longe e dizer que temos aqui um exemplo daquilo que a Renault anda a fazer, ao apresentar um automóvel grande, delicado, e claro, tecnologicamente avançado.

Pois bem, caso não saiba, esta é uma gama de sucesso para a Renault, ao já ter vendido mais de 1.3 milhões de “Espaces” ao longo dos anos.

Porém, esta versão é muito menos ‘Carrinha de antigamente’, ao mesmo tempo que também é mais confortável, bem construída, e provavelmente, a mais eficiente da gama.

Assim, temos uma Espace mais leve (-215kg), mais curta (-140mm), e consumos mais baixos (4.6L aos 100). A última parte deve-se muito à motorização E-Tech Full Hybrid de 200cv, que já tivemos a oportunidade de ver no Austral-E, e que agora volta a mostrar as suas potencialidades. (Esta é a única motorização disponível, naquilo que é uma Renault a dizer não aos motores a Diesel.)

Apesar de ser mais leve e mais curta, a Espace continua a chegar ao mercado com 7 lugares. Sendo que desta vez é uma opção, em vez de uma obrigação. Se quiser pode comprar com 5, ou 7 lugares. O preço é o mesmo, naquilo que é uma opção entre uma bagageira maior, ou mais lugares disponíveis. (Não é possível acrescentar os lugares ‘extra’ após a compra).

Quanto aos valores, a Espace começa nos 45.495€.

Em suma, é um carro que capaz de mostrar aquilo que é um a Renault em 2024. Uma fabricante bem diferente, capaz de evoluir ao mesmo tempo que manteve a sua identidade. Um outro exemplo é o Renault 5 que tivemos a oportunidade de conhecer num evento em Paris.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.