(Ensaio) Mini Cabrio 2021 – Um citadino moderno e muito divertido!

Ao longo dos anos, a Mini tem apostado forte e feio nos seus modelos, de forma a trazer aos fãs da marca as mais recentes novidades do mundo automóvel. Pois bem, é algo que facilmente podemos notar neste novo modelo facelift (LCI II) do Mini originalmente lançado em 2016. Afinal, temos muitos pormenores que nos fazem crescer água na boca.

Em suma, desta vez trazemos um Mini One Cabrio LCI II com kit completo John Cooper Works.

Mini One Cabrio JCW 2021 – Introdução

Verdade seja dita, a Mini foi capaz de manter toda a essência do seu automóvel neste LCI II. Pelo que à primeira vista, o novo cabrio é praticamente igual ao da versão normal de 3 portas. Ou seja, o que temos de diferente é o teto, que é retrátil e também a tampa da mala, que perde a janela de vidro.

Design

No campo do design, temos um pacote que não deixa ninguém indiferente!

Afinal, a marca oferece uma frente com muita personalidade, com acabamentos em preto piano, algumas entradas de ar e dois faróis arredondados com tecnologia LED.

Mini – Frente JCW

Entretanto, na traseira, sobressai o agressivo difusor John Cooper Works que assenta que nem uma luva neste modelo. Além disso, temos também os característicos faróis traseiros LED com a o design da bandeira britânica.

Mini – Traseira JCW
Mini – Soleiras JCW
Bancos JCW

É de destacar ainda as insígnias John Cooper Works presentes nas soleiras das portas do Mini e nos fantásticos bancos em alcântara/pele herdados do modelo JCW.

Motor

Neste modelo do teste contamos com um motor 1.5 turbo de 3 cilindros a gasolina, capaz de trazer para cima da mesa 102 cavalos de potência. Portanto, aliado a uma caixa de 6 velocidades manual, temos um coração capaz de levar o Mini até aos 190 km/h, fazendo 11s dos 0 aos 100km/h. Curiosamente a Mini anuncia uma média de consumo combinado de cerca de 6l/100km. O que não deixa de ser um bom número tendo em conta o motor turbo a gasolina e a tara de 1265kg.

Motor

Interior

Sem muita surpresa, a zona central do tablier é composta pelo tão famoso circulo, que desta vez, traz o novo módulo infotainment. Assim, o velocímetro digital deslocou-se para a zona do volante em pele Walknappa, que na verdade, é onde sempre deveria ter estado.

Interior

Dito tudo isto, o espaço para o condutor e para o pendura é excelente, o que aliado aos bancos desportivos JCW permite uma posição de condução muito agradável, capaz de oferecer um nível de conforto acima da média. E que raramente se encontra em automóveis desta gama de preços. Ademais, os acabamentos interiores são de alta qualidade, sem ruídos parasitas e com um design a imitar carbono que dá um toque bastante premium, e claro, desportivo.

Interior – Cabrio

Temos de salientar… Quando cai a noite, o interior do Mini ganha uma nova vida! Temos um vasto conjunto de iluminações LED configuráveis em cor e intensidade. Permitindo assim que cada utilizador tenho o carro a seu gosto.

Interior à Noite

Infelizmente, onde o Mini Cabrio começa a desiludir é na parte dos bancos traseiros. Ora o espaço é quase nulo, cabendo apenas 2 crianças e nada mais. Outra coisa que a Mini poderia ter incluído era um botão na parte de trás para abertura dos vidros traseiros.

Interior – Traseira

Da mesma maneira, a mala do Mini Cabrio também tem uma capacidade muito reduzida, bem como uma porta pequena. Assim, torna complicado transportar malas de viagem e objetos de maior volume. No entanto, podemos ganhar espaço rebatendo os bancos traseiros. Mas para ser sincero, e como provavelmente já estava à espera, não é um carro prático neste aspeto.

Mala

Condução

De fato, o ponto mais forte deste Mini é mesmo a sua condução. Afinal de contas, não é por acaso que a Mini tem o lema de “Go-Kart Feeling”. Portanto, depois de conduzirmos este Mini em modo Sport, não queremos outra coisa. É ágil, é competente, é responsivo e curiosamente, económico qb.

Nesse sentido, temos 3 modos de condução distintos, Green, Normal e Sport. Pelo que, a meu ver o modo normal não faz sentido existir ou então está um pouco mal distribuído. Já que em relação ao modo Sport não temos uma poupança de combustível significativa comparativamente à performance e diversão do carro.

Surpreendentemente, o modo Green revelou-se muito bom e de grande utilidade. Afinal, em cidade ou nos nossos passeios domingueiros não necessitamos mais do que o modo Green. A performance é bastante reduzida? Sim. Mas os consumos são muitos bons, permitindo-nos poupar na carteira. Curiosamente este modo permite ao utilizador saber quantos km de combustível poupou dentro do ‘modo’. O que é excelente.

Painel Instrumentos

Tecnologia

No que toca à tecnologia, este novo Mini está cheio dela!

Começando pelo novo infotainment com ecrã de 8.8 polegadas de alta resolução. Este infotainment é altamente personalizável e permite que o utilizador o coloque à sua imagem. Portanto, temos opções onde podemos conjugar o sistema de navegação de última geração com rádio. Entretanto e como não podia faltar, temos câmera de marcha atrás com a tecnologia de parking line assist. E isto tudo no mesmo ecrã.

Conectividade

No que toca à conectividade, temos o tradicional mãos livres bluetooth. Que nos permite também ler as mensagens dos nossos smartphones e transmitir o som para os altifalantes do carro. Ademais temos uma ligação USB para partilha de multimédia e uma ligação de fast charge USB type C.

Infotainment
Infotainment – GPS – Rádio

Curiosamente, o utilizador pode personalizar até 3 perfis de utilização diferentes.

Infotainment – GPS – Viagem – Mini Connected

Ademais, este infotainment recorre a uma ligação à internet proprietária, onde recolhe dados em tempo real para informações de trânsito e meteorologia, por exemplo.

Infotainment – Informações Trânsito

Por último, temos o normal AC automático de duas zonas, o sistema start and stop, controlo de estabilidade e o seletor de modos de condução. Tudo com aspeto muito ‘mini’, ou seja, desportivo, mas ao mesmo tempo minimalista.

Controlos

Cabrio

Finalmente chagamos à característica de destaque deste Mini, o Cabrio. Portanto, além de todas as specs faladas até aqui, este Mini tem a capacidade de se tornar no parceiro ideal dos nossos passeios de verão e até mesmo das nossas viagem de férias a dois…

Curiosamente, temos duas opções distintas no que toca à capota de lona. Assim, é possível usar apenas como um simples teto de abrir numa primeira fase. E se pretendermos, abrir o resto da capota, ficando com um puro descapotável.

Mini Cabrio

Dito isto, temos apenas que ter em atenção que para abrir e fechar completamente a capota temos que estar a circular abaixo dos 30km/h. Assim, o Mini previne o risco de algo de errado acontecer com a capota por causa da deslocação do ar a velocidades maiores.

Mini Teto Abrir

Por fim, o controlo da capota fica localizado no plafonier superior. Junto aos controlos das luzes de leitura e do controlo da cor das luzes de presença interiores.

Controlos Superiores

Conclusão

Em suma, este novo Mini Cabrio JCW 2021 foi uma agradável surpresa por parte da marca britânica sob a alçada da BMW. Assim, embora tenhamos pouco espaço nos lugares traseiros e na mala, este automóvel revela-se um excelente automóvel para o dia-a-dia na cidade. Pois, é fácil de estacionar devido às suas dimensões e é muito ágil e divertido para a cidade. Ademais é económico com o modo Green e muito competente no modo Sport.

Portanto, este novo Mini é uma boa escolha para quem não necessita de muito espaço e habitualmente não transporta mais do que um passageiro. Contudo, na minha opinião, existem diversas escolhas superiores a esta no mercado, que claro está, oferecem mais por menos neste segmento.

Nota: Viatura cedida por BMcar.

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João Fidalgo
João Fidalgo
Desde sempre que me fascino por gadgets eletrónicos, no entanto os smartphones são a minha perdição. Estou sempre atento ao próximo grito no mundo mobile...

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