(Ensaio) Hyundai i20 N: O carro certo para se divertir ao volante!

O que não falta no mercado automóvel são carros mais indicados para cidade, para autoestrada, para circuitos mais curtos, mais confortáveis, mais poupados, etc… Mas aqui fica uma questão… Então, e se quiser um carro para se divertir? Quais são as alternativas?

Bem, meus amigos, a Hyundai tem todo o prazer em responder a esta tão importante questão, com o seu pequeno, mas bastante introvertido, i20 N! Um carro, de pequenas dimensões, que tem tudo para lhe roubar um sorriso, enquanto ajuda (e bem), os cofres do estado, a meter gasolina da boa.

Estamos assim a falar de um “pocket rocket“, de 30 mil euros, que por sua vez, é capaz de nos transformar, e quase nos atirar para um Fast and Furious ou Need For Speed desta vida.

Em suma, é um carro, pequeno, maroto, criado para ser divertido, e que inegavelmente também vai ser capaz de testar o seu ‘kit de unhas’, sem nunca o meter em perigo de vida. Uma autêntica maravilha de engenharia, pelas mãos da Hyundai.

Mas vamos por partes.

(Ensaio) Hyundai i20 N: O carro certo para se divertir ao volante

Portanto, antes de mais nada, é preciso perceber o que mudou no i20 N, relativamente aos modelos ditos ‘normal, de forma a ter noção do que é realmente ‘especial’.

Pois bem, normalmente, o i20 tem como base um motor a gasolina 1.0 ou 1.2, existindo também uma versão a gasóleo com um motor de 1.5L. Motorizações que não oferecem mais que 118cv, e verdade seja dita, apesar de até oferecerem alguma potência para o dia-a-dia, ao pé do i20 N, são autênticos meninos.

Ao fim ao cabo, este pequeno ‘rocket’ conta com um motor a gasolina 1.6, de 4 cilindros, capaz de oferecer 204 cavalos! Isto, ao mesmo tempo que também oferece uns incríveis 275nm.

Curiosamente, ao contrário do i30 N, este irmão mais novo, mais pequeno, e mais leve, chega ao mercado com uma caixa manual, em vez das cada vez mais normais caixas automáticas. Obviamente que isto significa que o carro não vai ser tão eficiente, ou tão rápido, como o i30. Contudo, também significa que vai sentir-se um autêntico Vin Diesel, a esticar as mudanças ao máximo. Eu já não estava habituado, mas em cada mudança que aqui meti, apenas senti o sorriso na minha cara a ficar maior.

No entanto, como nem tudo pode ser bom, em termos de suspensão, e consequentemente, conforto. Pode esquecer o i20 N para o dia-a-dia.

Ao fim ao cabo, vai sentir completamente o asfalto, e por isso mesmo, para viagens mais pacatas, andar nas estradas Portuguesas pode ser um grande não para as suas costas. É um carro mais focado na corrida, no desempenho, na alta velocidade, em se agarrar à estrada, e não num carrito para ir para o trabalho, ou para a faculdade.

É um brinquedo! E na minha opinião, isso não tem mesmo nada de mal. Se o Pai Natal me quiser deixar este ‘brinquedo’ debaixo da árvore, serei o miúdo mais satisfeito da minha rua.

Entretanto, em termos de modos de condução, temos também os tradicionais Eco, Normal, Sport, e claro, o N que se divide em dois modos personalizáveis, que permitem ao condutor criar o seu próprio modo ‘racer’.

Além disto, temos Launch Control, Controlo de Estabilidade, e como deve imaginar, os sempre desejados ‘pops and bangs’.

Dito tudo isto, a diversão começa quando carrega no botão N!

O pequeno motor de 1.6L transforma-se, e se conseguir manter as rotações entre as 3000 e 5500, vai sentir tudo aquilo que a equipa de engenharia da Hyundai quis oferecer com este modelo. Ou seja, velocidade, arranque, e acima de tudo, som. Estamos a falar de um carro capaz de fazer 6.1s dos 0~100 Km/h, segundo a marca, mas que nas minhas mãos, baixou para 5.9s. Tudo isto, com uma velocidade máxima de 236 Km/h.

Conclusão

Em suma, o i20 N é um carro muito interessante, a começar nos 29,990€, capaz de oferecer um pouco de tudo. Praticabilidade, por ser pequeno, e assim caber em todo o lado, mas mais importante que tudo isto, um excelente feeling de condução! Com um motor pequeno, mas capaz de rugir quando mais interessa.

É que apesar de pequeno, o i20 N nunca se sentiu perigoso, ou sequer instável, com toda a sua potência escondida. Sempre se portou muito bem, e obedeceu a todos os inputs do condutor.

Em suma, na minha opinião, é um carro que complementa muito bem a atual gama automóvel da Hyundai. E que muito sinceramente, mostra o crescimento da marca em solo Europeu. A Hyundai está a lançar carros brutais, para todas as carteiras, e todos os gostos. O i30 N e agora o i20 N, apenas demonstram o potencial máximo da fabricante.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.