(Ensaio) Honda e Advance: Um 100% elétrico realmente divertido!

A Honda é uma fabricante automóvel quase sempre adorada pelos entusiastas deste mercado, tudo graças ao facto de ter conseguido manter ao longo de muitos anos um caracter único em muitos dos seus veículos. Afinal de contas, ainda hoje em dia produz um dos mais agressivos Hatchback do momento de tração frontal, o Civic Type R.

No entanto, como deve saber, o mercado automóvel está em constante evolução. Mas nem aqui a Honda fica a dormir. É que num momento muito curioso do mundo elétrico, a Honda não ficou de braços cruzados.

Dito tudo isto, apresento-lhe o novo Honda e Advance, o primeiro modelo 100% elétrico da fabricante que aposta num segmento de mercado muito (mas mesmo muito) interessante. Estamos aqui a falar de um pequeno utilitário que tem o foco urbano das grandes cidades. Pequeno, utilitário, mas capaz de trazer baldes cheios de diversão para a vida do condutor.

Vamos por partes!

(Ensaio) Honda e Advance – Um dos 100% elétricos mais divertido do momento!

Portanto, a verdade é que já existem muitas marcas rivais que apostaram num pequeno modelo urbano. O que nos faz questionar… O que temos aqui de diferente? Ora bem, este modelo traz imensas surpresas que começam deste o seu exterior muito diferente do normal, até ao seu interior, que contra as expetativas, deixou muito boa gente de queixo caído no chão.

Afinal de contas, temos umas linhas de design simples, mas ao mesmo tempo muito apelativas, um interior totalmente ocupado por ecrãs, onde até os retrovisores são apenas pequenas câmeras. (Como pode ver em uma das fotos em baixo.)

Honda E advance

Design

Antes de mais nada, gostos não se discutem e vai haver sempre quem goste ou não do primeiro 100% elétrico da Honda. Aliás, tenho de dizer que antes de o ver ao vivo, o Honda e, não conseguiu conquistar o meu apreço. Afinal, temos aqui um carro diferente, sem os espelhos tradicionais, e um design que no seu geral difere muito do comum carro de estrada.

No entanto, é ao vivo que a magia acontece! E não falo sozinho, a grande maioria das pessoas que viu o carro, ou andou nele, acabou por partilhar desta opinião.

Em suma, temos aqui um modelo com umas dimensões pequenas e um design que traz um toque oriental para o mercado Europeu!

Honda E advance

Quanto ao interior

Posso dizer que o carro é simplesmente incrível, imensamente tecnológico e muito acolhedor. O nível de imersão é simplesmente brutal. Além de que, apesar do tamanho real do carro, temos muito espaço para quem vai à frente e até um espaço razoável para quem vai nos bancos de trás.

Ainda no interior, não há como fugir deste tablier completamente ocupado por cinco ecrãs. Dois que servem como “espelhos” retrovisores, um para os mostradores e dois para o sistema de entretenimento. Curiosamente, até o retrovisor central é um ecrã, mas pode ser facilmente desligado.

Entretanto, como nem tudo pode ser bom, os “espelhos” retrovisores necessitam de uma pequena adaptação ocular, e ‘pescoçal’, porque o movimento é tudo menos natural. Mas com habituação vai lá. Afinal, a tendência é sempre olhar para os espelhos de fora que aqui simplesmente não existem. No entanto, estas câmeras e ecrãs garantem muita qualidade de dia, mesmo quando têm de enfrentar os raios intensos da luz solar. De noite, parece que estamos numa nave espacial.

Em poucas palavras, este tipo de retrovisores fazem o mesmo ou até melhor trabalho que os retrovisores “tradicionais”. Afinal, no regresso ao meu veículo ‘tradicional’ foi algo que senti imediatamente falta.

À parte disto, temos o pormenor sempre importante de todo o controlo do aquecimento de bancos, volante e até controlo do ar condicionado, tudo feito de forma tradicional, ou seja, botões e manípulos físicos. Algo que muitas empresas tem vindo a mudar, mas para mim dão a sensação que estão a mudar algo que não deve ser mexido. Temos o exemplo do Golf VII, que apesar de ser um veículo excelente, tem controlos touch em todo o lado, o que pode acabar por ser perigoso para o condutor mais desajeitado ou desatento.

Posto isto, temos alguns pormenores que podem afastar quem necessita de um modelo mais utilitário. Como a capacidade para apenas 4 pessoas e uma bagageira pequena de 171 litros, devido às baterias e motor no eixo traseiro.

Honda E advance

Performance e Tecnologia

Tendo em conta que estamos a falar de um novo modelo criado de raiz. O Honda e Advance conta com um enorme leque de funcionalidade e apoios tecnológicos que ajudam imenso no exercício da condução diária.

Quanto aos números, temos aqui o modelo mais potente, com 154 cavalos de potência e 315 nm de torque. No entanto, não se deixe enganar pelos números, este modelo é facilmente o elétrico mais divertido que alguma vez conduzi. A sua distância entre eixos, o torque instantâneo do motor elétrico no eixo traseiro, o equilíbrio 50/50 e o seu peso “leve” garantem umas prestações acima do esperado.

Assim no papel, estamos a falar de acelerações dos 0-100 km/h em cerca de 8 segundos. Com uma aceleração vigorosa até à velocidade máxima limitada de 145km/h.

Honda E advance

Dito tudo isto, tendo em conta o seu tamanho e distância entre eixos, temos aqui um modelo muito dinâmico.

Curiosamente, apesar de adorar o som de um motor a combustão, o Honda e foi um prazer de conduzir. Tudo porque não existem aqui barulhos parasitas incómodos, provenientes de plásticos, isto aliado ao facto de toda a cabine ter uma boa insonorização.

Posto isto, voltamos à condução dinâmica e à possibilidade de desligar o controlo de tração. Que em poucas palavras, torna o carro mais vivo e até solta parcialmente a traseira do carro sempre com grande estabilidade. No entanto, tenha em conta que estamos aqui a falar de um carro, que mesmo pequeno, pesa cerca de 1.520 kg.

Assim, tenha em atenção, não é recomendado desligar o controlo de tração do modelo, pode comprometer a segurança se não souber o que está a fazer.

Tecnologia

A nível de tecnologias este Honda e Advance está literalmente cheio de surpresas para oferecer. Isto porque apesar de ser 100% elétrico, a experiência de condução vai muito além disso.

No trânsito é possível efetuar o pára-arranca sem qualquer stress e até de forma autónoma neste carro. Além disso, neste ‘menino’ temos também o estacionamento automático muito fiável e que garante um estacionamento centrado.

Em suma, tal como em outros modelos recentes, o Honda E tem tecnologia para dar e vender. Um ponto positivo é que as ajudas para manter-se na faixa de rodagem são feitas da forma correta e o carro mantem-se centrado na faixa, em vez de reagir de forma demasiado forte, como tem sido hábito em algumas marcas.

Intervenções automáticas pouco intrusivas

Quanto à experiência de condução com as tecnologias ativadas em geral, achei menos intrusiva que noutros carros testados. Não sinto o carro “tão assustado”. No entanto, quando foi necessário, o mesmo acionou os mecanismos necessários para garantir a segurança.

Desde pequenos sons para alertar de algo importante, até mesmo à travagem automática de emergência, mesmo em velocidades baixas. Claro que tudo isto é facilmente desativado se assim o pretender.

Honda E advance

Quanto aos detalhes que achei importantes de mencionar, temos os retrovisores dentro do carro, mencionados acima, uma ficha AC 230V, que foi muito bem utilizada por este editor enquanto esperava pelo carregamento das baterias.

Contudo, nem tudo é um mar de rosas, e claro está, a autonomia de 210km é uma delas. Segundo a minha experiência, de muitas horas ao volante, consegui rondar uma média de 180km por carregamento. Algo que é o suficiente para a cidade, mas que pode tornar uma viagem maior numa pequena (ou grande) dor de cabeça.

Um ponto positivo é que num carregador “ultra rápido”, o carregamento de 0-80% é feito em cerca de 30 minutos, com os 100% a necessitarem de 60 minutos.

Honda E advance

Ensaio Honda E Advance – Conclusão

Para terminar, posso facilmente afirmar que este Honda e Advance é uma autêntica caixinha de surpresas! Ao mesmo tempo que também consegue ser um dos carros mais intuitivos e divertidos que tive o prazer de conduzir até aqui.

Este pequeno modelo citadino consegue rodar muitas cabeças na sua passagem, e com tanta tecnologia, e claro, uma boa condução, pode mesmo ser o que pretende. Contudo, a diversão é de pouca dura quando começa a sentir a autonomia baixar rapidamente.

Em suma, o Honda e Advance conseguiu sempre garantir um sorriso no rosto até à hora da entrega das chaves. Por falar em entrega de chaves, toda a tecnologia envolvida neste pequeno carro tem um preço que ronda os 37.000€. Algo, que o coloca lado a lado com rivais de peso, que podem não ser tão “fofinhos” ou dinâmicos, mas garantem mais utilidade e autonomia. Para mais pormenores acerca do Honda e, clique aqui.

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Silvio José
Silvio José
Sempre gostei de tecnologia, e em tenra idade já sonhava em construir a minha Dream Machine. Alcançado esse sonho agora o objetivo é aprender mais e mais. A minha paixão em todo o tipo de tecnologia faz-me estar sempre alerta a todas as novidades.

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