(Ensaio) Honda CR-V: Um SUV banal? Mas impressiona!

(Ensaio) Honda CR-V: Hoje em dia, qualquer fabricante tem de ter modelos SUV no seu catĂ¡logo, para ter um qualquer tipo de esperança no mercado automĂ³vel. Infelizmente, isto tambĂ©m faz com que muitos destes modelos acabem por ser visualmente aborrecidos, tendo sido criados pura e simplesmente para ir de encontro aquilo que o consumidor quer.

Esta foi a minha primeira impressĂ£o do CR-V, um automĂ³vel que nĂ£o Ă© feio, mas tambĂ©m nĂ£o Ă© nada fora do normal, com um interior bem construĂ­do, mas estranho em alguns pontos.

Sabe onde Ă© que fui conquistado? Na experiĂªncia de conduĂ§Ă£o!

NĂ£o fui conquistado pelo seu dinamismo, porque o CR-V HĂ­brido que conduzi Ă© tudo menos veloz, ou focado no desportivismo.

PorĂ©m, graças Ă  facilidade na prĂ¡tica da conduĂ§Ă£o, e claro, por toda a tecnologia focada na segurança que estĂ¡ implementada, mas nĂ£o Ă© visualmente aparente estar lĂ¡, Ă© fĂ¡cil ficar feliz com o veĂ­culo que temos em mĂ£os.

(Ensaio) Honda CR-V: Um SUV que parece banal, mas impressiona!

Modelo em teste (EspecificaĂ§Ă£o TĂ©cnicas) – Honda CR-V (2.0 HEV 2WD Lifestyle 22YM Black Edition)
  • Motor: 2.0 Gasolina/HĂ­brido (Full HĂ­brido)
  • Consumo combinado: 6.7 (l/100km)
  • EmissĂ£o de CO2: 151 (g/km)
  • Cilindrada: 1993 (cc)
  • BinĂ¡rio mĂ¡ximo: 175 (Nm/rpm)
  • NĂ­vel Sonoro Imobilizado: 55.6 (dB)
  • NĂ­vel Sonoro Movimento: 69 (dB)

Pois bem, o Honda CR-V chega ao mercado com um look renovado, tanto do lado de fora, como tambĂ©m no interior, e na verdade, apesar de nĂ£o ser extremamente diferente de todos os outros SUV nas estradas, Ă© um carro que parece robusto, e bem construĂ­do. O que vale? Vamos por partes!

Design, Interiores, Tecnologia e Segurança!

Por defeito, qualquer CR-V chega imediatamente ao mercado com vĂ¡rias ajudas Ă  conduĂ§Ă£o, como cruise control adaptativo que atĂ© Ă© capaz de acionar a travagem por regeneraĂ§Ă£o, monitorizaĂ§Ă£o de pontos mortos nos espelhos, lane assist, aviso de travagem repentina, etc…

AlĂ©m de tudo isto, temos ainda um ecrĂ£ touch de 7 polegadas, com suporte a Android Auto e Apple CarPlay. Temos tambĂ©m carregamento sem fios para o smartphone, bem como duas portas USB Ă  frente, e outras duas portas USB atrĂ¡s.

Entretanto, alĂ©m de tudo isto, como Ă© Ă³bvio, o carro Ă© grande por fora, e como Ă© ainda mais Ă³bvio, Ă© bastante espaçoso no interior, isto dito por um “tipo” com 1m90 e 95kg de peso. Isto, especialmente nesta versĂ£o com estofos brancos, temos acabamentos bonitos e de qualidade, e mais uma vez, temos muito espaço, tanto Ă  frente, como atrĂ¡s.

PorĂ©m, na minha opiniĂ£o, o design de tudo aquilo que estĂ¡ Ă  frente do condutor Ă© demasiado… Estranho!

A começar no volante, que podia ser mais minimalista, e claro a passar pelo painel central onde encontramos os controlos da caixa automĂ¡tica, fica sempre o sentimento que estamos a bordo de uma nave espacial. Afinal, em vez de um manĂ­pulo (fosse ele tradicional, ou mais moderno), temos uns estranhos botões que ocupam grande parte do espaço.

Obviamente que este tipo de implementaĂ§Ă£o dependerĂ¡ sempre do gosto de cada um, e por isso mesmo, Ă© um ponto altamente discutĂ­vel. Mas, na minha opiniĂ£o, a Honda sabe fazer muito melhor que isto, como atĂ© tivemos a possibilidade de ver com o compacto Jazz. (AnĂ¡lise a caminho!)

Esquecendo as escolhas de design da equipa, o CR-V Ă© um SUV muito interessante no seu interior. Especialmente se precisar de espaço de arrumaĂ§Ă£o.

MotorizaĂ§Ă£o e ConduĂ§Ă£o no dia-a-dia

Em Portugal, a base do CR-V Ă© uma motorizaĂ§Ă£o hĂ­brida com 204 cavalos, onde temos sempre uma coisa muito importante presente… Uma conduĂ§Ă£o confortĂ¡vel, Ă¡gil, e muitas vezes atĂ© divertida, apesar do tamanho e peso do automĂ³vel.

Pois bem, temos em mĂ£os um modelo full hĂ­brido! Como funciona? É muito simples! O CR-V tem uma bateria capaz de se carregar de forma autĂ³noma, tanto atravĂ©s do motor a combustĂ£o, como tambĂ©m das travagens que vai fazendo durante o exercĂ­cio da conduĂ§Ă£o. Quando Ă© que a componente elĂ©trica faz das suas? Na sua grande maioria, no arranque, ao acelerar, e em baixa velocidade. É uma forma de ir aos espaços em que o motor a gasolina mais gasta, para o tornar num pacote mais eficiente. É tambĂ©m uma boa forma de capturar energia que de outra forma seria perida.

PorĂ©m, nĂ£o esteja Ă  espera de consumos de 4 ou 5L aos 100 quilĂ³metros percorridos.

A Honda menciona 6.7L, e nĂ³s, no nosso teste, andĂ¡mos ali nos 7~7.5L, mas tambĂ©m sou honesto, fiz uma conduĂ§Ă£o mais dinĂ¢mica, com um pĂ© mais pesado, e com muita autoestrada.

É perfeitamente possĂ­vel chegar aos nĂºmeros da Honda, desde que conduza de forma normal, em espaços mais citadinos. (Onde pode tirar mais partido da componente elĂ©trica!)

ConclusĂ£o

É como disse no inĂ­cio deste artigo! O Honda CR-V nĂ£o me impressionou numa primeira fase, mas demonstrou tanta segurança, e tanto Ă  vontade no uso do dia-a-dia, que mesmo apesar de achar o design ‘mais do mesmo’, me sinto conquistado por esta oferta da gigante automĂ³vel NipĂ³nica.

O Honda CR-V estĂ¡ disponĂ­vel em Portugal a partir dos 45 mil euros. (Link)

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Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!
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(Ensaio) Honda CR-V: Hoje em dia, qualquer fabricante tem de ter modelos SUV no seu catĂ¡logo, para ter um qualquer tipo de esperança no mercado automĂ³vel. Infelizmente, isto tambĂ©m faz com que muitos destes modelos acabem por ser visualmente aborrecidos, tendo sido criados pura...(Ensaio) Honda CR-V: Um SUV banal? Mas impressiona!
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