(Ensaio) Honda CR-V: Hoje em dia, qualquer fabricante tem de ter modelos SUV no seu catĂ¡logo, para ter um qualquer tipo de esperança no mercado automĂ³vel. Infelizmente, isto tambĂ©m faz com que muitos destes modelos acabem por ser visualmente aborrecidos, tendo sido criados pura e simplesmente para ir de encontro aquilo que o consumidor quer.
Esta foi a minha primeira impressĂ£o do CR-V, um automĂ³vel que nĂ£o Ă© feio, mas tambĂ©m nĂ£o Ă© nada fora do normal, com um interior bem construĂdo, mas estranho em alguns pontos.
Sabe onde Ă© que fui conquistado? Na experiĂªncia de conduĂ§Ă£o!
NĂ£o fui conquistado pelo seu dinamismo, porque o CR-V HĂbrido que conduzi Ă© tudo menos veloz, ou focado no desportivismo.
PorĂ©m, graças Ă facilidade na prĂ¡tica da conduĂ§Ă£o, e claro, por toda a tecnologia focada na segurança que estĂ¡ implementada, mas nĂ£o Ă© visualmente aparente estar lĂ¡, Ă© fĂ¡cil ficar feliz com o veĂculo que temos em mĂ£os.
(Ensaio) Honda CR-V: Um SUV que parece banal, mas impressiona!
Modelo em teste (EspecificaĂ§Ă£o TĂ©cnicas) – Honda CR-V (2.0 HEV 2WD Lifestyle 22YM Black Edition)
- Motor: 2.0 Gasolina/HĂbrido (Full HĂbrido)
- Consumo combinado: 6.7 (l/100km)
- EmissĂ£o de CO2: 151 (g/km)
- Cilindrada: 1993 (cc)
- BinĂ¡rio mĂ¡ximo: 175 (Nm/rpm)
- NĂvel Sonoro Imobilizado: 55.6 (dB)
- NĂvel Sonoro Movimento: 69 (dB)
Pois bem, o Honda CR-V chega ao mercado com um look renovado, tanto do lado de fora, como tambĂ©m no interior, e na verdade, apesar de nĂ£o ser extremamente diferente de todos os outros SUV nas estradas, Ă© um carro que parece robusto, e bem construĂdo. O que vale? Vamos por partes!
Design, Interiores, Tecnologia e Segurança!
Por defeito, qualquer CR-V chega imediatamente ao mercado com vĂ¡rias ajudas Ă conduĂ§Ă£o, como cruise control adaptativo que atĂ© Ă© capaz de acionar a travagem por regeneraĂ§Ă£o, monitorizaĂ§Ă£o de pontos mortos nos espelhos, lane assist, aviso de travagem repentina, etc…
AlĂ©m de tudo isto, temos ainda um ecrĂ£ touch de 7 polegadas, com suporte a Android Auto e Apple CarPlay. Temos tambĂ©m carregamento sem fios para o smartphone, bem como duas portas USB Ă frente, e outras duas portas USB atrĂ¡s.
Entretanto, alĂ©m de tudo isto, como Ă© Ă³bvio, o carro Ă© grande por fora, e como Ă© ainda mais Ă³bvio, Ă© bastante espaçoso no interior, isto dito por um “tipo” com 1m90 e 95kg de peso. Isto, especialmente nesta versĂ£o com estofos brancos, temos acabamentos bonitos e de qualidade, e mais uma vez, temos muito espaço, tanto Ă frente, como atrĂ¡s.
PorĂ©m, na minha opiniĂ£o, o design de tudo aquilo que estĂ¡ Ă frente do condutor Ă© demasiado… Estranho!
A começar no volante, que podia ser mais minimalista, e claro a passar pelo painel central onde encontramos os controlos da caixa automĂ¡tica, fica sempre o sentimento que estamos a bordo de uma nave espacial. Afinal, em vez de um manĂpulo (fosse ele tradicional, ou mais moderno), temos uns estranhos botões que ocupam grande parte do espaço.
Obviamente que este tipo de implementaĂ§Ă£o dependerĂ¡ sempre do gosto de cada um, e por isso mesmo, Ă© um ponto altamente discutĂvel. Mas, na minha opiniĂ£o, a Honda sabe fazer muito melhor que isto, como atĂ© tivemos a possibilidade de ver com o compacto Jazz. (AnĂ¡lise a caminho!)
Esquecendo as escolhas de design da equipa, o CR-V Ă© um SUV muito interessante no seu interior. Especialmente se precisar de espaço de arrumaĂ§Ă£o.
MotorizaĂ§Ă£o e ConduĂ§Ă£o no dia-a-dia
Em Portugal, a base do CR-V Ă© uma motorizaĂ§Ă£o hĂbrida com 204 cavalos, onde temos sempre uma coisa muito importante presente… Uma conduĂ§Ă£o confortĂ¡vel, Ă¡gil, e muitas vezes atĂ© divertida, apesar do tamanho e peso do automĂ³vel.
Pois bem, temos em mĂ£os um modelo full hĂbrido! Como funciona? É muito simples! O CR-V tem uma bateria capaz de se carregar de forma autĂ³noma, tanto atravĂ©s do motor a combustĂ£o, como tambĂ©m das travagens que vai fazendo durante o exercĂcio da conduĂ§Ă£o. Quando Ă© que a componente elĂ©trica faz das suas? Na sua grande maioria, no arranque, ao acelerar, e em baixa velocidade. É uma forma de ir aos espaços em que o motor a gasolina mais gasta, para o tornar num pacote mais eficiente. É tambĂ©m uma boa forma de capturar energia que de outra forma seria perida.
PorĂ©m, nĂ£o esteja Ă espera de consumos de 4 ou 5L aos 100 quilĂ³metros percorridos.
A Honda menciona 6.7L, e nĂ³s, no nosso teste, andĂ¡mos ali nos 7~7.5L, mas tambĂ©m sou honesto, fiz uma conduĂ§Ă£o mais dinĂ¢mica, com um pĂ© mais pesado, e com muita autoestrada.
É perfeitamente possĂvel chegar aos nĂºmeros da Honda, desde que conduza de forma normal, em espaços mais citadinos. (Onde pode tirar mais partido da componente elĂ©trica!)
ConclusĂ£o
É como disse no inĂcio deste artigo! O Honda CR-V nĂ£o me impressionou numa primeira fase, mas demonstrou tanta segurança, e tanto Ă vontade no uso do dia-a-dia, que mesmo apesar de achar o design ‘mais do mesmo’, me sinto conquistado por esta oferta da gigante automĂ³vel NipĂ³nica.
O Honda CR-V estĂ¡ disponĂvel em Portugal a partir dos 45 mil euros. (Link)